Brand awareness ou reconhecimento de marca é indicador que permite entender como as empresas são associadas aos produtos que comercializam e a presença da marca no cotidiano dos consumidores. Essa consciência da marca pode trabalhada e desnvolvida no seu planejamento estratégico de marketing e comunicação.
Toda empresa gostaria de ser conhecida por todos, ser lembrada nos momentos mais importantes e ser a preferência na aquisição de uma oferta. Ter esse tipo de reconhecimento abre novas oportunidades de negócio e vendas, impulsionando o seu crescimento.
Algumas empresas conseguiram trabalhar com inteligência o seu nome ao ponto de, em alguns casos, a própria marca se confundir com o do tipo de produto. Sucrilhos, Gilette, Bombril, Cotonete, Band-aid e muitas outras. Essas empresas conseguiram ter grande presença na rotina diária dos consumidores e trabalharam para conquistarem essa posição invejável.
Neste processo de reconhecimento, está presente o brand awareness. Quanto mais o público estiver familiarizado com sua logomarca, identidade, suas mensagens e com os seus produtos, maior será o espaço que a marca ocupará na lembrança do consumidor.
Vamos explicar, neste artigo, a importância do awareness na relação entre marca e público para as estratégias comerciais da empresa. Além disso, vamos falar sobre como desenvolver esse tipo de sentimento em relação a sua empresa. Continue sua leitura!
O que é o brand awareness?
O brand awareness é um indicador que metrifica o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores. O termo ajuda a apontar a força de uma empresa e seus produtos no mercado. Ele também permite entender a presença da marca no cotidiano dos consumidores.
Este conceito pode parecer um pouco vago, a princípio, pois lida com a quantificação de um sentimento que é intangível, como a notoriedade da marca, seus produtos, serviços e valores. Além da sua atuação e a repercussão no mundo em nossa sociedade.
Mas isso está diretamente ligado ao branding. O desenvolvimento do reconhecimento da marca é um dos objetivos que pode ser trabalhado em seu planejamento estratégico de marketing e comunicação. Não focar apenas em comunicar ofertas e produtos, mas pensar, também, em um significado que conecte a empresa com os seus clientes.
Ao trabalhar a sua marca e seu significado em diferentes frentes, você cria um valor único, um sentimento em relação a sua empresa. Mesmo que não tenha um valor diretamente comercial, esse diferencial em relação ao público pode ser o fator decisivo para a aquisição dos seus produtos e serviços.
Qual a importância do brand awareness?
Ser reconhecido indica que a empresa está ativa na lembrança do público. Uma empresa com melhores índices de brand awareness diante do seu público-alvo gera maior confiança e isso reflete em seus resultados.
Um estudo realizado pela Nielsen mostrou a importância do reconhecimento de marca para o resultado operacional da empresa. Segundo a pesquisa, as empresas analisadas com campanhas que trabalham o seu awareness em suas estratégias de marketing acima de 30%, tiveram conversão superior a 40%.
Por isso, quando as empresas investem e trabalham o seu brand awareness ela é mais lembrada durante uma jornada de compra ou indicada para conhecidos.
Agora que entendemos um pouco a importância do reconhecimento de marca, conheça, em mais detalhes, alguns dos principais benefícios para sua empresa.
Aumento das vendas
O consumidor considera diferentes variáveis antes de adquirir um produto ou serviço, seja na internet ou em pontos de vendas físicos. O brand awareness elimina diversas barreiras e encurta a jornada de compras.
Ser uma referência oferece mais confiança nas suas ofertas. As pessoas sabem da sua qualidade e procuram suas soluções antes de seus concorrentes. Por isso, é natural que empresas mais conhecidas no mercado tenham um volume maior de vendas em relação a concorrentes menos conhecidos.
Alcance e autoridade
A exposição constante é uma característica das empresas que são lembradas como sinônimos de sua própria categoria. Essas marcas têm um amplo alcance em sua comunicação. Essa exposição associada a valores da marca permite às empresas estarem presentes nas conversas de nosso cotidiano.
O reconhecimento, se bem trabalhado, também pode te tornar uma referência em determinada área, trazendo uma autoridade de especialista para sua empresa. Trabalhar o seu brand awareness permite que você ocupe esta posição em relação ao público de alguém que executa suas atividades com alto padrão de qualidade e excelência.
Fidelização e relacionamento com o público
Num mercado diversificado, no qual o cliente tem várias possibilidades de serviços a sua disposição, as marcas que estão mais próximas dos clientes e detêm a sua confiança, largam na frente. O brand awareness permite às marcas estarem presentes na vida dos clientes. Dessa forma, as empresas conseguem ser lembradas no momento em que eles mais precisarem de seus serviços.
A lembrança positiva da marca também permite criar um vínculo de relacionamento dessas pessoas e com a sua empresa. Essa aproximação amplia o número de recomendações sobre seus produtos e serviços a colegas, amigos ou pessoas próximas. Isso ajuda a aumentar a quantidade de vendas e a atração de oportunidades de negócios com um menor esforço comercial.
Como medir o reconhecimento da marca de uma empresa?
Como dito anteriormente, o brand awareness está relacionado a um sentimento intangível. Por isso, não é fácil de ser identificado e acompanhado. Além disso, o desenvolvimento de metodologias para acompanhar o desenvolvimento de indicadores da sua empresa não permite isolar, com tanta precisão, os resultados obtidos, devido aos valores da sua marca.
Existem, porém, algumas estratégias que são utilizadas para identificação do seu impacto no resultado operacional da empresa e da qualificação deste reconhecimento.
De forma mais direta, o brand awareness pode ser identificado a partir de pesquisas, do feedback de clientes ou de menções da sua marca nas redes sociais, por exemplo. Nesses levantamentos, é preciso investigar e entender como a marca é conhecida pelo público e qual o nível de familiaridade das pessoas com a empresa e seus valores.
Do ponto de vista comercial, esses estudos podem, ainda, ajudar a entender o consumo dessas pessoas com a empresa e a sua recorrência de compra. As entrevistas permitem, também, identificar o comportamento do público em relação a indicações e outros fatores que contribuem para a conversão na sua empresa.
Em canais on-line é possível monitorar o tráfego direto gerado para o domínio do seu site. Esse indicador é importante e mostra um alto nível de conhecimento do seu público sobre a marca, uma vez que eles não pesquisam por soluções ou produtos que você oferta.
Porém, muitos usuários utilizam navegadores que oferecem sugestões automáticas de buscas na barra de endereços. Ao digitar o nome da sua empresa, essas pessoas são direcionadas para uma SERP com a palavra-chave do nome de sua empresa. Monitorar o volume de buscas diretas sobre o nome da sua empresa na internet e o tráfego gerado a partir desses termos também são indicadores importantes do brand awareness.
Com a utilização de uma plataforma de CRM é possível obter algumas informações sobre o impacto do brand awareness na retenção e fidelização de clientes. Nessas ferramentas, é possível cruzar o percentual de usuários de tráfego direto que fizeram algum tipo de compra ou conversão. Os relatórios de vendas também ajudam a entender a recorrência e fidelidade desse público.
Com o desenvolvimento de uma estrutura de dados na empresa, é possível obter algumas informações que ajudam na identificação de alguns resultados do brand awareness. Porém, muitas vendas não serão diretamente atribuídas ao valor da sua marca. O monitoramento constante e o cruzamento destas variáveis permite obter insights que auxiliem na identificação da qualidade da reputação da sua empresa.
Como aumentar o awareness de uma marca?
Elevar a forma como sua empresa é vista pelos consumidores exige um trabalho amplo e estruturado de gestão da sua marca. É preciso ir além do seu produto e agregar valores únicos a sua empresa. Características únicas que contribuirão para desenvolver um relacionamento com seu público e se diferenciar da concorrência.
Descubra, abaixo, algumas estratégias que podem contribuir com este objetivo.
Personalidade da marca
A personalidade da marca está inserida em todas as suas atividades. Mesmo que você não tenha consciência disso. A prestação de serviços, o atendimento ao consumidor, a comunicação da empresa e a forma como ela se coloca em cada uma dessas situações de contato com seu público diz muito sobre a sua marca.
A personalidade é o grande diferencial do negócio e deve estar alinhado com seus valores e crenças. Dessa forma, quando há uma unidade na mensagem entre esses diversos pontos de interação, o discurso da sua marca se torna claro e significativo para o seu consumidor.
Essa identidade transborda para a sua linguagem e identidade visual. Esses elementos contribuem para gerar um impacto inicial no consumidor. Através dos diferentes canais de comunicação, em uma exposição regular e contínua, é possível criar um reconhecimento de símbolos, signos e cores e remetê-los a sua empresa.
É por isso, por exemplo, que uma marca como a Red Bull investe de forma ampla em diferentes esportes. Eles patrocinam atletas, equipes e realizam eventos diversos em todo o mundo. A marca está inserida no futebol, na Fórmula 1 e ainda em outras modalidades, como esportes radicais e de aventura.
Essa exposição contribui com seus valores e personalidade de marca, associando as características inerentes das modalidades para si. Em uma estratégia bem desenvolvida, este reconhecimento ocorre mesmo quando a marca da empresa não pode ser nomeada.
Presença de mercado
A escolha dos canais de comunicação mais adequados ao seu público faz parte do desenvolvimento de uma estratégia de brand awareness. É preciso estar presente na rotina do seu público de forma constante, conhecer seus hábitos de consumo, de mídia e seus gostos pessoais, mesmo os que não tenham relação com o seu produto, contribuem com esse processo.
Procure mapear o perfil do seu público e, se possível, daquelas pessoas que são o seu consumidor ideal. Busque entender sobre as temáticas que eles têm mais interesse. Quanto mais informações você levantar, maior será o seu leque de possibilidades para se aproximar do seu público.
No mundo corporativo, marcas que atuam no segmento B2B, por exemplo, utilizam os eventos e congressos como uma forma de estar presentes e próximos de seus possíveis clientes. Essa exposição constante nestes tipo de eventos, mesmo que o cliente não tenha interesse na sua oferta naquele momento, cria uma lembrança de marca.
Na internet, os influenciadores digitais são uma outra forma de aproximar a sua empresa do seu público de interesse. Os produtores de conteúdo oferecem um maior perfil de aproximação da persona desejada e já contam com uma credibilidade preestabelecida. Sua indicação confere um importante ponto de referência para a construção da sua marca.
No mercado brasileiro, a Fanta tem utilizado destas estratégias para se aproximar do público jovem. A empresa tem focado na exposição da sua marca em eventos on-line e presenciais com foco neste público e, também, apostado na interação com personalidades on-line para criar um valor perante o seu público.
Conteúdo e SEO
O Google é a principal ferramenta de obtenção de informações na atualidade. Para procurar um produto, uma informação ou qualquer outro tipo de conteúdo, usamos a plataforma para encontrar respostas. Esse canal também pode ser usado na estratégia de brand awareness da sua empresa.
Muitos usuários têm a percepção de que as empresas que estão nas primeiras posições do buscador são as principais referências naquele tema. Quando dentro do universo de um mesmo assunto, o usuário encontra, diversas vezes, um mesmo site ou nome de uma mesma empresa e essa percepção de referência de mercado é reforçada.
Por isso, uma estratégia de conteúdo e SEO também contribui conferindo o status de autoridade para a sua empresa. Conteúdos relevantes criam percepções positivas dos usuários on-line. Eles agregam valor com informações que serão úteis a ele, permitem o desenvolvimento de uma relação entre usuário e marca com a criação de uma confiança.
O desenvolvimento de outros tipos de conteúdos como ebooks, infográficos ou até mesmo mesmo a realização de webinários fortalece o posicionamento da marca como uma autoridade nos assuntos que ela aborda. Estes conteúdos podem, ainda, ser compartilhados nas redes sociais, aumentando seu alcance e espalhando o nome e o reconhecimento da marca na internet.
A Totvs desenvolveu uma estratégia para ganhar espaço no ambiente on-line a partir do desenvolvimento de conteúdo. A empresa conseguiu ocupar posições de destaque em buscas de palavras-chaves relacionadas ao universo gerencial e comercial, foco de seus produtos e principais dores de sua persona. Ao ocupar uma posição de destaque, ela reforça seu status como autoridade nestes assuntos perante os usuários on-line.
Experiências de marca
É possível ampliar o brand awareness a partir do desenvolvimento de experiências junto a sua marca. Essas experiências podem ser complementares a sua oferta de produto, trazendo alguma complementação que o ajude a se destacar de seus concorrentes e atingir um número maior de pessoas.
O público busca por experiências que se destaquem e façam algo de forma diferente. De forma simples, é comum oferecer um café ou uma bebida para um cliente em atendimento. É um cuidado simples, mas que destaca a marca. Mostra o seu cuidado com o cliente na prestação do serviço, oferecendo um atendimento mais humano e cordial.
Busque identificar as dores do seu mercado e propor soluções. Tente se mostrar uma empresa que faz diferente dos seus concorrentes. Muitas vezes, não é necessário um grande investimento no desenvolvimento dessas ações. Mas pensar em como ajudar o seu cliente dentro do seu ramo de atuação.
É possível, também, desenvolver experiências mais chamativas. A Skol se destaca por apoiar diversas festas de carnaval pelo país. Cada ano a empresa traz uma ativação diferente para ajudar na diversão do público durante as festividades. Nos últimos anos, ela espalhou chuveiros e um escorregador inflável. Uma atração divertida e alinhada com a proposta da empresa.
Conseguiu entender um pouco mais sobre brand awareness? Este conceito é muito importante para acompanhar o crescimento de uma marca.
Para que sua empresa alcance os resultados em seu reconhecimento, busque entender o seu público e estar presente na sua rotina de uma forma positiva. Conquiste mais credibilidade, transforme o processo de decisão de compras e aumente suas vendas.
Para saber mais sobre como se tornar uma marca referência no seu mercado de atuação e atrair mais consumidores, confira o artigo sobre Top of Mind em nosso blog.