Os influenciadores virtuais são uma grande tendência de marketing entre as marcas que desejam se conectar com seus públicos. Por se tratarem de avatares virtualizados, se adequam totalmente ao conceito das marcas e à sua comunicação.
Desenvolvido para imitar os influenciadores humanos, o influenciador virtual é mais do que uma tendência, é uma ilustração significativa do avanço tecnológico nos últimos anos. Essas personas estão sendo cada vez mais utilizadas em estratégias de marketing de marcas conhecidas. E fazem muito sucesso!
Com o desenvolvimento da Web 3.0 e as possibilidades oferecidas pelo metaverso, espera-se que o uso desse tipo de tecnologia continue crescendo. Mas quais são os benefícios desse tipo de estratégia e quais são os efeitos desse tipo de influência?
Para entender mais sobre a motivação por trás dessa tendência, o cenário do mercado e as vantagens para as empresas, continue a leitura do conteúdo até o final.
O que é um influenciador virtual?
Um influenciador virtual é um personagem on-line, fictício, que não existe no mundo real. Ele é criado usando computação gráfica. Também chamado de avatar, simulam as feições humanas de modo quase perfeito e estão sendo utilizados por diversas marcas do mercado.
Assim como os influenciadores digitais (youtubers, bloggers, entre outros) fazem o papel de se conectar com determinado público, os influenciadores virtuais fazem o mesmo.
Esses personagens usam seu prestígio para se aproximar das pessoas, vender produtos e criar um mundo fictício baseado em um modo de vida específico.
Influenciadores virtuais: contexto de mercado
De onde vieram? Vamos voltar ao ano de 1990 para entender o contexto dessa inovação, pois foi quando surgiu no mercado os primeiros personagens CGI (Computer Graphic Imagery), ou imagens geradas por computador.
No começo, esses personagens apareciam em filmes, clipes de música e videogames, mas, com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais comum, chegando aos nossos smartphones e sendo utilizado como ferramenta de marketing.
Isso se deve a um número elevado de aceitação de tecnologias de Inteligência Artificial entre as pessoas. Segundo um estudo da PwC, 65% da população de 25 a 49 anos usam dispositivos ativados por voz pelo menos uma vez ao dia e 41% usam esses mecanismos como se fossem humanos, incluindo frases como “por favor”, “obrigado”, e “me desculpa”.
Além de tudo isso, devemos considerar a percepção do público sobre os influenciadores do mundo real.
De acordo com o relatório Micro Influenciadores realizado pela Contagious, 43% dos consumidores britânicos acreditam que os influenciadores “não são autênticos”, enquanto outros 52% acreditam que, se um influenciador fala sobre um produto, é porque foi pago para isso.
Com esses dados, é possível entender o contexto pelo qual as pessoas estão se tornando mais receptivas ao mercado de influenciadores virtuais.
Benefícios dos Influenciadores Virtuais para as empresas
O mercado de influenciadores virtuais apresenta perspectivas animadoras. A utilização desses personagens pode trazer diversos benefícios para os negócios, como, por exemplo:
- Criação de uma comunicação mais humanizada e centrada no consumidor
- Comunicação em muitos canais de mídia e entretenimento
- Avanço tecnológico, que possibilita a criação de conteúdos e campanhas que fogem dos formatos convencionais
- Maior número de seguidores e fãs, consequentemente maior engajamento e identificação
O panorama desse mercado atual
O mercado de influenciadores digitais cresceu muito nos últimos anos e se tornou um dos mais lucrativos.
Com o crescente interesse por tecnologias como Inteligência Artificial , modelagem 3D e especulações em volta das possibilidades do metaverso, a criação de personagens personalizados tornou- se uma tendência com resultados expressivos.
De acordo com dados levantados pelo estudo Hype Auditor, o Brasil ocupa o segundo lugar na lista de audiência de influenciadores virtuais. Os Estados Unidos (23%) lideram a lista global, seguido por Brasil (9%), Rússia (5%) e Turquia (3%).
Quem são os influenciadores virtuais de sucesso?
Você provavelmente já percebeu o avanço significativo que os influenciadores virtuais fizeram nas estratégias de marketing. Veja alguns dos influencers virtuais que estão fazendo sucesso há um bom tempo.
Lu (Magazine Luiza)
Atualmente, com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, a Lu, influencer virtual da varejista Magazine Luiza, recebeu um Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2022.
O atual CEO da empresa, Frederico Trajano, fundou a Lu em 2003. Ela é a influenciadora virtual mais conhecida do mundo e já estrelou campanhas para marcas internacionais, como a Adidas.
Baianinho ou CB (Casas Bahia)
Desde a década de 60, o Baianinho é o símbolo da rede de varejistas Casas Bahia. De lá para cá, o personagem sofreu várias transformações. Há pouco tempo, a rede divulgou que o Baianinho havia se tornado um adolescente. Com isso, o nome dele foi alterado para CB.
Nat da Natura
A Nat foi criada em 2016 usando tecnologia de Inteligência Artificial e se autodescreve como consultora de beleza e assistente virtual da Natura. Ela tem como objetivo tirar dúvidas dos clientes sobre os produtos da empresa.
Lil Miquela
A influencer virtual americana Lil Miquela é uma das mais famosas expoentes desse movimento. Com quase 3 milhões de seguidores no Instagram, já estrelou campanhas para marcas famosas, como Prada e Calvin Klein.
Quais as vantagens de se utilizar um influenciador virtual?
Você entendeu melhor o ambiente de mercado dessa tendência e conheceu alguns dos influenciadores virtuais mais influentes. Vamos falar sobre os benefícios de implementar essa estratégia no marketing de sua empresa.
Fortalecimento do branding
Para atender as necessidades dos negócios, seja de reposicionamento da marca ou de maior humanização, os influenciadores virtuais foram criados.
O papel desse recurso é reforçar os valores da empresa e atuar como um importante fortalecedor de seu branding, atuando como uma extensão de sua marca.
Atrair um público qualificado
Outra vantagem de um influenciador virtual é atrair o público certo para o seu negócio. Criado pela própria marca, pode ser pensado especificamente para resolver uma expectativa do seu público específico.
Com isso seus clientes se identificam mais e, assim, aumentam as chances de comprarem da sua marca e enxergarem nela uma proposta de valor mais agradável.
Mais controle e segurança de estratégia de marketing
Os influenciadores virtuais são totalmente dedicados à sua marca. Isso proporciona maior controle e segurança para suas estratégias, pois você não terá que se preocupar com conflitos relacionados à vida pessoal.
E quais as desvantagens de se utilizar um influenciador virtual?
Como em qualquer estratégia, também existem desvantagens em usar influenciadores virtuais. Conheça algumas delas.
Pode custar caro
São necessários muitos recursos para criar um influenciador virtual, já que animar um personagem usando técnicas de computação gráfica não é um projeto fácil, exige mão de obra qualificada e equipamentos de ponta.
Isso faz com que os custos para essa criação sejam um pouco elevados.
Ainda é uma novidade
É fundamental ter cuidado ao investir nessa estratégia de marketing, pois, é impossível avaliar se os mesmos resultados positivos citados anteriormente pelas empresas que têm bons resultados seriam possíveis em todos os mercados.
Maior vigilância em relação à autenticidade
Ter atenção com a linguagem empregada, as imagens utilizadas e até mesmo os tópicos mencionados é de extrema importância. Quando se trata da imagem de um influenciador virtual, o cuidado com a autenticidade deve ser redobrado. Saber se comunicar com o seu público é outra necessidade fundamental, pois é preciso conhecer com quem ele está lidando.
Mas, tudo indica que há uma ótima recepção desses personagens pela sociedade, principalmente para a geração atual, que nasceu em um ambiente de conhecimento tecnológico e tem grandes chances de se tornarem compradores em potencial.
Agora que você já sabe o que é um influencer virtual, que tal conhecer mais sobre marketing de influência e como usar esses influenciadores a seu favor?