O Marketing de Influência é um excelente caminho para empresas que buscam resultados orgânicos entre seus consumidores. Utilizando influenciadores no seu negócio, é possível fazer publicidade e obter conversões por meio de diversas estratégias de comunicação com os públicos.
Mesmo que você use as redes sociais apenas às vezes, é provável que já tenha percebido o poder que o marketing de influenciadores tem nesses espaços, não é verdade? Falaremos sobre isso neste artigo. Confira!
Se você tem uma loja on-line, talvez seja a hora de aprender a usar esse tipo de abordagem a seu favor. O marketing de influência é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força entre as marcas em diversos nichos.
Afinal , o mercado já está sendo dominado por influenciadores. Mas como usar as estratégias de marketing de influência para aumentar o engajamento e os resultados do seu negócio? O objetivo deste artigo é responder essa questão.
O que significa marketing de influência?
O termo “marketing de influência” ou Influencer Marketing refere-se ao método que as marcas usam para atraírem e se conectarem com os seus clientes por meio de criadores de conteúdo que usam ativamente seus canais de mídia social.
Marcas da mais variadas gama de nichos de mercado, incluindo as indústrias de cosméticos e moda, bem como negócios no campo da nutrição e saúde, usam o marketing de influenciadores hoje.
Utilizar a autoridade dos influenciadores para divulgar produtos e marcas que tenham a ver com o público que consome seu conteúdo é o ideal. Para empresas que buscam criar reconhecimento de marca e aumentar diretamente as vendas, esse tipo de segmentação mais ampla pode ser bastante útil.
Portanto, o marketing com influenciadores é eficaz porque fala diretamente com o consumidor, considerando seus interesses, preferências e a linguagem que ele usa. Com base nisso, esses influenciadores são capazes de envolver o consumidor e influenciar suas decisões de compra.
O que são influencers?
O influenciador digital é um comunicador que tem o poder de influenciar seus seguidores a partir dos conteúdos publicados em seus canais de comunicação, como TikTok, Instagram, YouTube, entre outros. Dependendo do conteúdo veiculado, esse interesse pode levar a transações comerciais.
Existem influenciadores que falam sobre os mais diversos assuntos em praticamente todos os nichos, incluindo moda, empreendedorismo, beleza, humor, educação etc. Para as marcas, essas pessoas funcionam como uma espécie de vitrine. Eles anunciam produtos e marcas e despertam o interesse do público. O fato de um influenciador digital desfrutar de um alto nível de confiança de seus seguidores é outra característica importante. Sendo assim, suas sugestões, seja de uma marca atual ou um filme simples, se tornam desejadas pela comunidade, e é aqui que o marketing de influência demonstra seu poder.
Nesta relação entre marcas e influenciadores, as empresas de relações públicas desempenham um papel crucial. Isso porque normalmente são eles que atuam de forma mais operacional, trabalhando com a marca para identificar o influenciador, bem como de forma mais estratégica, ajudando uma empresa a determinar a melhor maneira de atingir seu público-alvo.
Vantagens do marketing de influência para a sua marca
Imagine que você queira comprar uma nova TV para sua sala. Você pode ter visto uma pessoa famosa falando muito bem desta TV em uma propaganda. Mas você só vai confiar na opinião dessa pessoa? Bem provável que não.
O marketing de influência tem também a capacidade de criar uma comunicação mais eficiente e eficaz, pois a jornada do usuário não será interrompida e ao exibir anúncios não se tornará invasivo.
Segmentando seu público
Os influenciadores digitais estabelecem um relacionamento próximo com seus seguidores ao produzir conteúdos frequentes que criam uma conexão com quem visualiza. Por exemplo, se sua empresa vende cosméticos, você investirá em digitais influencers da área de beleza para falar diretamente com pessoas interessadas neste departamento.
Identificação com o público
Um fator que influencia na decisão de compra é a familiaridade do consumidor com os ideais e objetivos das empresas e marcas. Portanto, é fundamental se aproximar de influenciadores digitais que compartilham seus objetivos para evitar riscos e obter resultados positivos nos negócios.
Avaliando os resultados
A capacidade de acompanhar os resultados da campanha em tempo real , incluindo aumento de seguidores, vendas e engajamento das marcas, é possibilitada pela internet e pelas mídias sociais. Para proporcionar ainda mais assertividade, clareza e confiança nas operações, isso é essencial.
Tendências de marketing de influência
Se você leu até aqui, deve ter percebido que o marketing de influência é uma escolha fantástica para as marcas. O momento para o marketing de influenciadores é excelente, pois as marcas perceberam o valor desse investimento e estão colhendo muitos benefícios de suas interações com influenciadores.
A capacidade de influenciar pessoas sempre existiu, mas nos últimos anos o tema ganhou mais atenção do que nunca devido ao surgimento dos influenciadores digitais. O espaço que os criadores de conteúdo têm nas redes sociais e na sociedade cresce a cada ano; no entanto, com as mudanças nas preferências do usuário, as táticas de influência também mudaram.
Micro influenciadores
As redes serão dominadas por micro influenciadores, ou seja, aquelas que são mais especializadas, têm menos seguidores, mas um público engajado. Hoje, além dos grandes influenciadores que já tiveram um público fiel e a capacidade de atingir os mais diversos públicos, temos também os influenciadores menores com alto nível de influência.
Compatibilidade entre marcas e influenciadores
A preocupação das marcas com os valores dos influenciadores que representam é outra tendência que vai ganhar ainda mais força no setor de marketing de influenciadores. O público percebe esse representante como um elemento integrante da marca e do logotipo, e suas ações e posicionamento também podem ser vistos como o posicionamento do negócio.
Influenciadores internos e influenciadores virtuais
Outra grande expectativa para o setor em 2023 é o surgimento de influenciadores internos e virtuais devido à necessidade de influenciadores compatíveis com os valores das marcas. Muitas empresas já investiram em usar seus funcionários como influenciadores da marca; alguns até criaram avatares virtuais para representar suas marcas e até os maiores artistas começaram a se estabelecer como influenciadores virtuais.
Quando os seguidores de uma figura pública esperam que eles tenham condições semelhantes,a pressão aumenta, e quando ocorre o contrário, esse influenciador corre o risco de perder seguidores e ser cancelado.
Agora que você já conhece todas as vantagens, que tal implementar estratégias de marketing digital no seu negócio para atrair ainda mais clientes e aumentar as suas vendas? Afinal , se seus concorrentes estão fazendo isso, talvez você fique para trás. E, se não estiverem fazendo ainda, você ganha uma vantagem estratégica significativa fazendo isso.
Gostou de saber como funciona esse tipo de estratégia no marketing? Então, aproveita para conhecer mais sobre tendências de marketing para 2023.