User Experience ser refere a experiência um usuário tem ao experimentar produtos, serviços, plataformas ou qualquer tipo de aplicação. Entender e melhorar a usabilidade nestes pontos de contato pode auxiliar na melhoria do relacionamento com a marca e estimular novas conversões de vendas.
Uma empresa que deseja adquirir vantagem competitiva precisa conhecer bem o seu cliente, criar uma estratégia diferenciada, identificar os principais recursos e preocupar-se continuamente em manter um bom relacionamento com o seu cliente. É nesse sentido que a User Experience se destaca.
User Experience é um conjunto de elementos que vai determinar a experiência do usuário com o seu produto ou serviço. A partir do seu acompanhamento é possível desenvolver a forma como o seu cliente se relaciona com a sua marca nos diferentes pontos de interação entre essas partes.
Pensando nisso, elaboramos este texto para que você saiba um pouco mais sobre o tema, entenda o que é, quais são as vantagens e por onde começar com o UX. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a User Experience?
O cliente tem diferentes tipos de interação com a sua empresa. O User Experience (UX) está relacionado a essas interações. Isso envolve todos os momentos que seu cliente se relaciona com sua marca. Seja no mundo digital ou no físico. Isso engloba o seu canal de atendimento, site, redes sociais e muito mais. Está desde o interesse pela compra até o pós-venda.
Inúmeros fatores vão contribuir para que ele crie um relacionamento positivo ou não com a marca. Nesse sentido, um User Experience bem planejado contribuirá para que a forma como essa interação ocorra seja agradável ao seu público, o que permitirá resultados mais atrativos para o seu negócio.
Isso vale para sites e processos de atendimento oferecidos por uma empresa aos seus clientes. Eles podem ser eficientes, agradáveis e agregar valor para quem consome.
De acordo com Don Norman, um dos principais especialistas sobre o tema, a User Experience considera os sentimentos e emoções que provocam no usuário (felicidade ao adquirir um produto e satisfação com o atendimento, por exemplo), qual é a representação de seu produto durante a jornada do usuário e como essa experiência evolui ao longo do tempo.
Por que o UX é importante?
O cliente é a base do sucesso de qualquer empresa. As pessoas e seus comportamentos vão determinar o crescimento da sua marca. Com a evolução da tecnologias eles ganharam ainda mais poder, avaliando e recomendando os produtos que mais gostam
Nesse sentido, é preciso preocupar-se, também, com o UX Design. Entenda: para que o usuário tenha uma boa experiência em seu site e consiga achar os produtos necessários, ele deve ser planejado de acordo com as necessidades de seu cliente final e ser aperfeiçoado continuamente, com base nos feedbacks recebidos pelos próprios clientes.
Sendo assim, o site precisa apresentar um design agradável, com cores que combinem com a sua marca e não prejudicam a usabilidade dos usuários (dificuldade de leitura, por exemplo), além de haver a necessidade dele ser responsivo e contar com uma velocidade de carregamento agradável.
Além da User Experience, a User Interface também merece atenção. Refere-se à estratégia que visa melhorar a interação entre os usuários e o seu site. Qual a diferença para o UX? Enquanto o primeiro busca uma experiência de interface agradável, conforme demos alguns exemplos, o segundo trabalha a forma como essa interação ocorre. Ao levar em consideração ambos os conceitos, os resultados serão naturalmente mais atrativos.
Quais as vantagens do UX?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é o UX e também já entende sobre o conceito de UX Design, chegou o momento de entendermos as vantagens dessas estratégias para a empresa. Veja!
Maior conversão de vendas
Ao adotar qualquer estratégia em seu negócio, a principal preocupação é em aumentar as vendas. Nesse caso, o UX se destaca. Afinal, o cliente que tenha uma experiência positiva ao longo da jornada de compra, consequentemente, vai se sentir mais atraído em adquirir algum produto ou fechar negócio com a sua marca. Logo, as metas almejadas serão alcançadas com mais facilidade, além de proporcionar uma maior satisfação do seu cliente.
Fidelização
Clientes satisfeitos têm mais oportunidades de serem fidelizados. Philip Kotler, um dos principais nomes do Marketing mundial, afirma que conquistar um cliente pode custar entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Além dos custos de marketing serem naturalmente reduzidos, a sua empresa tem a oportunidade de definir preços mais competitivos, contando com mais informações sobre o público para eventuais estratégias.
A pessoa que conta com uma boa interação com a sua marca, seja qual for o momento da jornada de compra, terá maiores chances de voltar a fechar negócio, além de continuar acessando suas publicações nas redes sociais — o que possibilita um alcance maior.
Awareness
Quando há uma boa experiência, o cliente faz questão de indicar os seus produtos e serviços para outras pessoas. É o famoso marketing boca a boca. Expressão traduzida do Buzz Marketing — estratégia surgida nos EUA como uma opção às mídias de massa — é uma maneira muito inteligente das organizações aproveitarem as necessidades das pessoas de se expressarem para fortalecer a sua marca.
Entre as vantagens que isso traz para o negócio, destacamos:
- maior confiança por parte do consumidor — afinal, a indicação veio de alguém que ele conhece;
- maior foco — pessoas de mesmo círculo, geralmente, contam com objetivos similares;
- mais agilidade no processo de compra — justamente por confiar na indicação do amigo.
Maior satisfação do público
A experiência do usuário tem como objetivo ajustar e melhorar os pontos de contato da empresa para garantir que o público faça as ações desejadas e fique mais feliz, com seu objetivo realizado. Um site, uma rede social ou um atendimento que é acolhedor, ofereça as opções certas para que o usuário faça o que precisa dá muito mais confiança.
Diante desta satisfação, é possível desenvolver um relacionamento entre marca e cliente mais duradouro. A marca passa a ser atrelada com sensações positivas que vão reverberar para o cliente sempre que ele precisar novamente de seus serviços.
Economia de recursos
Todas as vantagens mencionadas, de alguma forma, contribuem para reduzir recursos com investimento em divulgação. Hoje, um dos principais desafios das empresas é diminuir gastos sem que isso afete a qualidade do produto oferecido ou do atendimento ofertado ao cliente — ganho que pode ser usufruído com as estratégias de User Experience.
Por onde começar com a User Experience?
O primeiro passo para a User Experience é ter uma estratégia bem estabelecida. Ao contar com uma visão clara do que a sua empresa pretende, terá insumos para mensurar os resultados atingidos. Para avaliar a experiência do usuário você pode analisar seis diferentes fatores:
Útil
As soluções oferecidas aos clientes precisam úteis e lhe ajudam a resolver problemas. Se aquele tópico avaliado for apenas cosmético ou não tiver relevância para os usuários, eles não são eficientes.
Usável
Não basta ter uma função e um objetivo, mas os recursos precisam ter inteface capaz de permitir a sua utilização por parte do cliente. Se sua solução ou plataforma for excessivamente complexa, dificultando sua utilização, sua empresa tem um ponto de atenção para trabalhar.
Desejável
Um produto, solução ou interface que faça o consumidor desejá-lo agrega valor à experiência do cliente. Isso está relacionado com as características e elementos visuais deste ponto de interação
Valorosa
A experiência do usuário deve agregar valor ao visitante, fazendo com que ele avance em relação à missão da empresa, orientada por sua visão de negócio. Toda interação do cliente deve ter como base estes princípios.
Localizável
Durante sua navegação ou interação, o usuário precisa encontrar as informações que precisa de acordo com seu objetivo principal, de forma fácil e ágil. A forma de entregar informações ou soluções adicionais é um ótimo complemento para esta atividade.
Acessível
As empresas precisam pensar na acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e como oferecer recursos para que elas consigam ter independência em sua utilização. Toda plataforma precisa ser planejada considerando essas possíveis limitações.
Crível
Como o consumidor confiará nas informações que ele está acessando em sua plataforma? As empresas, principalmente na internet, precisam oferecer sempre garantias ao seus clientes de que suas informações estão seguras.
Como o foco é o usuário, com base nesses tópicos a empresa deve reconhecer os principais gargalos enfrentados pelos clientes e como é possível superá-los. Esses pontos devem ser visitados continuamente, visando aperfeiçoar as principais características apontadas pelo seu público.
Como aplicar User Experience no seu site?
Apesar de estar inserida em todo relacionamento com o usuário ou cliente de uma empresa, a experiência do usuário é um conceito muito aplicada a internet. Neste espaço, a liberdade para se relacionar com os clientes é muito ampla, podendo fazer uso de diversos recursos para estimular suas ações.
O User Interface Design (UI) está diretamente ligado ao desenvolvimento da usabilidade de um site. Pensar em como torná-lo mais funcional para o seus visitantes a partir da experiência do usuário. Através de elementos interativos, cores, símbolos, textos, vídeos e som é possível apresentar as pessoas as informações desejadas e fazer com que se sintam mais envolvidos e engajados.
Ao mesmo tempo, a internet tem diversas particularidades que precisam ser consideradas para criar uma boa experiência de navegação:
- O site precisa ter boa velocidade de carregamento para garantir que seus visitantes encontrem aquilo que precisam;
- O conteúdo precisa ser escaneável para que o visitante consiga fazer uma leitura dinâmica, se for da sua preferência, e obter as informações importantes mais facilmente;
- Toda tela precisa ser responsivo para que possa se adaptar de acordo com o dispositivo usado pelo visitante para sua navegação, sem prejudicar a sua experiência.
Neste material, você pôde entender o que é a User Experience e quais são as suas vantagens, além de dicas práticas de como começar. Com o objetivo de conquistar o diferencial competitivo, essas estratégias possibilitam um retorno mais eficaz por parte de seus clientes, além de trazer a oportunidade de aperfeiçoar constantemente seus produtos, serviços e também o atendimento.
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