Uma campanha de e-mail marketing eficiente pode ser a peça-chave para o aumento das conversões em uma empresa. Além de conhecer as estratégias por trás dos tipos de e-mail marketing, também é necessário ter atenção especial às diversas métricas, para que os resultados possam ser cada vez mais promissores.
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas na hora de montar uma estratégia de marketing digital. Isso porque ele é efetivo e capaz de uma série de resultados importantes para as campanhas realizadas nas empresas.
Cada vez mais utilizado nos mais diversos tipos de negócios e segmentos demanda atenção e cuidado no planejamento do conteúdo. É importante que os disparos automáticos sejam bem pensados para evitar encher a caixa de entrada do público-alvo sem fundamento.
Pensando em incluir o e-mail marketing nas suas estratégias de marketing? Para isso é preciso entender o que é, como funciona, suas vantagens e como planejar uma campanha com base na ferramenta. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!
O que é e-mail marketing?
Trata-se de uso do e-mail nas campanhas de marketing digital, com conteúdo que visa criar e manter o relacionamento com o público da empresa. O objetivo de vendas se associa ao de atração, retenção e fidelização, de leads e clientes.
É importante salientar que esse tipo de recurso é fruto de um planejamento e estratégias bem-definidas. Ao contrário do spam que tem disparos aleatórios, o e-mail marketing é destinado a quem tem interesse pela informação, produto ou serviço oferecidos pela empresa.
Quais são os tipos de e-mail marketing?
Entre os principais tipos de e-mail marketing utilizados podemos destacar 4 que podem ser aplicados em momentos diferentes da campanha. Confira!
Newsletters
A porta de entrada do e-mail marketing, as News são enviadas periodicamente para a base de contatos da empresa ou um grupo de pessoas interessadas. O objetivo é manter o público informado, tendo como característica a variedade de conteúdo.
Com isso, a campanha consegue percorrer o funil de venda, alcançando os leads em todos os estágios. É uma ferramenta que pode trazer muitos resultados contribuindo para decisão de compra em momentos diferentes dentro da jornada.
A newsletter mantém um contato prolongado, nutrindo o lead com informações sobre o produto ou serviço, interagindo de forma contínua. Como é fruto do interesse de receber conteúdo, o mais provável é que o lead vá sempre conferir uma nova News que chega na caixa de entrada.
Campanhas promocionais
Mais do que apenas divulgar promoções, esse tipo de e-mail marketing tem o intuito de promover algo. Pode ser um produto, um serviço ou um conteúdo para o qual se deseja destaque, sempre com foco promocional, porém em um sentido mais amplo.
Quando disparado de forma estratégica e otimizada tem grande potencial de atingir o público certo em diversas etapas do funil. Para isso é preciso segmentar o público, ou seja, direcionar o conteúdo para aqueles que de fato têm perfil de conversão e compra.
E-mails transacionais
Já os e-mails transacionais são aqueles em que o lead ou cliente recebe um link para troca de senha, uma confirmação de pedido ou pagamento, um conteúdo para download, por exemplo.
Muito usado pelos e-commerces, empresas de serviços e softwares, tem muita efetividade, pois é o tipo de e-mail que o destinatário já espera. De modo geral, é resultante de uma ação gerada pelo próprio lead ou cliente, o que aumenta e muito a consistência do relacionamento.
Lifecycle E-mail
Se considerarmos a tradução literal, o ciclo de vida do e-mail diz respeito à atenção que precisa ser dada aos estágios do funil de vendas. É preciso levar em conta a quem o e-mail é destinado, já que o lead tem um tipo de interesse diferente do cliente ativo.
Enquanto as interações com o primeiro são trabalhadas pelo setor comercial, as do segundo envolvem mais estratégias de fidelização. Nesse contexto, o Lifecycle e-mail engloba ações e conteúdo para atração, nutrição, venda, engajamento e recuperação, de modo roteirizado.
Por que é uma estratégia tão importante no marketing digital?
Segundo uma pesquisa divulgada pela Rock Content em 2018, 76,6% das empresas brasileiras enxergaram o e-mail marketing como uma estratégia poderosa para se relacionar com clientes.
Os números se mantêm em 2022, especialmente após um período pandêmico e de uso maciço da internet para a realização de compras. É o que mostra a pesquisa feita pela HubSpot mostrando que 77% das empresas participantes viram o aumento dos níveis de engajamento dos clientes através do e-mail marketing.
Para criar e manter um relacionamento com leads e clientes é preciso mais do que apenas ter um bom produto ou serviço. Em um mercado de grande competitividade, ganha quem souber explorar os interesses do público sem invadir demasiadamente o seu espaço.
O e-mail marketing nasce de uma ação protagonizada pelo lead ou cliente, ou seja, ele demonstra que tem interesse de se relacionar com a sua empresa. A ferramenta serve para alimentar o desdobramento do primeiro contato, mantendo a marca presente em sua memória.
Da atração à retenção, o e-mail marketing é um canal direto que possibilita mesclar os conteúdos pelos estágios do funil de vendas. Com isso, permite que as estratégias tenham um efeito mais positivo, construindo uma relação duradoura e personalizada.
Com disparos planejados e objetivos, as chances de uma ação concreta por parte do cliente é real e tangível. As boas práticas de disparo do e-mail marketing agregam valor e contribuem para o sucesso global das estratégias de marketing digital.
Quais são as vantagens do e-mail Marketing?
O e-mail marketing está entre os principais e mais sólidos canais de marketing digital utilizados pelas empresas brasileiras. Considerando o nível de engajamento e o retorno conquistado por meio dessas ferramentas, os benefícios são inúmeros. Veja algumas vantagens!
Comunicação personalizada
Quando um lead ou cliente deixa o endereço de e-mail interessado nos conteúdos da sua empresa, ali já é possível saber um pouco sobre ele. A começar pelo nome, já que ele precisa preencher alguns dados para receber na caixa de entrada.
Dependendo da etapa em que ele está no funil de vendas, além de tratar diretamente pelo nome é possível ir direto ao ponto, sem rodeios. Se ele quer receber conteúdo promocional ou informações sobre o funcionamento de um produto, terá uma interação personalizada.
Investimento baixo
O e-mail marketing tem investimento baixo e retorno alto, o que torna essa ferramenta essencial para o marketing. Tudo o que a empresa vai precisar é de uma ferramenta de automação para programar os disparos e contar com a expertise do time de marketing digital.
Com os elevados índices de engajamento e conversão, rapidamente o investimento é recuperado, passando a gerar lucro. A relevância de conteúdo do e-mail marketing é a riqueza mais importante e isso não está atrelado às finanças e sim à criatividade da estratégia.
Alcance de um maior número de pessoas
O volume de pessoas que diariamente fazem algum tipo de interação com a empresa na web potencializa o alcance do e-mail marketing. Como os disparos são automáticos, vários leads e clientes são contactados ao mesmo tempo, conforme o estágio do funil em que se encontram.
Além de maior alcance, há um ganho de tempo e direcionamento dos profissionais para tarefas mais complexas. Enquanto o público recebe os emails, a equipe segue mapeando as interações e se prepara para atender leads e clientes de modo personalizado.
Geração de tráfego para o blog
Muitos leads chegam ao blog da empresa depois de receber um e-mail marketing, atraídos por conteúdos educativos ou informações sobre o produto ou serviço. É uma forma de conquistar novos clientes e intensificar o relacionamento.
De modo geral, os leads que vão ao blog ou ao site são os mais qualificados para se transformar em clientes ativos. É que nutridos pelo conteúdo do e-mail marketing, já chegam na página informados sobre a empresa e sintonizados com a marca.
Aumento das conversões
Por consequência, as conversões tendem a aumentar já que o e-mail marketing tem a função de manter o lead nutrido com bons conteúdos. Se ele mantém uma newsletter ativa ou executa alguma ação a partir de um e-mail recebido é porque se identifica com a marca e está mais propenso a uma decisão de compra favorável.
Como planejar uma campanha de e-mail marketing?
Dissemos no início que o planejamento é primordial para o sucesso e efetividade de uso do e-mail marketing nas estratégias de marketing digital. É preciso pensar na segmentação do público, nas etapas do funil de vendas e na proposta da marca para garantir um e-mail eficiente.
Pensando nisso, elaboramos um passo a passo que você pode seguir para incorporar essa ferramenta às campanhas da sua empresa e ter resultados expressivos!
1 – Faça uma segmentação específica
O marketing digital veio para mostrar que se você não segmenta seus contatos, a sua mensagem é só mais uma entre outras milhões de propagandas que o seu público recebe diariamente, correndo um sério risco de passar despercebida.
O seu lead está cada vez mais exigente por uma comunicação eficiente e personalizada. Por isso, não dá mais para fazer mala direta e esperar que isso traga algum tipo de resultado para o seu negócio.
O ideal é que você segmente os seus e-mails de acordo com o que o seu destinatário deseja realmente saber a respeito do seu serviço. Não adianta enviar um assunto sobre “como escolher um carro para comprar” para aquela pessoa que já adquiriu o automóvel e quer apenas saber mais sobre revisão.
É preciso sempre levar em conta a etapa do funil em que o seu lead se encontra, caso contrário, ele vai perceber que você não entende nada do que ele deseja. Com isso, ele tende a procurar outra empresa que compreenda a sua dor e ofereça o que ele precisa naquele momento.
2 – Separe um tempo maior para pensar no assunto do e-mail
Para muitas pessoas, o e-mail faz parte da rotina e a tendência é receber muitas mensagens por dia. Acontece que se o assunto não tiver um tom atrativo, que faça com que o lead ou cliente queira abrir o e-mail, seguirá direto para a lixeira.
Por isso, o conteúdo pode ter sido super bem escrito e pensado para aquele contato, mas se você não consegue atraí-lo a abrir o seu e-mail, todo o esforço terá sido em vão. Assim, vale a pena separar um tempo para pensar em um assunto bem escrito, relevante e chamativo.
Uma boa dica é utilizar emojis, o nome do lead ou palavras em caixa alta para dar um destaque. Solte a sua criatividade e aposte em algo inovador, mas, nada de enganar o seu público para ganhar clickbait, hein?
Se a intenção não for real e verdadeira, o leitor vai se sentir enganado, com grandes chances de se descadastrar ou até denunciar o seu conteúdo como spam. Se a proposta do e-mail marketing é fortalecer e manter o relacionamento, preze sempre pela sinceridade e autenticidade.
3 – Escreva bons conteúdos
Para criar um e-mail marketing de sucesso é preciso ter em mãos um bom conteúdo, pois ele precisa despertar no leitor a vontade de continuar a conversa e fazer a ação que você deseja, seja aprender mais sobre algo ou realizar uma compra.
É primordial pensar em assuntos relevantes e personalizados, conforme o perfil do lead ou do cliente, além do estágio de funil em que ele se encontra. Evite textos longos e cansativos, apostando em frases curtas, mas que consigam trazer boas informações para o destinatário.
Usar números e pesquisas é uma ótima pedida, mas, lembre-se, o primeiro parágrafo é o que vai fazer o seu leitor continuar a leitura, por isso, ela precisa ser atraente e eficiente. Nesse momento, você vai convencer a persona de que ela deve continuar lendo para saber mais o que sua empresa oferece.
Além disso, você pode contar com as boas práticas de escaneabilidade do texto, utilizando negritos, subtítulos e bullets points, destaque em outras cores, itálico e etc. Tudo isso, é claro, sem exagero, para não tornar a leitura cansativa e levar o leitor ao abandono.
4 – Não insira muitas imagens
A imagem é uma ótima forma de tornar o seu conteúdo ainda mais dinâmico, mas, dependendo da importância dela para o entendimento do conteúdo, isso pode ser prejudicial para a sua mensagem.
Isso acontece porque nem todo mundo pode estar com uma boa conexão na hora em que recebe o seu conteúdo. Por isso, o carregamento da imagem pode ser comprometido, assim como o sucesso do seu e-mail.
O ideal é que o seu e-mail marketing não seja criado em cima de imagens e que você utilize a ilustração como um elemento complementar. Dessa forma, as pessoas poderão acessar o seu conteúdo sem maiores dificuldades.
5 – Pense em quem está acessando por celular
De acordo com o relatório State of Mobile 2022, o Brasil está entre os países com o maior número de usuários de smartphones. Com isso, é provável que seu lead ou cliente abrirá seu e-mail marketing a partir desse dispositivo.
Considerando esse comportamento, é preciso que todos os formatos de conteúdos que você produz para a Web, principalmente os e-mails, sejam pensados tanto para computadores e notebooks, quanto para a versão mobile.
Não ignore os números e a preferência do seu público pelo acesso via smartphone, ou você pode perder a oportunidade de ter sucesso na campanha por não gerar conteúdo possível de acesso em diversas plataformas.
6 – Personalize a sua mensagem para cada leitor
O seu potencial cliente tem acesso a uma série de ofertas todos os dias, muitas delas iguais e com preços menores. Ganha quem sobressair em atendimento e personalização, oferecendo uma experiência diferenciada e mais agradável.
É preciso fazer com que ele se sinta único e especial, envolvido em uma estratégia que sugere o quanto sua empresa se preocupa em resolver suas dores e problemas. Quanto mais elementos você conseguir colocar, como o primeiro nome, a cidade que ele mora, empresa que ele trabalha ou a linguagem, melhor.
Nesse momento, as ferramentas de automação são primordiais para criar um e-mail marketing de sucesso. Isso porque elas podem te ajudar a criar um conteúdo personalizado de acordo com as informações que você tem do seu público.
7 – Destaque a sua CTA
Para que um e-mail marketing seja considerado de sucesso, o seu contato tem que realizar a ação que você deseja. Por isso, inserir uma CTA é primordial para a sua campanha e o ideal é que a Call to Action ganhe destaque entre o seu conteúdo.
A mensagem para fazê-lo clicar e agir deve ser atraente e ter algum sentido de urgência, mas não se esqueça do visual, pois é muito importante escolher as cores e formatos certos. A CTA é uma ótima maneira de calcular o interesse do seu leitor, segmentá-lo e ajudá-lo na jornada de compra.
Uma ação derradeira que pode levar o lead a outra dimensão ou fortalecer os vínculos com um cliente de longa data. Não se esqueça que mesmo que seu público goste do que sua empresa oferece, a concorrência tem trabalhado para “roubar” a sua clientela.
8 – Faça testes e aprenda com eles
Principalmente no início, pode ser difícil conhecer o seu público e entender o que o levaria a abrir ou não em um e-mail, ler ou até mesmo clicar na CTA. Muitos podem ser os motivos de um conteúdo ter mais ou menos acessos, comparado a outros, o que estimula o monitoramento desse desempenho.
Fazer o teste A/B é uma ótima maneira de entender esses fenômenos, o que funciona da seguinte forma:
- Envie e-mails com um elemento diferenciado para uma parcela da sua segmentação, como uma imagem, assunto ou a CTA.
Ao perceber qual e-mail performou melhor, você vai conseguir entender o que é realmente atraente para o seu público e aplicar nos próximos conteúdos. Vale fazer também para os horários e dias da semana, o que dá dimensão dos períodos de maior engajamento.
9 – Monitore os resultados
O marketing digital exige monitoração de performance e resultados de qualquer campanha realizada, o que pode ser feito por meio de dados. No caso do e-mail, não é possível mudar nada após o disparo, mas você pode aprender e fazer diferente em outra oportunidade.
Observe o número de e-mails enviados, abertura, cliques no texto, descadastros e spam. Entenda quem são aqueles leads e como você pode trabalhar para que eles avancem na etapa de compra.
Sempre compare os resultados de modo ágil e veja se está no caminho certo ou se é preciso realizar alguma mudança para “salvar” a campanha. Os números não mentem e mostram, por meio do comportamento do público, se os e-mails estão performando como esperado.
10 – Não comprar listas prontas
Não compre listas com contatos pronto, essa é uma das dicas mais importantes para criar um e-mail marketing de sucesso. É preciso lembrar que na estratégia de inbound marketing, o seu lead precisa dar autorização para você possa se comunicar com ele.
Uma lista suja, além de te dar muita dor de cabeça para separar qual contato serve para a sua segmentação ou não, pode desencadear em maior clicagem de spam, pessoas bravas com a sua marca e negatividade para a sua autoridade na internet.
O fácil pode sair muito caro depois, por isso, é sempre melhor se relacionar com um público qualificado, que tem chances de se tornar seu cliente um dia. O e-mail está mais vivo do que nunca e merece a sua atenção na hora de criar um planejamento de marketing digital.
Quais são os principais indicadores de e-mail marketing?
Chamados de KPIs ou métricas, os indicadores apresentam resultados de performance, ao passo que direcionam a ação estratégica. O planejamento é um esboço do que a campanha deseja, mas é na prática do dia a dia que será possível mensurar sua efetividade.
A melhor maneira de fazer esse acompanhamento é medindo os principais movimentos do seu público em relação aos e-mails disparados. Os indicadores apontam se os leads e clientes fizeram o que sua estratégia desejava ao receber o e-mail, tendo atingido ou não seu propósito.
Entre os indicadores de e-mail marketing destacamos os mais importantes, veja!
Taxa de entrega
Saber quantos e-mails chegam à caixa de mensagem dos leads e clientes cadastrados é uma importante métrica para entender a efetividade dos disparos. Observar esse número acende um alerta sobre a possível quantidade de ações executadas pelo público abordado.
Taxa de abertura
Dos e-mails enviados e entregues, quantos foram abertos pelos contatos? Saber essa informação não apenas mostra o interesse do público, como quais foram os assuntos (título) e conteúdo de melhor estímulo ao clique e abertura.
Taxa de cliques (CTR)
Seguindo a lógica da abertura, a quantidade de cliques revela quantos e-mails marketing enviados foram abertos, mensurando o engajamento. Leve em conta o clique único nessa contagem para ter um valor real, já que muitos usuários abrem o mesmo e-mail mais de uma vez.
Taxa de descadastro
Tão importante quanto os contatos clicam e abrem os e-mails é saber qual é a taxa de cancelamento da inscrição, ou seja, em toda a extensão da estratégia, levando em conta o funil de vendas, quais são os perfis que deixaram de querer receber os e-mails da sua empresa.
Taxa de conversão
Um dos indicadores de maior relevância no planejamento de marketing digital, a taxa de conversão mostra o números de pessoas que tomaram uma decisão favorável avançando na CTA a partir do e-mail marketing — seja para ler mais um conteúdo, comprar no site ou compartilhar entre amigos.
Taxa de rejeição (Bounce rate)
Essa taxa é importante para verificar a qualidade da sua lista de e-mail marketing, já que aqui, a rejeição diz respeito aos emails que não chegaram ao destino.
Pode ser que o endereço não exista, que a caixa do destinatário esteja cheia ou um problema temporário no disparador automático, o fato é que a recorrência pode comprometer a estratégia e vale a pena acompanhar de perto.
Retorno sobre Investimento (ROI)
Para que o uso de uma ferramenta como o e-mail marketing em uma estratégia de marketing digital seja considerado bem-sucedido, é preciso obter retorno sobre o investimento, em uma análise de médio e longo prazo.
Com esse indicador você consegue entender o quanto o e-mail marketing foi ou tem sido responsável pela rentabilização da sua campanha. O cálculo é simples, bastando comparar o total investido com o os valores resultantes das vendas originadas dos e-mails marketing.
É notável o quanto o e-mail marketing é poderoso no que se propõe a entregar dentro dos planos de marketing digital, logo, não deixe de apostar nessa ferramenta para incrementar sua campanha e obter sucesso no seu relacionamento e vendas.
Se você gostou deste post, que tal conferir mais um conteúdo, dessa vez, sobre como a transformação digital pode mudar a jornada do cliente!