A ativação de marca é um tipo de estrategia de marketing para promover experiências positivas, em locais onde seu público tem amplo acesso e trazer valor ao lead para que ele se interesse pelo produto ou serviço. Uma ativação de sucesso deve expressar o propósito da empresa e gerar conexão com o seu público-alvo.
Buscar estratégias para fortalecer o branding é essencial para uma empresa. Por meio dessas ações, há a possibilidade de tornar o negócio mais conhecido e relevante no mercado, além de ser um importante aliado para os times de marketing e vendas — justamente pela possibilidade de atrair mais leads qualificados, contribuindo para gerar mais oportunidades ao negócio. Nesse contexto, a ativação de marca se destaca.
Tal ação tem, como objetivo, elaborar propostas que contribuem para que o lead seja avançado na jornada de compra, oferecendo experiências únicas e criando uma abordagem inteligente com o público.
Neste conteúdo, explicamos um pouco mais sobre o significado desse conceito, além de ressaltar dicas práticas para aplicá-lo. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a ativação de marca?
A ativação de marca é um conjunto de estratégias que contribuem para trazer valor ao lead e, consequentemente, contribuir para que ele se interesse pelo produto ou serviço. Essa ação é feita promovendo experiências positivas, em eventos ou em locais onde seu público tem amplo acesso.
Para obter sucesso com a ativação de marca, a empresa precisa deixar de lado a estratégia única de vender o seu produto. Pelo contrário, vai se interessar em se fixar na cabeça dos clientes, oferecendo algo de destaque. Seja um brinde, seja um prêmio ou uma atividade diferenciada, de acordo com o perfil de seus clientes.
Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, existe a necessidade de contar com um bom estudo e planejamento para realizá-la. Dessa forma, há a oportunidade de conhecer as necessidades de seu público, saber quais são as experiências que mais o comove e quais são os locais mais indicados para promover esse tipo de estratégia.
Quais as vantagens da ativação de marca?
Agora que você já entendeu o conceito da ativação de marca, vamos observar algumas de suas principais vantagens.
Associação da marca aos hábitos
Conforme mencionamos, uma das grandes sacadas da ativação de marca é tornar a experiência do consumidor mais rica e deixar o produto em segundo plano, pelo menos em um primeiro instante. Nesse sentido, a marca passa a ser associada a hábitos, o que garante uma maior fidelização e presença da empresa no mercado.
Vamos pegar como exemplo a Coca-Cola. Em suas campanhas de Publicidade, o negócio utiliza como slogan “Viva o lado Coca-Cola da vida”. A figura de linguagem criada em 2008 traduz esse ganho obtido por meio da ativação de marca: associar a empresa a hábitos simples do dia a dia.
Nesse sentido, aliado às propagandas veiculadas em diferentes mídias, o público associa um almoço de domingo em família e uma pequena comemoração com amigos e/ou pessoas próximas ao refrigerante, contribuindo para que ela esteja sempre inserida no imaginário social.
Criação de memórias junto ao público
Essa vantagem está diretamente ligada ao tópico anterior. Ao associar a empresa a hábitos e não ao produto em si, consequentemente há a oportunidade de criar memórias junto ao público.
Por meio da ativação de marca, o consumidor naturalmente traz aqueles produtos para a sua realidade, de modo que eles estejam sempre presentes em momentos únicos para aquele indivíduo. Naturalmente, memórias serão criadas, despertando o interesse por parte das pessoas de replicá-las — sendo esse um outro ponto que possibilita a fidelização.
Cria um diferencial perante aos concorrentes
Hoje, um dos grandes desafios para as empresas é o de conquistar a competitividade perante aos concorrentes, especialmente pelas amplas alternativas oferecidas ao público. Devemos levar em consideração as características do consumidor atual: antes de decidir por uma empresa, há uma pesquisa detalhada sobre os diferenciais de cada uma, justamente por ele ter em suas mãos o acesso às informações e às percepções de outros clientes.
Nesse sentido, a ativação de marca contribuirá para convencer os clientes de que a sua empresa é a melhor opção do mercado, além de trazer a possibilidade de encontrar mecanismos que orientem a equipe a traçar as melhores estratégias para apresentá-la ao público.
Como promover a ativação de marca?
Além do planejamento, existe a necessidade de seguir com algumas dicas simples para promover a ativação de marca de seu negócio. A seguir, selecionamos algumas delas. Confira!
Realize eventos
Ao entender quem é o seu público, os locais frequentados e o que ele busca em uma marca, há insumos eficientes para promover eventos de distintos motivos. Seja para o lançamento de uma linha nova, seja com objetivos institucionais.
Lembre-se sempre que o importante nessa ocasião será a experiência oferecida ao seu cliente. Ou seja, o produto é importante, mas ele não será o foco.
Por essa razão, o ideal é buscar por ferramentas que possibilitem a interação do público, fazendo com que ele tenha um contato rico com a marca antes mesmo de se interessar pela compra. Além de contribuir para o interesse desse possível cliente com os itens, vai permitir o conhecido marketing boca a boca — quando a própria pessoa se interessa em propagar o seu nome para amigos e familiares.
Organize ações promocionais
Certamente você já se deparou com ações promocionais realizadas por grandes marcas. A Coca-Cola, como já mencionado, por exemplo, constantemente utilizava estratégias para que seu público colecionasse tampinhas, rótulos, entre outros itens para trocá-los por brindes.
Hoje, as redes sociais têm ganhado uma importância relevante para as marcas. Nesse sentido, é possível adaptar essas ações para os canais digitais, de modo que os clientes possam conhecer a sua empresa, acompanhar os conteúdos publicados regularmente e ainda ter a oportunidade de conquistar prêmios — de acordo com as regras especificadas pelo seu negócio.
Interaja com o seu público
Devemos levar em consideração a necessidade de o público ser ouvido e “notado” pela marca. Por essa razão, independentemente de qual seja o canal utilizado pela sua empresa, interaja!
A Magazine Luiza, por exemplo, é um exemplo de interação com o público, principalmente pela sua personagem “Lu da Magalu”. Criada em 2003, seu objetivo foi justamente o de humanizar as compras virtuais, considerada até então fria pela empresa.
Tal estratégia deu tão certo que vem sendo replicada por outras organizações, além de a personagem ter ganhado “vida própria”. Nos eventos promovidos pela marca, há a possibilidade até mesmo de os convidados realizarem registros fotográficos com a Lu, o que amplia o alcance gerado e ainda possibilita alcançar os objetivos propostos pela ativação da marca.
Conte com um bom atendimento
De nada adianta buscar estratégias para humanizar a marca e interagir com o público nas redes sociais se existe algum gap de atendimento em outros canais. Por essa razão, a ativação de marca também funciona a partir de um relacionamento de qualidade, de modo que a pessoa que tenha essa interação sinta uma das peças mais importantes desse contexto.
Além disso, o atendimento de qualidade proporciona:
- fidelização de clientes — sabemos que fidelizar sai mais em conta do que atrair. Nesse sentido, um bom atendimento possibilita que a pessoa seja fiel ao seu produto e à sua empresa;
- aumento de credibilidade e confiança por parte dos clientes;
- aumento do Valor do Tempo de Vida do Cliente;
- maior ticket médio, uma vez que os clientes se interessarão por outros produtos/soluções;
- redução do Custo de Aquisição do Cliente.
Faça a campanha com base no budget
Antes de elaborar um planejamento para a ativação de marca, existe a necessidade de entender os recursos disponíveis em caixa para as campanhas. Para isso, faça um diagnóstico inicial para entender qual o valor que poderá ser destinado para as ações, uma vez que essa definição impactará diretamente nas estratégias adotadas.
Monitore de forma contínua
Por fim, independentemente de quais sejam as ações escolhidas pela equipe, é essencial que se realize um monitoramento contínuo. Dessa forma, há a possibilidade de entender quais são os pontos de melhoria e potencializar as estratégias que trouxeram resultados, contribuindo para que os números almejados sejam alcançados com mais facilidade.
Além disso, não deixe de coletar o feedback dos participantes. Por meio da percepção de seu próprio público, você terá insumos valiosos para produzir ações cada vez mais voltadas para o interesse de seus clientes, o que permitirá alcançar os indicadores preestabelecidos.
Nesse sentido, ao definir as próximas etapas da ativação de marca, você terá uma base concreta de dados que facilite a tomada de decisão.
Como implementar a ativação de marca também nos canais digitais?
Anteriormente, mencionamos algumas experiências positivas que podem ser oferecidas ao cliente para promover a ativação de marca. Oferta de brindes, participação em eventos e também elaborar ações em locais onde o seu público está são apenas algumas delas.
Porém, deve-se destacar a importância de também executar estratégias digitais de ativação de marca — a seguir, apresentaremos algumas sugestões sobre o tema.
Redes sociais
Não podemos deixar de lado a importância das redes sociais para qualquer estratégia do seu negócio. Por meio delas, a empresa tem a oportunidade de oferecer conteúdo relevante, além de ser mais um canal de interação com a sua persona.
Para começar as estratégias, o primeiro passo é o de conhecer o seu público, entender os hábitos, quais são os canais que eles mais utilizam, entre outras informações que contribuam para que você alcance essas pessoas de forma mais efetiva.
A partir disso, há a possibilidade de definir também o tom de voz a ser utilizado. Nas redes sociais, ela vai variar de acordo com o nível de formalidade que o seu produto exige, além do perfil dos clientes que se interessam pelos seus materiais.
Depois de seguir todos esses passos, é possível promover a ativação de marca a partir de ações práticas e que trazem bons resultados. Entre elas, destacamos:
- interagir com o seu público, tanto nas percepções positivas quanto nas negativas é essencial para trazer uma imagem de interesse por parte de seu negócio, além de ser uma premissa de um bom atendimento — ponto importante da ativação de marca;
- utilizar as ferramentas disponíveis nos canais para interagir com a sua audiência — hoje, diferentes canais oferecem soluções atrativas para que as marcas possam conversar com o seu público de maneira mais próxima. No Instagram, por exemplo, por meio dos stories, há a possibilidade de disponibilizar caixinhas de perguntas para que tirem as dúvidas sobre o seu negócio, criar enquetes, além de demonstrar um pouco sobre a realidade da sua empresa (os bastidores do trabalho executado).
E-mail marketing
Além das redes sociais, uma outra ferramenta que contribui de forma direta para a ativação de marca é o e-mail marketing. Primeiro, vamos às vantagens de contar com essa solução:
- foco na conversão de leads para o seu negócio;
- grande potencial de interação — mesmo com mensagens automatizadas, a pessoa que responder à sua mensagem tem a oportunidade de iniciar um relacionamento com a empresa;
- riqueza de dados — por meio de ferramentas específicas, o seu negócio tem a oportunidade de conferir a taxa de abertura dos e-mails, quantas pessoas clicaram nos materiais enviados, entre outras funcionalidades;
- facilidade de direcionar tráfego — se o seu objetivo for ampliar o alcance das redes sociais, por exemplo, basta direcionar o tráfego para esses canais;
- flexibilidade para a empresa.
Nesse sentido, como é possível promover o marketing de ativação a partir dessa estratégia? Confira algumas dicas:
- envio de mensagens de felicitações para os clientes em eventos específicos, como o aniversário ou datas comemorativas — Natal e Ano Novo, por exemplo;
- possibilidade de enviar descontos para clientes fidelizados;
- segmentação de clientes para enviar campanhas direcionadas, aumentando as oportunidades de negócio;
- possibilidade de enviar conteúdos ricos, de acordo com o nicho de atuação;
- elaboração de ações de pós-venda, trazendo insights importantes para a marca;
- pesquisas com as mais diversas finalidades, entre outros.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é a ativação de marca, quais são seus diferenciais, além de dicas práticas de como implementá-la. Para que os ganhos sejam alcançados com êxito e as estratégias impactem de forma positiva os seus clientes, o ideal é contar com o apoio de profissionais que tenham experiência no assunto. Essa equipe vai entender as suas necessidades e definir as ações mais indicadas para a sua realidade.
Deseja entender um pouco mais sobre o tema? Entre em contato com a gente e converse com nossos profissionais!