Os Millennials representam uma grande parcela dos consumidores atuais, com seus comportamentos e estilo de vida muito característicos, que exigem certa atenção das marcas. Isso exige uma comunicação específica para gerar conexão com este público e, consequentemente, converter vendas.
Com tantos jovens entrando no mercado de trabalho todos os dias, os pesquisadores estão tentando entender como a próxima geração será estruturada.
Há algum tempo, muitos setores, principalmente o mercado de trabalho e as empresas, vêm demonstrando interesse crescente por esse tema.
A Geração Millennials, que compõe a maioria dos consumidores do país, é hiperconectada, indiferente à publicidade convencional e sempre atenta às informações, principalmente no momento de consumir.
No artigo de hoje, falaremos sobre a Geração Y, incluindo suas motivações, hábitos de consumo e algumas táticas que podem ajudar os profissionais de marketing a atingir esse público.
Quem são os Millennials?
Mais conhecida como Millennials, a Geração Y é composta pelas pessoas que nasceram entre 1980 e 1995, aproximadamente. Esses consumidores, que representam 34% da população brasileira e cerca de 50% da força de trabalho, já nasceram em um mundo tecnológico e globalizado, segundo o IBGE.
Ao contrário da Geração X, que colocou muita ênfase em suas vidas profissionais, os Millennials, efetivamente, separam suas vidas pessoais das profissionais. Por isso, é típico que eles mudem de emprego com mais frequência, busquem trabalhos que não sejam monótonos e valorizem o que gostam de fazer e se sintam realizados, além do aspecto financeiro.
A Geração Y geralmente é idealista e curiosa, gosta de desafios, é mais aberta à inovação e se esforça para se desenvolver constantemente.
Como os millennials se comportam no ambiente de trabalho?
Fortes valores morais e grande ambição de carreira são características próprias desta geração. Motivados pela curiosidade, habituados a múltiplas telas, eles são exigentes e sabem que o mercado está repleto de ofertas. É necessário compreender suas crenças, ações e prioridades para fazer uma boa gestão de pessoas.
Veja a seguir, os principais comportamentos da Geração Millennials no ambiente de trabalho.
Compromisso com o crescimento constante
Comparando com outras gerações, uma das características mais importantes da geração Y é a vontade de crescer constantemente. Eles preferem buscar novas oportunidades a ficar muito tempo no mesmo cargo.
A Geração Millennials cresceu vendo seus pais trabalharem nos mesmos empregos por muitos anos, sem perspectivas ou oportunidades de ascensão profissional. Por isso, rejeitam o modelo convencional de carreira, buscam um crescimento rápido e contínuo.
Facilidade com as novas tecnologias
Muitos profissionais da geração Y cresceram em contato próximo com o mundo digital, o que lhes dá facilidade na hora de usar e até mesmo inventar novas tecnologias. Esse relacionamento entre os mundos físico e digital é natural e inquestionavelmente afeta a forma como as pessoas se comportam no trabalho.
Sem contar outros dispositivos conectados à internet, a geração Y gasta muitas horas por dia exclusivamente em smartphones. Como quase tudo hoje pode ser feito no mundo digital, novos modelos de trabalho, como o home office, podem ser um grande atrativo para eles.
Disposição para solucionar problemas
Por serem mais criativos e dispostos a solucionar os problemas que possam surgir no trabalho, os Millennials acabam inventando e desenvolvendo soluções que não são comumente encontradas.
Por nem sempre encontrarem a abertura necessária para resolver problemas no trabalho, optam por abrir seus próprios negócios. Cerca de 60% dos jovens dessa geração desejam iniciar um empreendimento. Uma solução é incorporar práticas intraempreendedoras para aproveitar esse comportamento e atrair os melhores talentos.
Como vender para millennials?
O Millennial buscará todas as informações necessárias para tomar suas próprias decisões de compra, muito mais do que qualquer propaganda comercial, ter confiança na qualidade do produto é o que importa para ele. Eles são inovadores, valorizam a liberdade e buscam conhecimento em todos os sentidos.
A geração Y é uma parcela significativa da população mundial. Estima-se que 25% da população dos Estados Unidos seja composta por millennials, criando um mercado consumidor considerável.
De acordo com esse mesmo estudo, 70% dos millennials compartilham feedback com as empresas após uma experiência positiva ou negativa, 80% querem que as marcas os mantenham entretidos e 50% estariam dispostos a fazer uma compra de uma empresa se essa compra apoiar uma boa causa.
Essas estatísticas não podem ser desconsideradas por empresas que desejam desenvolver e expandir sua atuação para esse público. Por isso, focar na experiência do usuário é importante para agradar esse tipo de público. Melhor do que qualquer tipo de comercial, acreditar no produto é o que vai atrair esse perfil, confiança é um valor muito importante para a Geração Millennials.
Quais as melhores ações de marketing para os millennials?
O marketing é uma das áreas mais importantes da indústria e uma das suas maiores responsabilidades é se manter atual e eficaz na criação de estratégias de comunicação e conversão de seus consumidores.
Criar estratégias de marketing para millennials oferece alguns desafios. É preciso obedecer uma das regras mais importantes no marketing, conhecer o seu público.
Presença nas redes, marketing de influência, comunicação próxima, autenticidade e personalização são as abordagens mais eficazes disponíveis para essa geração.
Presença nas redes
É muito provável que você já tenha escutado aquela velha expressão do marketing: “Você deve estar onde o cliente está!” Nos dias atuais, o foco principal de atenção não são as revistas e outdoors, e sim as redes sociais.
A importância dessas mídias está em sua capacidade de gerar engajamento, reconhecimento e também publicidade. É por isso que ter uma forte presença nas redes é essencial, já que a maioria da Geração Millennials passa grande parte do seu tempo conectados a essas plataformas todos os dias.
Comunicação próxima
Independente do canal que será utilizado para estabelecer esse contato, as marcas modernas fazem de tudo para adaptar sua linguagem no relacionamento com esse consumidor. A geração do milênio valoriza os relacionamentos próximos com alto grau de respeito, atenção e, mais importante, humanidade.
É fundamental fugir do pragmatismo das relações comerciais e demonstrar que tudo é parceria. Essa informalidade e escolha das palavras é uma demonstração real do desejo das marcas de serem percebidas como potenciais aliadas de seus consumidores.
Marketing de influência
A influência é uma moeda poderosa, e as figuras públicas que captam a atenção do público são vistas como referências fundamentais no processo de tomada de decisão. Este conceito refere-se à publicidade que tem sido intermediada por meio de influenciadores digitais.
É por isso que tantas marcas apoiam influenciadores digitais em suas redes sociais, pois a melhor forma de fazer seu público consumir determinado produto é associá-lo a algo que ele vai gostar.
Personalização
Igualmente significativo, é o potencial de personalização. A geração millennials é notável por ter surgido em um período histórico inusitado, cheio de recursos e funcionalidades. Por isso, é fundamental fornecer uma grande variedade de opções em seus produtos.
Além de mudar a ênfase do controle, a personalização permite que os consumidores se identifiquem mais com os seus produtos, adequando seus pedidos para atender às suas necessidades e expectativas de uso de bens, serviços e outros itens.
É importante ter em mente que é fundamental para sua marca implementar soluções para medir os resultados dessas ações e estratégias, pois, sem avaliar as métricas, é impossível determinar a verdadeira eficácia e sucesso de suas campanhas.
Quando se trata de desenvolver estratégias de marketing eficazes e estabelecer a reputação de uma marca no mercado, conhecer bem as características desta geração é uma grande vantagem. Eles são extremamente importantes e devem ser considerados quando se trata da construção das personas.
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