O posicionamento de marca se refere a construção de como uma marca se comunica com o mercado e interage com seus clientes. Toda representação e discurso da marca, valores, memórias do cliente influenciam a forma como a marca é percebida e os sentimentos do público junto a empresa.
Para que uma empresa possa alcançar os resultados definidos é preciso se comunicar com o público adequado e de forma correta com os seus consumidores. Esse posicionamento de marca afeta a maneira como o público percebe a sua marca, podendo influenciar no seu negócio e contribuir para a melhoria do seu desempenho comercial.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda um pouco mais sobre o conceito, a sua importância, além de dicas de como definir o posicionamento de marca da melhor forma. Continue a leitura e saiba mais!
O que é posicionamento de marca?
Independentemente do segmento, do tamanho do seu negócio e de quem deseja atingir é fundamental contar com um posicionamento para que haja uma identificação maior por parte de seu público. De acordo com os autores Al Reis e Jack Trout, no livro “Posicionamento: a batalha por sua mente”, posicionamento de marca é a forma como a sua empresa é reconhecida pelos clientes.
Por meio da forma como a marca se comunica com o mercado ela interage com os seus clientes. Isso acontece através do produto, da sua embalagem, do método de utilização e da disposição no ponto de venda. Também está presente nas redes sociais, sites e outras divulgações institucionais e publicitárias. As escolhas realizadas geram um reflexo no público. O cruzamento dessas informações com sentimentos, valores, memórias do cliente com a personalidade da marca geram a forma como a marca é percebida.
O posicionamento de marca está na gestão destas informações de forma emocional. É o planejamento estruturado de como uma marca desejada ser percebida e reconhecida pelo mercado e por seus clientes. Por meio do seu posicionamento uma marca vende suas ideais, valores e propósitos. Com determinadas ações é possível alterar a percepção dos consumidores sobre a sua empresa e utilizar este posicionamento para gerar mais negócios.
Em um contexto no qual as pessoas buscam por nomes cujos valores se associam aos seus, contar com um posicionamento de marca bem definido é um importante diferencial competitivo, uma vez que a sua equipe vai ter um entendimento claro de como ela quer que o público enxergue o seu negócio.
Qual a importância do posicionamento de marca?
Em períodos mais desafiadores, o posicionamento de marca será um importante aliado para que a sua empresa consiga atrair e fidelizar clientes. Esses resultados contribuem de forma direta para a melhoria de seu desempenho comercial.
A seguir, selecionamos os pontos positivos que essa estratégia traz para o seu negócio.
Melhora a imagem com o público
Aumentar a confiança que os seus clientes têm sobre a empresa e garantir uma propagação positiva da marca: esse é um dos principais desafios para o negócio que deseja ampliar continuamente as suas vendas sem necessariamente destinar um budget maior para as estratégias.
Nesse sentido, o posicionamento de marca contribui para uma melhora da imagem perante o público-alvo, contribuindo para que os próprios clientes possam divulgar de forma espontânea os seus produtos e/ou serviços.
Permite a fidelização de clientes
Além de os custos com marketing serem naturalmente reduzidos, a fidelização de clientes permite a aplicação de preços mais competitivos, estimula o marketing boca a boca e também cria um vínculo afetivo com o seu público.
Com um bom posicionamento de marca e a definição de valores que o seu negócio consideram essenciais, parte de seus clientes que se identifica com essa proposta se tornarão fidelizados, possibilitando ações ainda mais efetivas para esse nicho de mercado.
Como definir o posicionamento de marca?
Agora que você já sabe o que é e a importância do posicionamento de marca, chegou o momento de entendermos algumas das principais dicas de como fazer essa definição. Veja!
Faça uma pesquisa de mercado e da concorrência
O primeiro passo para qualquer estratégia é entender como o mercado se comporta e a atuação da concorrência. Por meio dessa estratégia, existe a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o seu público, de perceber como os principais concorrentes atuam para alcançar os potenciais clientes, além de verificar com antecedência quais são as oportunidades de seu nicho de atuação.
No caso do posicionamento de marca, essa ação possibilitará um conhecimento sobre as suas forças e fraquezas, bem como compreender qual é a percepção do público em relação a essas organizações. Consequentemente, irá dentificar as carências existentes tornando mais simples o processo de definir como você deseja que as pessoas enxerguem a sua empresa.
Comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor em relação a seus produtos e serviços oferece informações importantes para a definição da estratégia do negócio. A forma como ocorre a prestação de seus serviços, o público que o utiliza, a dor que eles resolvem e sua forma de utilização ajudam a segmentar a sua mensagem e entender melhor quais características a atributos são inerentes a sua empresa.
Saber que você tem um produto visto como barato ou um atendimento de qualidade podem ser informações que auxiliam no posicionamento da empresa e podem ser trabalhadas na estratégia de marca. Por isso é importante utilizar os registros e informações de redes sociais, aplicativos de CRM e outros dados obtidos no atendimento para o desenvolvimento do posicionamento da sua empresa.
Seja autêntico
Ao longo do material, mencionamos algumas vezes sobre a importância de contar com valores bem alinhados para que você atraia um público que também valoriza esses pontos, certo? No entanto, isso deve ser de forma autêntica.
Geralmente, eles se iniciam pela própria diretoria da empresa. Aqueles pontos que ela considera importante, consequentemente vão sendo incorporados pelo restante do negócio. No momento de transmiti-los ao seu público, o ideal é que seja feita de forma natural.
Caso contrário, o público facilmente irá identificar essa incoerência em suas mensagens, o que pode ocasionar um efeito contrário àquele pretendido.
Faça ajustes de acordo com os feedbacks
O posicionamento de marca permite a fidelização de clientes, não é verdade? Clientes fiéis facilmente oferecem feedbacks sobre o seu produto, o seu serviço e também sobre o seu atendimento. Esse retorno é de suma importância para o posicionamento de marca: se existe algo a ser aperfeiçoado na visão de seus clientes, faça ajustes para que a sua empresa seja sempre lembrada pelo público.
Conforme explicamos, essa estratégia contribui para criar um vínculo maior entre o cliente, o produto e/ou o serviço oferecido. Ou seja, é a razão que vai contribuir para que as pessoas escolham pela sua empresa em vez da concorrência.
Conheça os seus diferenciais enquanto empresa
As estratégias explicadas irão possibilitar a sua empresa identificar quais são os diferenciais do seu negócio em relação ao mercado como um todo. Ao conhecer o seu público, por exemplo, facilmente a sua equipe entenderá o que ele busca, quais são os problemas que a sua marca vai ajudar a solucionar, além de identificar de forma mais clara a mensagem a ser transmitida.
Pense em uma marca que tenha uma forte atuação nas redes sociais. Por meio dela, consegue alcançar um número maior de pessoas interessadas pelos produtos e/ou serviços e, consequentemente, há uma conversão de clientes maior.
Qual é a sua postura, perante essa estratégia, para conquistar resultados ainda mais relevantes? Certamente, oferecer o mesmo tipo de conteúdo que essa empresa não vai fazer com que você se destaque. O ideal é buscar por diferenciais, aliados aos seus valores, para a conquista de números mais atrativos.
Exemplos de posicionamento de marca
Aprender com grandes empresas e a forma como elas moldaram o seu crescimento a partir do posicionamento de marca ajuda a perceber o potencial desta estratégia. Essa análise também permite identificar de forma prática como esse planejamento está alinhado com o crescimento comercial do negócio e a forma como desejam ser percebidas pelos consumidores.
Havaianas
Desde a sua fundação a marca se notabilizou por produtos padronizados, com foco no custo-benefício e na sua praticidade. A partir da metade da década de 90 procurou alterar esse posicionamento trazendo mais status ao produto.
A estratégia adotada foi o lançamento de diversas novas estampas para o calçado mostrando criatividade. Cada pessoa poderia usar um estilo de chinelo que melhor representasse a sua personalidade. A Havaianas também procurou utilizar celebridades em suas campanhas, mostrando que é algo que todo mundo usa e todo mundo deseja usar.
Coca-Cola
A empresa é um case histórico de posicionamento. A marca já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas e famílias em todo o mundo. Foram um dos primeiros a se associar a uma experiência e não como um produto.
O refrigerante é um sinônimo de felicidade e alegria. A coca-cola faz isso ao representar a marca sempre associada a bons momentos e lembrar que ela faz parte deles. Isso também é reforçado pelo seu posicionamento de contribuir por meio de ações sociais de modo a ajudar o mundo a ser um lugar melhor.
Apple
Desde a sua fundação, a empresa foi conhecida por testar diferentes formatos, características e funções dos computadores pessoais. Por isso a marca sempre foi associada a criatividade e inovação. Essa característica foi novamente reforçada quando a empresa reinventou o mercado de tecnologia com o lançamento de novidades que abalaram o mercado como o iPod, o iPhone, o iPad, entre outros.
Além disso, esses dispositivos operam plataformas únicas a seus usuários, oferecendo serviços de alta qualidade. Por mais que estes serviços tenham versões similares em outras marcas e empresas, essa exclusividade também confere um status único a marca que é percebido pelos seus consumidores.
RedBull
A Red Bull é uma marca conhecida mundialmente e ocupa um espaço de destaque no segmento do produto. A marca se associa a um estilo de vida se apoiando em influenciadores para valorizar um modo de viver único.
A marca é presente em diversas modalidades esportivas patrocinando equipes, atletas e eventos. Ela se destaca em modalidades pouco conhecidas como esportes radicais e de aventura, criando uma imagem de liberdade e ousadia.
Como fortalecer o seu posicionamento de marca?
O marketing é uma solução fundamental para melhorar e ajustar a forma como a sua empresa é percebida pelo mercado. As estratégias podem servir para mudar a forma como sua empresa é percebida, gerar valor para seus produtos ou serviços e se diferenciar da sua concorrência.
Existem diferentes formas do marketing atuar no fortalecimento de uma marca. É preciso sempre ter um projeto personalizado e específico de acordo com as características da empresa, usando canais próprios de acordo com seus objetivos pré-definidos.
Para isso é importante contar com apoio especializado para te ajudar a identificar os valores e atributos relacionados a sua empresa. Uma consultoria de marketing também será fundamental para o desenvolvimento de ações assertivas e para contribuir com a melhoria dos seus resultados a partir do seu posicionamento.
Conforme explicamos, o planejamento é o ponto de partida para essa definição. Afinal, não se trata de como o seu público se enxerga — mas, sim, como você deseja que seu público identifique o seu negócio. Dessa forma, existe a possibilidade de conquistar os objetivos pré-estabelecidos de forma mais simplificada, o que contribui de forma direta para os ganhos do seu negócio.
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