Data-Driven Marketing se refere a estratégia de tomar decisões no setor de comunicação baseada em análise e interpretação de dados. Essas informações podem contribuir na definição do público-alvo, no investimento de orçamento em campanhas e até em decisões criativas.
A intuição e o instinto são características naturais que foram importantes para a nossa sobrevivência e crescimento como sociedade. Ainda, atualmente, seguimos nossos instintos, acreditamos em crenças coletivas muitas vezes sem questioná-las. Isso faz parte do nosso sistema natural de pensamento.
Quem lidera uma empresa e tem responsabilidade sobre a gestão de seu orçamento não deve lidar com decisões importantes por puro achismo. O conhecimento é a chave para decisões mais assertivas e que possibilitem o crescimento do negócio, identificando e evitando problemas que possam gerar prejuízos.
Seja qual for a estratégia adotada em sua empresa, independentemente da área fazer escolhas em dados deve ser uma constante. Quando este modelo é seguido pelo setor de marketing, estamos falando de um modelo data-driven marketing.
Os dados oferecem informações valiosas sobre o mercado, seu público, eficiência do seu time e das suas estratégias de comunicação e marketing. Por meio do acompanhamento destes indicadores há a possibilidade de aumentar a eficiência das ações de seu time, de contar com uma análise rápida e produtiva de relatórios, além de realizar ajustes em pontos que precisam ser aperfeiçoados — uma vez que os resultados pretendidos não foram alcançados.
Você já ouviu falar sobre esse termo? Sabe a importância que ele traz para as suas estratégias? Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o data-driven marketing?
O data-driven marketing significa marketing dirigido por dados. Dessa forma, trata-se da estratégia de tomar decisões e obter insights importantes sobre a sua empresa a partir de informações estatísticas.
Este modelo é feito a partir do acompanhamento regular de grande volume de dados para a obtenção de informações precisas e que contribuem para decisões assertivas, evitando achismos errôneos.
O mercado tem passado por contínuas mudanças. Uma estratégia que traz muitos resultados em um ano, no próximo já pode estar defasada. Com o objetivo de se orientar para as melhores decisões e obter um bom retorno para a empresa, é preciso entender as tendências, avaliar o comportamento do consumidor e utilizar esses dados para que as decisões sejam mais efetivas.
Através deste tipo de abordagem é possível identificar padrões e estatísticas que permitam tornar as ações de marketing das empresas mais assertivas, evitando ainda a ocorrência de erros estratégicos. A iniciativa também contribui para identificar ações que podem gerar um maior retorno sobre o investimento entendendo o comportamento do consumidor, coletar feedbacks estratégicos e ganhar competitividade no mercado.
Quais as principais vantagens do data-driven marketing?
A utilização de dados permite que as empresas consigam tomar mais decisões assertivas. Isso se reflete diretamente no desempenho operacional dos negócios.
Conforme levantamento realizado pela Certain as empresas que implementaram o marketing baseado em dados registraram melhorias de 10% a 20% em seu ROI. Outro estudo, elaborado pela Forrester, mostra que as empresas que utilizam dados como referência estão crescendo uma média de 30% ao ano.
Na realidade brasileira, esses números também se mostram altamente positivos. Segundo a pesquisa Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado por Dados, realizada pelo Google em parceria com com Boston Consulting Group, identificou que o trabalho com dados pode aumentar seus lucros em até 20%.
Estas pesquisas mostram que essas empresas conseguem antecipar necessidades do clientes e criar uma vantagem competitiva. Os dados também permitem direcionar suas campanhas para oferecer soluções mais assertivas a seus consumidores de acordo com suas necessidades, melhorando as possibilidades de conversão
Descubra abaixo ainda outras vantagens importantes de trabalhar o marketing data-driven na sua empresa.
Segmentação de público
Independentemente da estratégia adotada, seja nas redes sociais, seja em um blog ou nas estratégias offline, existe a necessidade de segmentar o público para direcionar campanhas para as pessoas certas.
Assim, você tem a oportunidade de identificar as necessidades de sua persona, de ampliar os conhecimentos sobre o consumidor, além de realizar continuamente ajustes em seus produtos a partir dos insights obtidos.
Dessa forma, por meio dos dados obtidos, você tem mais informações para direcionar seu foco e seus esforços, o que contribui para resultados mais atrativos.
Conteúdos personalizados
Que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, não há dúvidas. Nesse cenário, é possível se destacar dos concorrentes e preparar conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência por meio dos dados.
Nas estratégias digitais, você poderá verificar o que tem oferecido retorno, quais são as suas campanhas que mais obtiveram engajamento por parte do público e os assuntos que mais chamam atenção. Nesse sentido, há a possibilidade de realizar constantes modificações no que é publicado — com base nos resultados.
Melhor experiência do cliente
Se destaca, ainda, quem se preocupa em oferecer uma boa experiência ao cliente. Para isso, é preciso contar com uma equipe de atendimento preparada, certificar-se de que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos atendem às principais necessidades de seu público, além de investir continuamente no relacionamento com as pessoas que acreditam em seu negócio.
Mas como mensurar se os esforços estão obtendo esses resultados? O data-driven marketing também contribuirá para ajustes em suas estratégias, uma vez que a análise de seus investimentos será feita de forma contínua.
Testar novas estratégias
Ao mesmo tempo que a análise dos dados permite alinhar as campanhas que já estão em andamento, a metodologia possibilita o desenvolvimento de testes para observação de novas possibilidades de estratégias e como elas podem auxiliar na geração de vendas.
Esses testes podem ser realizados para verificar novos insights a partir da análise dos indicadores e que precisam ser verificados para confirmar alguma determinada tendência. Os testes A/B também podem ser uma prática constante do departamento, permitindo a identificação de preferências do público, evitando achismos que prejudicam a performance do resultado da sua operação.
Como usar os dados na estratégia de marketing?
Ter uma estrutura de marketing orientada a dados é um desafio estrutural para as empresas. Existe uma diferença em coletar dados dos clientes e possíveis e executar de forma inteligente uma estratégia de data driven marketing. Não basta apenas fornecer um grande volume de informações para sua equipe. Eles precisam saber usar essas informações e conseguir retirar informações importantes dos dados.
Isso passa pela inclusão de softwares e ferramentas que permitam a coleta, tratamento e interpretação dos dados brutos. Envolve, ainda, a capacitação da equipe e o desenvolvimento de uma cultura corporativa que valorize a aplicação dos dados para a tomada de decisão. Também está relacionado a segurança das informações pessoais dos usuários e o cuidado para o armazenamento e tratamento de seus registros.
Entenda abaixo como é possível implementar essa estratégia na gestão de marketing da sua empresa. Confira!
Estruture a coleta e tratamento de dados
As empresas precisam começar estruturando o processo de obtenção e manipulação dos dados que podem fornecer informações importantes. Algumas destas estatísticas podem ser obtidas através de ferramentas que já são utilizadas na gestão como:
- informações obtidas no CRM, ERP e outros sistemas de gestão do seu negócio;
- dados coletados a partir das estratégias de marketing digital (caso você colete informações de seu público para oferecer materiais relevantes, por exemplo);
- indicadores de painéis de redes sociais e análise de tráfego dos seus sites.
Um grande desafio para os gestores é a integração dos dados de plataformas online com mídias offline. A coleta parcial dessas informações pode gerar resultados distorcidos e que comprometem as análises a serem realizadas.
Após reunir as informações, existe a necessidade de os dados passarem por uma etapa que se chama Data Cleaning. É a fase de “limpar os dados”, ou seja, entender o que eles representam, identificar as inconsistências presentes e padronizá-los. Dessa forma, uma informação relevante será facilmente encontrada por qualquer colaborador de seu negócio.
Ao trabalhar com o processo de coleta e manipulação de dados a empresa precisa estar em compliance com as regras da LGPD. Todo esse processo de gestão dos dados precisa respeitar a privacidade dos usuários em caso de registros sensíveis e os colaboradores da empresa precisam ser capacitados para lidar com este tipo de informação na sua rotina.
Entenda quais dados são relevantes para o seu negócio
Trabalhar baseado em dados, como dissemos, é essencial. No entanto, existe a necessidade de entender quais deles de fato são relevantes para o seu negócio. Por mais complexa que seja a origem das informações ou a qualidade dos relatórios apresentados importante lembrar que os dados são apenas números.
Ao conhecermos as principais informações relativas ao nosso segmento, seremos inundados por uma quantidade expressiva desses dados. Essas informações precisam de inteligência para serem interpretadas e aplicadas em decisões reais dentro do negócio. Essa interpretação, no entanto, precisa ser cuidadosa para evitar enviesamento ou interpretações incorretas.
Por essa razão, é preciso ter uma visão analítica e estratégica para fazer diagnósticos precisos daqueles que refletem diretamente nos resultados. Caso a sua equipe destine foco e esforços para dados desnecessários, vai prejudicar a produtividade e ainda trazer confusão para os próximos passos de suas ações.
Uma boa prática é orientar as suas análises de acordo com o funil de vendas. Use suas informações para construir a sua persona bem estruturada. Trata-se da representação semi-fictícia de seu cliente ideal — que não pode ser construída com base em achismos, mas levando em consideração os dados obtidos sobre os seus clientes.
A partir disso, terá conhecimento sobre as suas principais dores e como o seu negócio solucionará os seus problemas. Nesse sentido, devemos levar em consideração que eles se diferem nas diferentes etapas do funil. Você só vai falar dos diferenciais de seu produto e serviço, por exemplo, quando ela estiver mais madura no processo de compras, com todas as informações suficientes em mãos para fechar um negócio.
Desenvolva uma cultura orientada aos dados
Mesmo com uma boa estrutura de dados e informações precisas e confiáveis é comum muitas empresas se guiarem em preferências pessoais para decisões de marketing para o negócio. Não basta apenas entregar as ferramentas se as equipes não são capacitadas para operá-las no cotidiano.
Sem uma cultura interna, que também valoriza os dados na sua gestão, os colaboradores tendem a ignorar as métricas, indicadores e relatórios na elaboração de campanhas estratégicas. Muitas vezes, por exemplo, as equipes são orientadas a fazer suas entregas com rapidez, não dispondo de tempo necessário para realizar uma pesquisa e análise das informações.
O ideal é que você se preocupe em modificar a cultura de sua empresa. É preciso valorizar a importância do acompanhamento dos indicadores e garantir que as informações sejam sempre utilizadas da melhor forma possível para gerar o resultado esperado. Todos os colaboradores devem se preocupar em buscar o máximo de informações possíveis relativas à sua área. Assim, as decisões serão bem mais estratégicas.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é o data-driven marketing, quais são os principais diferenciais de tomar decisões baseadas em dados, além de conferir dicas de como começar a implementar em seu negócio.
Este conceito está diretamente relacionado a uma metodologia de Digital First. Quer saber um pouco mais sobre ele? Confira nosso e-book completo sobre o tema!