O Marketing Social é um tipo de estratégia de comunicação que tem como objetivo conectar a empresa a valores, ideias ou ações de conscientização relacionados a problemas da sociedade, ampliando seu alcance de forma positiva.
Você pode ter o melhor produto e preço do mercado, mas isso não é garantia de sucesso nas vendas. O consumidor atual leva em consideração as ações de marketing social, ou seja, a forma com que a marca se posiciona diante da sociedade.
O público está cada vez mais engajado com os problemas sociais e deseja encontrar mais do que uma simples empresa, um agente transformador. As organizações que promovem causas e campanhas direcionadas à população, são bem-vistas.
Neste post você vai conhecer o marketing social, seus objetivos e benefícios. Continue lendo para saber como planejar uma estratégia para esse tipo de marketing e conhecer empresas que já estão engajadas!
O que é Marketing Social?
Ao contrário do marketing tradicional, que tem por objetivo vender a marca ou produto, o Marketing Social visa divulgar projetos sociais. A estratégia é promover ideias ou ações de conscientização para diminuir ou acabar com um problema da sociedade.
Esses desafios podem ser sobre mobilidade urbana, meio ambiente, desigualdade social, homofobia, racismo, proteção animal, saúde, miséria, e muitos outros que fazem parte do nosso cotidiano.
O marketing social é importante para mostrar a posição e as ações da empresa a favor da resolução dos problemas apontados anteriormente. Esse fator é crucial para que o consumidor compre e até se torne um apaixonado pela marca.
Da mesma forma que também pode levá-la à ruína, caso não esteja preocupada com essas questões. De modo geral, a população está atenta e espera das empresas um posicionamento mais engajado e participativo.
Qual é o principal objetivo do marketing social?
O Marketing Social faz parte no novo jeito de conduzir o marketing, antes voltado para convencer o público a comprar o produto. Agora a ideia é conquistá-lo através da jornada de compra e identificação com a marca.
Por isso, o seu consumidor precisa se identificar com a causa que você defende e querer fazer parte de alguma forma. Os interesses comerciais passam a dar lugar a uma motivação maior que são as causas sociais e humanitárias.
Quem não é visto, não é lembrado, certo? Se a sua empresa realiza boas ações e desempenho projetos de impacto na sociedade, seu público precisa saber disso — indo além, precisa comprar a sua ideia para colocar em prática.
Por isso, você deve ter em mente estratégias de comunicação efetivas e informativas, mostrando, de forma clara, o problema. Ao criar ações de curto, médio e longo prazo, as pessoas serão incentivadas a adotar a ideia.
Tudo isso deve ser feito com cuidado para não virar oportunismo e é aí que entram as estratégias do Marketing Social. Com planejamento e ações bem direcionadas, sua empresa vai passar credibilidade e conseguir o envolvimento do público.
Quais os benefícios do marketing social?
Toda ação social gera um impacto positivo, desde que bem implementada e com uma motivação que faça sentido. Quando uma empresa resolve engrossar o coro e fortalecer os propósitos de uma ou mais causas, só tem a ganhar.
Dentre os benefícios de fazer Marketing Social, podemos citar:
- reforço do posicionamento da marca;
- valor agregado ao produto ou serviço;
- ampliação da visibilidade e credibilidade;
- aumento da conexão e comunicação com o público;
- impulsionamento das vendas;
- maior autoridade no mercado.
Como iniciar o planejamento de uma estratégia de marketing social?
Antes de se intitular uma empresa engajada em causas sociais e divulgar a participação para a sociedade é preciso uma estratégia consistente. Ao tornar público, o Marketing Social precisa passar credibilidade, logo, sua implementação deve ser planejada.
Escolha adequada da causa
É muito importante reservar um tempo para escolher a causa com cuidado, que tenha objetivos sintonizados com os valores da empresa. Não adianta apoiar um projeto que não esteja alinhado com a cultura organizacional e correr o risco de ter conflitos.
Os interesses devem se conectar para que a soma seja positiva e que a sociedade enxergue a verdade por trás de cada ação. É essencial que seu público veja com bons olhos todos os esforços da empresa para gerar bons resultados.
Envolvimento de verdade
Esse é mais um aspecto que uma empresa deve observar previamente na estratégia de marketing social. Não dá para se comprometer com uma ação, causa ou projeto social e abandonar o barco no meio da travessia.
Por isso, inclua no planejamento a capacidade da empresa em relação aos recursos financeiros e humanos. Mesmo como organização apoiadora, em algum momento pode ser preciso fazer desembolsos, para investimentos ou gastos.
Ter uma equipe para cuidar da implementação, gerenciar as ações, acompanhar e mensurar os resultados é crucial.
Contar com o apoio de um parceiro especializado
Muitas empresas erram em querer adotar uma causa social e não saber ao certo por onde começar ou quais ações implementar. Fechar parceria com quem já conhece e sabe como desenvolver ações de marketing social pode minimizar os riscos e problemas.
Um parceiro experiente vai orientar sobre as causas mais adequadas e os melhores caminhos a seguir para envolver o público. É preciso que objetivos, metas, cronogramas e indicadores, sejam planejados e coordenados da forma correta.
Há uma grande diferença entre a projeção e a execução, pois uma causa depende do retorno daqueles que são impactados. E isso vale tanto para os diretamente envolvidos quanto para seus clientes que se identificam e passam a acompanhar cada passo.
Quais empresas praticam o marketing social?
Muitas empresas já entenderam a importância de ir além do objetivo comercial. É preciso ser responsável e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e melhor para se viver. Veja alguns exemplos:
Risü
O sistema de cashback está cada vez mais frequente, e muitos consumidores já o utilizam para ganhar cupons de desconto e receber parte do seu dinheiro de volta ao realizar uma compra.
Pensando nisso, Rodrigo Carneiro criou a Risü, uma plataforma on-line de compras. Ela destina uma parte do dinheiro arrecadado a uma instituição beneficente a sua escolha.
Pedigree
Conhecida pelo segmento de alimentação de pets, a Pedigree criou a campanha “Adotar é tudo de bom”. Essa ação consiste em destinar parte do valor das vendas a mais de 150 ONG’s de proteção animal espalhadas pelo Brasil.
Essas instituições acolhem, protegem e cuidam de animais abandonados. Além disso, a empresa ajuda a incentivar a adoção através das redes sociais, mostrando histórias de sucesso.
Natura
Quem acompanha a Natura sabe que suas campanhas não são nada varejistas. Muito pelo contrário; o marketing da empresa está preocupado em entregar valor ao público.
A sustentabilidade é seu foco principal. Em 2018, foi eleita a empresa mais sustentável do ano, pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Um dos seus maiores projetos é o Natura Ekos, no qual são utilizados mais de 14 ativos de biodiversidades brasileiras em sua produção.
Por que fazer Marketing Social na sua empresa?
A verdade é que envolver a empresa com causas sociais – sejam elas políticas, de saúde, trabalho, educação, entre outras – é uma excelente forma de se aproximar do público.
Além de contribuir com o bem-estar social, a forma como a marca é percebida se torna um grande diferencial para quem busca muito mais do que um simples produto.Ser reconhecida com uma empresa preocupada e consciente do seu papel econômico e social abre ampla vantagem competitiva.
Por consequência, os colaboradores passam a sentir orgulho de onde trabalham e a se engajar não só na causa como nas atividades diárias.
Outro motivo para investir no marketing social é que para as ações são usados diferentes tipos de mídias — quando online aumentam a presença digital e o engajamento nas redes sociais.
Quer saber mais sobre como desenvolver ações de marketing social? Conheça o projeto Ingajados, uma iniciativa da Stalo IN e descubra como temos atuado para promover causas sociais a partir das nossas soluções.