Quando o assunto em questão são redes sociais, as principais tendências para o ano que se inicia são a peça-chave para um bom planejamento estratégico e maior engajamento entre os usuários. Conheça 4 tendências de redes sociais para 2023 e prepare-se para aumentar suas conversões.
O fim do ano é sempre uma oportunidade de fazer um balanço dos resultados e se preparar para os próximos desafios. No marketing digital para se antecipar e criar um bom planejamento de estratégias e investimentos é fundamental observar as tendências de redes sociais para 2023.
Com o mundo passando por transformações em todos os âmbitos, essas mudanças se tornam cada vez mais ágeis afetando diretamente o ambiente online. Diariamente surgem novas ideias, tendências e formas de utilizar a internet e suas ferramentas.
Foi pensando nisso que trouxemos neste post um panorama sobre o impacto das redes sociais, suas vantagens e as possibilidades futuras. Continue lendo e confira as 4 principais tendências de redes sociais para 2023!
O impacto das redes sociais nos resultados de um negócio
Dados do relatório Digital 2022 afirmam que no mês de janeiro havia 171,5 milhões de usuários de mídia social no Brasil. Um número que corresponde a 79,9% da população brasileira, o que faz das redes sociais um forte instrumento de conversão.
Isso mostra que os internautas brasileiros estão conectados e atentos às publicações das redes, seja com o objetivo de pesquisa ou de compra. Com um comportamento online cada vez mais acentuado, o consumidor passeia de uma rede à outra em busca das melhores vantagens.
As redes sociais tornaram-se um dos principais meios de disseminação de conteúdo e canais de comunicação. Evoluindo constantemente e cada vez mais rápido, os profissionais que trabalham nas redes sociais precisam acompanhar o ritmo dessas plataformas e estarem atentos às novidades.
Muitas das novas tendências das redes sociais são apostas para começarem a se destacar já nos primeiros meses de 2023. Além de marcar presença nos calendários do marketing digital, é provável que ditarão diversas das ações estratégicas da área.
Outras novidades estão sendo desenvolvidas com o passar do tempo e ganhando força nos planejamentos das campanhas das marcas.
Não há mais dúvidas de que uma empresa que possui o objetivo de crescer e expandir sua marca pelo mundo precisa estar inserida dentro do universo das redes sociais. Já que a grande maioria das pessoas faz uso dessas plataformas no seu cotidiano, é maior a chance de uma marca encontrar e atrair o seu público-alvo.
As vantagens de inserir a marca nas redes sociais
A maioria dos usuários pesquisa em alguma plataforma de rede social informações diversas como recomendações do produto, ofertas e promoções. Muitos seguem o perfil das marcas para acompanhar lançamentos e novidades e serem os primeiros a adquirir um item.
É perceptível a necessidade de uma marca estar inserida dentro desse mundo digital. Assim, uma empresa consegue se destacar de seus concorrentes, conhecer melhor o seu público, agregar inteligência de mercado, prever crises e antecipar soluções para eventuais problemas.
Atrair, envolver e conquistar usuários para que interajam com uma determinada marca é um desafio em tempos de grande competitividade. Porém, ao conseguir isso, uma empresa ganha um leque de possibilidades e engajamento com as pessoas.
Dessa forma, fica mais fácil que os clientes disponibilizem suas informações nos cadastros das redes, fazendo com que as marcas compreendam melhor o seu perfil.
Quando uma marca consegue entender quem é seu público-alvo, suas aspirações e desejos, ela consegue diminuir despesas com marketing. As campanhas passam a ter um direcionamento certo a pessoas com real afinidade com seus negócios, se transformando em investimentos.
O que esperar das redes sociais em 2023?
O ano de 2022 foi de recuperação, pessoal e profissional, após um momento traumático vivenciado com a pandemia. Tanto as pessoas quanto as empresas tiveram que se reinventar e se adequar a mudanças consolidadas no mercado.
A fase de isolamento social não só intensificou o modelo de trabalho remoto, como o comportamento de compras online. As pessoas não precisam mais sair de casa para se manterem informadas, contratar serviços, adquirir ou consumir produtos.
Pensar em redes sociais nas estratégias de marketing digital é abranger todos os possíveis canais de comunicação com os usuários. Do Instagram ao LinkedIn, do Facebook ao Twitter, cada rede permite estabelecer níveis graduais de interação com foco na conversão.
No LinkedIn, que é voltado para o campo profissional, são mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo. É estimado que mais de 100 mil artigos são gerados por semana na plataforma, fazendo com que o número de conteúdo inédito na rede seja muito alto.
Espera-se que o LinkedIn cresça muito mais em 2023 e seja uma fonte ainda mais potente de engajamento na web e networking. Dessa forma, os profissionais e gestores das redes sociais de uma empresa ou marca precisam estar atentos e aproveitar as oportunidades oferecidas pela plataforma.
Já a mudança de propriedade do Twitter pode afetar as marcas e os usuários no modo como se relacionam com a rede. As decisões do novo proprietário podem gerar instabilidade e impactar na escolha das marcas em se fazer presentes com seus perfis ou investimento em mídia no canal.
Com isso, a atenção dos usuários pode diminuir ou migrar para outros canais com um nível maior de atratividade. É preciso ficar de olho nos próximos passos do bilionário Elon Musk para pensar bem nas estratégias que envolvem o Twitter no planejamento de 2023.
Da mesma forma, as mudanças de algoritmo ou inserção de stories no Instagram, que fizeram as pessoas usarem a rede de forma diferente. As marcas precisaram se adaptar a essas mudanças e terão desafios ainda maiores no próximo ano.
Esse cenário mostra que 2023 nem começou e já promete causar burburinho no mundo digital e a visibilidade de muitas redes emergentes. Enquanto o Twitter segue perdendo usuários, o Koo, seu concorrente direto, ganhou milhares de seguidores.
A plataforma indiana permite que os usuários publiquem textos de até 500 caracteres, fotos, vídeos e enquetes. Similar ao Twitter, fornece uma aba de Trending Topics com as hashtags mais engajadas e os assuntos mais relevantes do período.
Outras redes sociais estão nessa curva de crescimento e podem surpreender em 2023, abrindo oportunidade para as marcas atuarem com foco no engajamento de usuários, prospectando a conexão com seus perfis nas redes de conversão.
Entre elas, podemos destacar algumas que estão fazendo sucesso e ganhando a atenção do público brasileiro. Confira!
BeReal
Similar ao Instagram, a rede social de fotos instantâneas, permite que os usuários registrem diversos momentos da rotina e compartilhem com amigos e outras pessoas. As postagens podem subir com ou sem edição e filtros.
Lançada em 2020, sua popularidade aumentou expressivamente em 2022 e pode ser uma alternativa interessante no próximo ano, para marcas e usuários, portanto, vale ficar atento.
Mastodon
Parecida com o Twitter, o diferencial dessa rede é o fato de ser descentralizada sem algoritmos ou anúncios, que apresenta as postagens em ordem cronológica, por meio de imagens, vídeos, áudios e GIFs.
Kwai
Nascida na China, a rede social onde é possível criar e compartilhar vídeos curtos com amigos e seguidores de todas as partes do Brasil. É bem parecido com o Snapchat e o TikTok.
Co-Star
Uma rede que conecta os usuários a uma experiência astrológica social, alimentada por Inteligência Artificial (IA) mesclando dados da NASA com as percepções de astrólogos humanos.
Por ora não é possível determinar a consolidação dessas redes, mas é fato que estão buscando espaço em um ambiente volátil. Muito vai depender do mercado, do comportamento dos usuários, bem como das movimentações estratégicas próprias e da concorrência.
Quais são as 4 principais tendências de redes sociais para 2023?
O processo de conhecer o perfil do público nas redes sociais e planejar estratégias mais personalizadas está vinculado ao conhecimento de cada rede. É primordial entender o funcionamento e conhecer as ferramentas para explorar ao máximo seu potencial de conversão e venda.
Para cada rede será necessário pensar em ações que conectem a marca e os usuários, ou seja, identificar o que faz mais sentido dentro dessa relação. Em cada rede, o conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades, anseios, dores e expectativas dos consumidores.
Reunimos algumas das principais tendências que movimentarão as redes sociais em 2023 confira:
1. Vídeos curtos
Os vídeos sempre foram bem -vindos no ambiente online é prova disso é que o YouTube está desde 2005 firme e forte. Redes como Instagram e TikTok também se valem dessa estratégia para conquistar o público e engajar os seguidores.
A novidade e tendência para 2023 é o encurtamento dos vídeos, em um formato mais dinâmico e rápido que visa atender a públicos específicos. Neles, os roteiros elaborados são mais objetivos e vão direto ao ponto, o que agrada muitos perfis de usuários.
Com uma ascensão meteórica e inovadora, os vídeos curtos atendem, sobretudo, aos anseios dos usuários da geração Z. Como é formada por usuários completamente digitais e imediatistas, as interações nas redes precisam acompanhar a velocidade de raciocínio.
É uma das tendências para observar e analisar se faz sentido para o seu negócio, lembrando a importância de um bom conteúdo. Por ser curto, é um tipo de publicação que exige planejamento e engloba aspectos como qualidade de imagem, narrativa e uso adequado do tempo.
2. Social Media Shopping
O futuro do e-commerce está intimamente ligado às tendências de redes sociais em 2023, já que o comércio mediado por esses canais cresce vertiginosamente. Redes como Facebook e Instagram foram otimizadas para uma estrutura de e-commerce, impulsionando o faturamento das marcas para além do engajamento.
Com isso, todas as plataformas com esse potencial, certamente, estarão atentas às possibilidades de oferecer os mesmos serviços. As marcas têm muito a ganhar, uma vez que podem vincular suas lojas às contas e perfis já criados nas redes.
Levando em conta o tempo que os brasileiros passam por dia conectados às redes sociais, é um caminho interessante para se trilhar no próximo ano. Mais do que apenas vender, a estratégia social commerce tem foco em proporcionar uma experiência de compra diferenciada e valiosa.
A ideia de criar conexões entre os mais variados perfis de usuários, estimular o compartilhamento e recomendações espontâneas tende a crescer em 2023. Ao final, interligadas e conectadas, é esperado que as redes gerem uma grande cadeia de e-commerce por meio das ações e campanhas de social media.
É essencial que as marcas estejam preparadas diante desse avanço, se antecipando para não ficar de fora e para trás na corrida por um espaço de destaque.
3. Marketing com influenciadores
Não há como negar o poder dos influencers nas redes sociais e como eles ditam as tendências atuando diretamente nas decisões de compra dos usuários. Uma pesquisa realizada pela Cupom Válido com dados da Statista e Hootsuite, revelou que 43% dos brasileiros afirmaram tomar decisões de compra com base na opinião dos influencers.
O país lidera o ranking, seguido de China, Índia, Itália, Coreia do Sul e Estados Unidos, o que mostra a forte tendência de uso de personalidades influencers nos anúncios de serviços e produtos, daqui por diante.
Caso uma marca queira trabalhar com um influencer, é preciso ter em mente que deve procurar um nome apropriado. Uma figura que represente bem as missões, serviços ofertados e objetivos da empresa.
Assim será possível atingir de fato o público que se espera e ter melhores conversões e resultados. Muitas marcas já preveem em seus orçamentos, uma fatia que será destinada ao marketing de influencers, que promete bombar em 2023.
Com as redes sociais adaptando seus algoritmos para destacar os conteúdos patrocinados, em paralelo as estratégias são traçadas para usar os influencers mais focados na conversão — são milhares de seguidores que já se identificam com perfil aumentando as chances de influência sobre a decisão de compra.
Perceba a potencial cadeia de conversão, quando um influencer for usado para falar do quanto gosta e utiliza um produto. Muitos seguidores não pensarão duas vezes antes de clicar para comprar online ou usar um link de afiliado, tudo confiando nas palavras do seu digital influencer preferido.
4. Redes sociais como centro de atendimento aos clientes
O atendimento ao cliente pelas redes sociais já é uma realidade e uma prática que vem revolucionando o mercado. Um bom atendimento pode ser realizado por diferentes canais e integrados para gerar dados e insights importantes.
De modo geral, os consumidores querem ser ouvidos em suas dúvidas e necessidades, não importa o canal por onde serão respondidos. As mensagens rápidas, objetivas e direcionadas estão em alta, potencializando um atendimento curto, mas bem-sucedido.
Pensando nesse viés como tendência para 2023, as empresas precisam pensar na estrutura de atendimento, que permita a conexão entre os canais. Um marketing de relacionamento bem-feito começa na experiência de cada cliente ao longo de toda a sua jornada, do desejo à compra.
Cada rede social demanda um tom e uma linguagem conforme a estratégia de uso e perfil dos usuários ou seguidores. É preciso se adequar para que a conversa tenha uma evolução favorável para a marca, ou seja, agradável e esclarecedora o suficiente para que o usuário queira continuar se comunicando com a empresa.
Empresas que levam o seu atendimento para um espaço privado de conversação tendem a receber retorno positivo, uma vez que o cliente se sente mais confortável e com uma taxa de resposta menor, agilizando o atendimento e otimizando tempo.
Uma estratégia eficaz é o uso de chatbots, softwares que usam algoritmos para determinar as perguntas mais frequentes dos usuários e, assim, respondê-las. A Grand View Research afirma que o crescimento do mercado de chatbots deverá ser cerca de 24% ao ano até 2025.
Como preparar sua empresa para se destacar nas redes sociais no próximo ano?
O planejamento de marketing e comunicação para redes sociais é imprescindível ou a empresa corre um sério risco de não sair do lugar em 2023. Antes de qualquer iniciativa é preciso analisar os resultados de 2022, identificar as principais tendências e traçar um plano personalizado.
A construção desse plano envolve estratégias e disponibilidade de orçamento, com ações bem pensadas para cada rede social. Selecionamos algumas dicas de preparação para ter sucesso nas redes sociais em 2023!
Defina o objetivo da sua empresa nas redes sociais
Ter um objetivo é saber o que se deseja alcançar com a presença nas redes sociais e disso depende os próximos passos. São diversas as possibilidades – melhorar a conversão de vendas, estreitar o relacionamento, incorporar o atendimento ao cliente, aumentar a visibilidade da marca – que demandam estratégias específicas.
A definição de um objetivo principal deve estar clara para todos os profissionais envolvidos, pois influencia na criação de metas alcançáveis, análise orçamentária e de possíveis resultados — um trabalho coletivo e cheio de detalhes.
Conheça o perfil do público
O perfil do público ramifica para o seu comportamento dentro das redes, sugerindo seus hábitos, necessidades e dores. Para atrair, engajar e apresentar soluções que convertem é essencial conhecer bem as pessoas que interagem com a sua marca.
Além de entender o que os consumidores procuram, será mais fácil pensar no conteúdo, ou seja, no tipo de abordagem e linguagem aplicada em cada rede. O público do Instagram é diferente dos usuários do Twitter, sobretudo, pela proposta de cada plataforma.
Logo, a estratégia que funciona em uma pode não ter qualquer efeito na outra, o que gera perda de tempo e de dinheiro. A personalização é o melhor caminho para encontrar o tom ideal e individual das redes, produzindo um impacto positivo na audiência.
Pense em um conteúdo de qualidade
Um texto, um vídeo, um áudio ou uma imagem, o conteúdo pode ser transmitido de variadas formas, de acordo com a rede escolhida. O propósito do conteúdo é atrair, engajar e estimular uma ação do público dentro da rede, por isso ele é tão importante.
A relevância e a qualidade precisam andar juntas, conectando a essência da marca em cada postagem. Portanto, planeje o conteúdo pensando na frequência de interação, bem como o perfil dos usuários conectados.
Planeje suas ações
Depois de definido o objetivo, identificado o perfil do público e pensado o conteúdo, é hora de elaborar um bom cronograma de ações. O uso corporativo das redes sociais exige cuidado e análise de cada passo dado, para que as campanhas tenham o resultado esperado.
A empresa pode ter perfil em todas as redes sociais ou optar por aquelas com maior potencial de retorno. Não se esqueça de que, quanto mais perfis, mais necessidade de criar conteúdo e ações personalizadas, ao passo que pode ser mais interessante canalizar os esforços.
Nas redes sociais, os dias e horários para responder mensagens ou comentários mostram o quanto a empresa se preocupa em não deixar o público falando sozinho. O calendário anual traz datas sazonais importantes que não podem ser negligenciadas e pedem campanhas diferenciadas.
Estude formas de monitoramento e análise
Entre algoritmos e indicadores, as redes sociais geram uma infinidade de dados para serem analisados. É preciso monitorar a performance da sua marca e saber se os objetivos estão sendo cumpridos e alcançados dentro do planejado.
As ferramentas e métodos específicos de extração, tratamento e análise de dados vão ajudar nesse desafio. A mensuração aponta para informações de grande importância para o marketing realizado nas redes sociais, como:
- número de pessoas alcançadas por uma ação;
- engajamento com a marca ou conteúdo;
- quantidade de clicks no link de uma rede social;
- volume de conversões em um período.
Esses são apenas alguns exemplos, mas há uma infinidade de indicadores a serem definidos conforme o seu negócio. O importante é que adotar uma postura de acompanhamento periódico e se basear em informações confiáveis permitirá tomadas de decisões mais seguras.
O monitoramento frequente colabora para as análises preventivas, intervenções, correções ou aprimoramento de qualquer estratégia planejada. Sem contar as oportunidades geradas a partir do que os usuários mostram como tendências e que podem não ter sido ainda visualizadas pela concorrência.
Agora você tem um desafio pela frente que é construir o seu planejamento considerando as tendências de redes sociais em 2023. Estude contar com uma rede colaborativa de ideias, o que pode tornar o processo muito mais fácil.
Gostou do post e percebeu o quanto é importante se antecipar às possíveis mudanças? Aproveite para conhecer o projeto Ingajados e como a nossa equipe pode contribuir para as estratégias da sua empresa no próximo ano!