Existem várias formas de ter ideias de conteúdo para seu planejamento de marketing. Ao conhecer de forma mais aprofundada os interesses e comportamentos da persona é possível identificar tópicos que podem ser trabalhados na sua estratégia.
Quanto mais original e relevante for um conteúdo maiores as chances de prender a atenção do público e alcançar seu objetivo. Por isso, é importante focar no planejamento de ideias de conteúdo antes de pensar no resultado das publicações.
Existem diversos meios de produzir e promover conteúdos que vão ajudar a esclarecer dúvidas ou tomar uma decisão de compra. Seja blog, redes sociais ou e-mail marketing, cada canal demanda uma abordagem específica para conexão com o leitor.
Ficou interessado em saber como ter as melhores ideias de conteúdo? Neste post, além de falar sobre a importância de um conteúdo relevante, trazemos dicas do que é necessário para ter insights de produção de conteúdo de alta performance!
A importância de um conteúdo relevante
Com um bom conteúdo é possível ajudar a aumentar os resultados da empresa utilizando diversos canais. É importante, no entanto, que as estratégias de linguagem, estruturação e relevância sejam aplicadas corretamente.
Embora o público-alvo seja o mesmo, as preferências de acesso e leitura devem ser consideradas. Entre os consumidores e clientes já fidelizados, o leitor do blog pode não ter o mesmo interesse pelas publicações nas redes sociais ou no e-mail marketing.
Sendo o conteúdo, hoje, um dos mais efetivos instrumentos de conversão, é preciso acertar no tom e encaixar as ideias em cada tipo de conteúdo.
Conteúdo para blog
O blog é uma das estratégias mais importantes de médio e longo prazo do marketing digital. É através dessa plataforma, que as empresas conseguem atrair o público para o seu site, educar o futuro cliente, mostrar autoridade no nicho e ser reconhecido no mercado.
Porém, uma das principais dificuldades do produtor de conteúdo é encontrar ideias de conteúdo para blog que sejam relevantes e que façam com que seu público retorne para o site.
Além de se preocupar com o número de visitas, é preciso estar atento ao valor que os seus conteúdos estão passando para os leitores. Com a internet, as pessoas têm um acesso maior de ofertas de produção de conteúdo e, por isso, o seu blog deve ser diferente e inovador.
O Google também deve ser agradado. Para que as suas postagens cheguem as primeiras páginas de pesquisa, você deve utilizar as técnicas de SEO. Mas, através de várias ferramentas e algoritmos, ele consegue perceber se o seu conteúdo é relevante e original, o que é crucial para você estar no topo ou na última página.
Além disso, o blog é a sua principal forma de atrair um cliente para o seu site e fazer com que ele engaje, conheça a sua marca, seu produto, e dê a permissão de uma continuidade de relacionamento. Por isso, um bom briefing sobre a empresa e suas principais metas é fundamental.
É importante que você se atente ao seu público-alvo e o que ele realmente deseja ler. Fazer isso não é uma tarefa fácil, já que, cada persona tem uma vivência e interesse diferente. Mas, com muita análise de dados e uso das ferramentas certas, você conseguirá sair da mesmice e ter ideias de conteúdo para blog arrematadoras.
Conteúdo para redes sociais
As redes sociais geram uma conexão instantânea e contínua com os usuários, mas para isso, é importante nutrir o perfil ou a página com conteúdo relevante. Quem segue uma empresa ou interage nos comentários é porque de alguma forma se identifica com a marca.
Essa identificação pode ocorrer por diversos motivos, desde a qualidade dos produtos ou da prestação de serviços, até o modo como a empresa atende ao cliente. O conteúdo então precisa ser direcionado de acordo com o perfil do público e o que ele busca de informação.
A melhor forma de ter ideias de conteúdo para as redes sociais é ficar de olho nos comentários, bem como nas estratégias da concorrência. Entre posts, vídeos e lives, o conteúdo deve ser dinâmico, interessante e chamar o público para uma ação junto à empresa.
Conteúdo de e-mail marketing
O e-mail marketing tem um forte apelo de conversão e estabelece uma comunicação direta com o cliente. Logo, seus conteúdos devem falar dos produtos ou serviços e a solução que eles oferecem, especialmente chamando a atenção para o custo-benefício.
Nesse tipo de conteúdo as ideias centrais prevalecem para evitar um texto longo e cansativo, sob o risco de abandono pelo cliente. O objetivo é construir uma relação com o cliente, nutrindo de informações e benefícios – divulgação de um novo produto, descontos e promoções, campanhas – com disparos regulares, mas planejados.
Como ter boas ideias de conteúdo?
O que é necessário para a produção de conteúdos relevantes? Além da estratégia é fundamental que as ideias se conectem aos propósitos de venda. Se a intenção é que sua audiência se encante pela marca, cada palavra, frase e parágrafo demanda cuidado pensando na conversão.
Dessa forma, alguns passos, mais do que sugestivos, são necessários para embasar as ideias utilizadas em cada conteúdo. Vamos a eles!
1- Atente-se ao seu SAC
Diariamente, você deve receber várias dúvidas pelas redes sociais ou até mesmo pelo telefone. Essa é uma excelente maneira de entender quais são os assuntos que o seu público tem interesse em saber.
Se o financiamento é o assunto do momento na sua caixa de mensagens, que tal fazer uma série de blogposts sobre o que é financiamento, os tipos, como dar entrada no processo, dicas para ter a sua solicitação aprovada, entre outros?
Isso vale também para os comentários no blog. Além de lê-los com atenção e responder, você pode pegar insights de pessoas que se interessaram pelo assunto e criar mais conteúdos sobre o tema.
2 – Pesquise por palavras-chaves
Uma das melhores formas de ter ideias de conteúdo para blog é estudando as palavras-chaves. Através de ferramentas como Google Adwords, Semrush ou Übersuggest você irá conseguir perceber se o tema que deseja falar é realmente buscado.
É possível ter acesso a relevância do tema, o número de pesquisas diárias daquela palavra, se a concorrência é alta ou baixa e muito mais. Além de receber sugestões que podem ajudar a repensar no seu tema.
3 – Utilize o preenchimento automático do Google
Sabe quando você inicia a sua pesquisa no Google e ela autocompleta? Dá uma sensação de que a ferramenta está te vigiando, não é mesmo? Mas é apenas um sistema de inteligência artificial combinado com uma série de algoritmos.
Eles são baseados em tendências e popularidade do tema. Geralmente são termos muito buscados e, por isso, a ferramenta prevê que você irá pesquisar sobre determinado assunto.
Além disso, é feita em tempo real e também a base da localização, o que facilita muito na hora de segmentar o seu público e entender o que determinado público quer saber na internet.
Pode fazer um teste. Se pesquisar “lugares para comer”, por exemplo, uma das primeiras opções será a cidade que você está no momento. Utilize a sua palavra-chave ou assunto que quer abordar e use e abuse dessa ferramenta.
4 – Encontre padrões nas suas análises
Analisar o seu blog ou seus posts, é fundamental para entender quem é o seu público, a idade, o tipo de linguagem, como ele acessa a internet, onde ele está e também quais assuntos interessam mais a ele.
Ao ter uma quantidade boa de conteúdos, o ideal é que faça a análise do número de visualizações, comentários, tempo de permanência na página e taxa de rejeição. A partir disso, você terá uma ideia de conteúdo que desperta mais interação e poderá investir seu tempo em produções sobre o tema.
Mas é importante entender que não são apenas as visualizações que irão indicar o valor daquele conteúdo. É preciso levar em consideração as outras métricas e fazer uma análise aprofundada.
5 – Aproxime-se do seu time de vendas
Apesar de você entender muito bem do seu público-alvo, os vendedores estão em contato direto com os potenciais clientes e recebem as principais dúvidas e interesses deles.
Além disso, ao tentar efetuar a venda, ele consegue ter insights do que pode ser melhorado nos produtos e, até mesmo, na comunicação da empresa para que esse público seja educado de forma contínua.
Por isso, o ideal é que o seu marketing digital esteja alinhado às vendas para que, juntos, vocês consigam conquistar o consumidor através de ideias de conteúdo para o blog que ele realmente deseja saber.
6 – Observe o que seu concorrente
O digital veio para mostrar que não existe receita pronta. O que deu certo para o seu concorrente pode não dar certo para você. Porém, é permitido visitar o blog do concorrente para conseguir insights legais e perceber o que pode dar certo ou não.
Lembre-se: a análise da concorrência deve ter como principal objetivo aprender mais sobre o mercado que você atua. É totalmente saudável e ético, desde que usado da maneira certa e sem ferir o direito do outro.
7 – Fique de olho nas notícias e nos assuntos mais falados das redes sociais
É sempre bom estar atento às notícias relacionadas ao seu nicho. Elas também podem ajudar nos insights e a trazer autoridade para o seu texto através de citações e fontes confiáveis.
Se a sua área é de nutrição e está divulgando a dieta do momento, é uma ótima ideia falar sobre ela, as vantagens, desvantagens e perigos da modalidade. Por ser um assunto em alta e pouco discutido ainda, isso pode trazer muitos visitantes em busca de mais informações.
8 – Siga os influenciadores digitais do seu nicho
Os influenciadores digitais possuem uma proximidade muito bacana com o público. Com o stories do Instagram essa interação se tornou ainda maior com campos de perguntas, enquetes, entre outros.
Ao acompanhar esses criadores de conteúdo, você consegue observar o seu público-alvo mais de perto e entender os principais interesses e questionamentos que eles possuem. Vale até mesmo fazer um convite para que esses comunicadores tenham um espaço no seu blog, atraindo o público dele para o seu site.
Uma dica bônus são as ferramentas que você pode usar para se inspirar e ter ideias de conteúdo de alto valor agregado ao potencial de venda da sua marca. Entre elas, recomendamos:
- Google Trends – é uma base de dados do buscador em que é possível pesquisar as palavras-chave mais relevantes de um segmento;
- Answer the Public – permite pesquisar as principais perguntas que sua audiência está fazendo na web sobre um determinado assunto, o que ajuda na geração de ideias;
- Dicionário Criativo – mais do que o significado de uma palavra, a ferramenta apresenta sinônimos, citações, rimas, palavras relacionadas e expressões populares, o que é essencial para que o conteúdo não seja repetitivo.
O conteúdo é uma das principais e mais eficazes ferramentas para atrair o seu público e iniciar a jornada de compra. Por isso, ele deve ser sempre estratégico e levar em conta o momento em que audiência – consumidor e futuro cliente – se encontra.
Para que as estratégias sejam bem-sucedidas e gerem resultados para o negócio é importante utilizar recursos facilitadores. Aproveite e confira como fazer um marketing orientado por dados com a ajuda do data driven!