O Marketing conversacional funciona como uma aproximação das demandas do cliente com a marca, trazendo soluções personalizadas e amigáveis para cada necessidade. Alinhado com os chatbots e tecnologias de interação, o seu objetivo principal é solucionar problemas e converter vendas.
A comunicação no ambiente digital é dinâmica e exige uma resposta rápida ao consumidor. Por isso, o marketing conversacional é uma tendência que já se tornou realidade em muitas empresas.
Seja para realizar cotações e adquirir serviços, tirar dúvidas sobre produtos em lojas virtuais, as marcas têm explorado essa forma de se relacionar para engajar sua audiência.
No atendimento nas redes sociais ou sites, o objetivo principal é interagir com o lead ou cliente através de conversas em tempo real para direcioná-los para conversão ou venda.
Assim, diante de uma necessidade ou problema, a estratégia é reduzir o ciclo de venda focando em uma experiência incrível, humanizada e diferenciada.
Quer saber mais sobre o conceito de marketing conversacional? Então, continue a leitura deste post, veja como funciona esse tipo de marketing, quais os benefícios e como aplicar para aumentar as taxas de conversão da sua empresa!
O que é marketing conversacional?
É uma variação do marketing usada de forma estratégica no atendimento online com o intuito de reduzir as etapas de vendas e estimular a decisão de compra. Com o comportamento do consumidor cada vez mais digital é preciso personalizar e humanizar a experiência, proposta essencial do marketing conversacional.
Gigantes do streaming como Netflix e Spotify, lojas de e-commerce como a Shopee e até mesmo o direct do Instagram, são alguns exemplos. No atendimento via chat online ou WhatsApp, o objetivo principal na interação com o lead ou cliente é direcionar a conversa para venda.
Como funciona o marketing conversacional?
O marketing conversacional prioriza diálogos personalizados que sejam capazes de gerar encantamento no cliente, mesmo sabendo que está conversando com uma máquina. Com as aplicações da Inteligência Artificial, cada vez mais a conversa se aproxima da interação humana.
A intenção é que o consumidor tenha uma percepção clara dos esforços da empresa em oferecer humanização e exclusividade no atendimento automatizado. Um tipo de atendimento que surpreende, agrada e provoca sensações positivas em quem está do outro lado.
Uma das características de funcionamento do marketing conversacional é a redução drástica no tempo de espera. Durante o atendimento, as conversas são programadas para uma disponibilização imediata, com isso, o lead ou cliente pode entrar em contato a qualquer hora do dia ou da noite.
Mesmo com autonomia para tomar decisões, ele terá todo o suporte, seja para responder dúvidas ou avançar no funil de vendas. O engajamento é um avanço natural, pois o consumidor obtém exatamente as respostas que precisa, sem rodeios ou interferências.
Para funcionar, as estratégias de marketing conversacional devem andar de mãos dadas com a tecnologia. Seria praticamente impossível promover a mesma interação, sem o uso de ferramentas automatizadas.
Quais os benefícios do marketing conversacional?
A principal ferramenta usada nas estratégias de marketing conversacional é o chatbot, com funcionalidade para site, aplicativo e redes sociais. Considerando a preferência dos consumidores modernos por um canal de atendimento online, os benefícios são amplos!
Personalização do atendimento
Os diálogos personalizados otimizam a experiência do cliente, direcionando a conversa de acordo com o perfil do consumidor. Para alinhar o atendimento e as ofertas, é preciso entender o que a audiência procura em sua intenção de compra.
Ao acompanhar os movimentos desde o primeiro acesso é possível captar informações e fazer uma análise do comportamento. Dessa forma, será mais fácil personalizar a comunicação e oferecer uma experiência incrível em que a empresa consegue surpreender seu público.
Otimização da experiência para o cliente
A personalização aproxima marca e audiência, seja visitantes, leads ou clientes, pois o marketing conversacional estabelece um contato mais afetivo e envolvente. Sem perceber, a audiência será conduzida de modo intuitivo, explorando as possibilidades ofertadas pelo canal para identificar o que é mais favorável em sua busca de compra.
Agilidade no atendimento
Essa talvez seja uma das maiores vantagens do marketing conversacional, já que as pessoas estão aceleradas, com pressa para resolver suas dores e problemas. Ao contrário de um agente humano, o chat consegue manter duas conversas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do atendimento.
O fluxo mais ágil de atendimento deixa os clientes satisfeitos, com uma impressão positiva sobre a marca. A lentidão e falta de respostas objetivas são motivo para abandono e resistência a um novo contato, não importa a qualidade do produto ou serviço.
Diminuição no tempo de espera do consumidor
O atendimento rápido tem por consequência a redução do tempo de espera, um ponto a mais no conceito do cliente. O consumidor da atualidade é apressado, com tempo escasso e, por isso, sem paciência para esperar e quando acontece há um risco real de ele desistir e migrar para outro chat.
Redução do ciclo de vendas
Os diversos contatos antes de fechar uma venda, ficaram no passado de um relacionamento offline. No ambiente virtual, tudo acontece mais rápido, considerando o First Call Resolution, ou seja, resolver o problema do consumidor já no primeiro atendimento.
Nem sempre isso é possível, porém, a autonomia de compra e a interatividade personalizada do chat reduzem o ciclo de vendas. O consumidor que pretende, de fato, realizar uma compra tende a tomar decisões mais rápidas quando apresentado a alternativas e possibilidades ao longo da jornada.
Aumento do engajamento de marca
A promoção e o engajamento da marca são benefícios que uma estratégia de marketing conversacional traz para um negócio. Com as ações personalizadas que colocam leads e clientes no centro do negócio, certamente, a audiência não só manterá na memória, como promoverá a marca instintivamente.
Ele sabe que sempre que precisar, terá um canal de atendimento disponível a qualquer hora do dia ou da noite. A boa experiência e resultados de compra são motivos para que ele queira sempre interagir com a marca.
Fidelização dos clientes
Um cliente fiel é aquele que percebe o quanto uma marca se esforça para resolver seus problemas e se preocupa em diferenciar a experiência. Mais do que de produtos ou serviços de qualidade, a fidelização nasce do encantamento.
Em tempos de grande competitividade e similaridade de negócios, vencerá quem souber explorar os canais online e proporcionar um atendimento humanizado. Os clientes modernos identificam como proposta de valor uma entrega de qualidade e um atendimento acima da média.
Como fazer marketing conversacional?
Para investir nesse tipo de marketing o primeiro passo é pensar nas ferramentas ideais e que garantem uma boa experiência de uso. Como ele é mais voltado e eficaz para conversas via chat, pode ser implementado no site, nas redes sociais ou no WhatsApp.
A ampliação do uso do WhatsApp pelas empresas, inclusive, modificou o comportamento do consumidor. Já faz um tempo que o público tem optado pelo contato por chat para conversar com as marcas e essa é uma alternativa barata e eficiente.
O segundo passo é planejar as estratégias de marketing conversacional focando na humanização dos processos vinculados ao atendimento. O serviço de chatbot por si só pode não ser bem-sucedido se o tom de voz, a linguagem e tipo de abordagem não estiverem adequados ao público-alvo.
O terceiro passo para que toda a estratégia dê certo é conhecer profundamente o perfil do consumidor da marca. É essencial fazer uma análise para identificar preferências, desejos, necessidades, dúvidas, dores e anseios.
Com essas informações, o atendimento via chat será mais completo e personalizado, com respostas e soluções úteis para a audiência. O marketing conversacional é, portanto, um caminho que se abre para que o consumidor tenha uma jornada incrível de compra e passe a querer se relacionar continuamente com uma marca.
Gostou do post? Para antecipar suas estratégias na disputa por um lugar de destaque no mercado, aproveite para saber quais são as principais tendências de marketing em 2023!