Uma call to action (CTA) é um comando inserido em peças de marketing como textos, imagens, vídeos, formulários, entre outros para convidar o usuário a realizar alguma ação especificada. Normalmente esse convite é feito através do uso de verbos que induzem o público à realização desta ação.
Com o objetivo de atrair e qualificar leads, existe a necessidade de buscar e entender sobre as principais práticas existentes. O Call To Action (CTA) é uma delas, sendo uma parte importante de qualquer estratégia de marketing bem sucedida.
Se você já navegou por algum site ou conteúdo, certamente já identificou alguns banners, textos, elementos visuais, chamadas ou linkagens que te estimularam a realizar alguma ação, certo? É justamente esse o objetivo do CTA, contribuir para que o usuário e/ou lead possa tomar uma ação durante aquela navegação.
Por ser uma estratégia extremamente importante para o marketing digital, elaboramos este material onde elencamos as principais dúvidas. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o Call To Action (CTA)?
O Call To Action, também chamado de CTA, é uma chamada visual ou textual que contribui para que o leitor seja incentivado a realizar uma ação. É uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing, seja na Internet ou em outros meios off-line.
Quando uma empresa faz uma ação de marketing ela quer convencer um possível cliente a reagir e a fazer algo do interesse dela. Esse é o objetivo do CTA: fazer um chamado, um convite para seus possíveis consumidores.
Este chamado para a ação pode ser direcionado para o fundo do funil, convidando para o consumo de um produto ou visita a um ponto de venda, por exemplo. Ele também pode estar nas outras etapas da jornada do cliente, com diversos tipos de chamados ou convites para interação com uma marca.
Por ter tantas possibilidades, entender o papel e a melhor forma de utilizar o CTA nas suas estratégias de marketing é tão importante. Abaixo você vai descobrir mais sobre como desenvolver melhores chamados para a ação e garantir mais interação com seus consumidores e vendas para a sua empresa.
Quais são os principais tipos de Call To Action?
Os CTAs podem ser visuais como banners, botões ou imagens inseridos ao longo do conteúdo ou site quanto textuais, como uma frase num panfleto, banner ou outro material impresso convidando o espectador para o próximo passo. Eles também podem estar em vídeos e áudios, tanto na locução quanto nos elementos visuais que podem aparecer na tela.
Quando são disponibilizados em plataformas multimídia, podemos sempre incentivar o leitor de forma direta a acessar um novo link. Isso pode ser para fazer o download de algum material rico de seu site ou preencher um formulário.
Esta é uma oportunidade de você conseguir algum contato de possíveis leads de forma muito mais rápida e fácil. Imagine o esforço que seria necessário para seu possível cliente se deslocar até um determinado local ou ter de fazer uma ligação telefônica, por exemplo.
É preciso sempre pensar em facilitar o processo para que o usuário consiga fazer uma nova ação. Cada formato tem suas características particulares e entendê-las permite que a sua empresa possa fazer melhores escolhas na sua utilização.
Banner
Os banners são imagens estáticas ou móveis que tentam atrair o visitante a realizar uma ação por meio dos seus elementos visuais. A imagem é vinculada sempre a uma página de destino onde o usuário realizará a ação proposta. O uso de elementos visuais é importante para que ele consiga identificar o convite da ação proposta.
Botões
Os botões são um formato muito comum em formulários e em páginas de conversão ou navegação. Seu objetivo é ajudar o usuário a iniciar ou concluir uma ação. Por isso, eles se destacam visualmente dos outros elementos da página, permitindo que o usuário entenda que ele o guiará para outro local na web ou no site da empresa.
Links em texto
Os CTAs podem estar linkados a palavras dentro de um texto. É a forma mais comum de se guiar o caminho do usuário na web. Sua utilização está diretamente relacionada com o desenvolvimento da Internet como plataforma de mídia.
Call To Action textual
Quando você está andando pela rua e recebe um panfleto, não tem a opção de clicar num elemento. Este conteúdo busca convidar os usuários a realizar alguma ação através da integração com outros canais de contato. Você pode ligar para a empresa e falar com um atendente ou ser convidado para ir até um ponto de venda.
Por exigirem uma ação física, requerem maior esforço por parte do indivíduo. Isso exige que ele entre efetivamente em contato com a sua empresa e que aceite o chamado à ação para algo realmente atrativo para aquela persona.
Call To Action em áudio e vídeo
Em canais de televisão ou emissoras de rádio você também não tem a opção de clicar para guiar um usuário. Em plataformas on-line de vídeos ou podcasts, ao menos é possível incluir informações na descrição do conteúdo, permitindo que o usuário interaja de forma mais fácil. Nestes casos é preciso apresentar o convite para a ação usando os recursos que essas mídias oferecem como elementos visuais ou sonoros.
Porém, da mesma forma que os CTAs textuais, isso exige um grande esforço por parte do usuário para realizar a ação desejada. Então, os usuários tem como fator dificultador a passagem do tempo. E isso exige atenção.
Se o objetivo da ação é fazer com que o seu possível cliente entre em contato com a sua empresa por telefone, ele precisa compreender o número e ter tempo de anotá-lo para entrar em contato posteriormente. Caso a plataforma de conteúdo não permita a pausa ou volte alguns segundos ou, se a informação for apresentada de forma muito rápida ele pode não conseguir acompanhar nem ter tempo suficiente para dar o passo seguinte.
Código QR
O código QR é uma ferramenta que permite a integração mais fácil entre o mundo físico e o virtual. Ele existe desde os anos 90, mas sua utilização cresceu junto com o desenvolvimento dos celulares e outros dispositivos móveis.
Atualmente, com a câmera de um celular apontada para um código é possível acessar uma página web. É um processo muito mais fácil e rápido do que convidar um usuário para digitar uma URL ou um número de telefone. Dessa forma, as empresas podem usar o código como um CTA para facilitar a jornada dos seus clientes em relação aos meios de comunicação analógicos, colocando-o em panfletos ou telas de vídeo.
Como escolher o melhor Call to action para determinado material?
Por serem tão versáteis é importante saber identificar qual o melhor CTA para cada peça, pensando no percurso da jornada do seu consumidor. O local, o dispositivo onde ele está consumindo o seu conteúdo, o horário, o objetivo e muitas outras variáveis podem alterar os resultados e a forma como o cliente interage com a sua marca.
Por isso, agora vamos apresentar as dicas essenciais para que você elabore um bom CTA e converta mais leads. Veja!
Considere o funil de vendas
A primeira dica está relacionada ao funil de vendas. Existem aqueles CTAs próprios para a fase de atração e outros para materiais de consideração, quando o lead já está mais maduro para tomar uma decisão.
Se o usuário ainda não sabe qual é o seu problema de fato, não é indicado CTAs que o convidem para conhecer produtos e nem para conversar com algum consultor.
Sendo assim, os CTAs mais adequados são aqueles que permitem enviar mais conteúdos que ajudem no seu processo de decisão de compra: assinar newsletter, comentário no post, conhecer as redes sociais, ler outro artigo, entre outros.
Já o material que aborde a importância de determinada solução é ideal para consideração. O lead já entende que ele precisa de uma ferramenta como aquela para melhorar os fluxos de seu negócio.
Dessa forma, já existe a possibilidade de oferecer um CTA mais voltado para o negócio: conversar com um consultor, testar o produto grátis por algum tempo (caso ofereça essa funcionalidade),
Escolha o formato do CTA
Como vimos, há diferentes formatos de Call To Actions. Entenda o consumo de mídia e conteúdo do seu público. O ideal é que você defina aquele que melhor se adapte à sua persona ou ao conteúdo em si.
Além disso, sempre analise os resultados gerados por esses CTAs. Se houver a identificação de que CTAs mais imagéticos trazem respostas mais interessantes, significa que você pode investir mais nesse tipo de Call To Action. Assim, como em qualquer outra estratégia de marketing, a metrificação é fundamental para que alcance o objetivo pretendido.
Defina um objetivo para o CTA
O Call To Action precisa ter um objetivo. Entenda qual a necessidade da sua empresa e como orientar o lead a realizá-la. Defina as etapas e a jornada do lead. Use o CTA para fazer com que seu lead avance. Aqui, existe a possibilidade de aliar as suas metrificações de marketing como um todo.
Se o objetivo da sua empresa é fazer vendas, você precisa guiar seu lead para o caminho onde ele faça esta conversão ou fale com seus atendentes. Se o seu objetivo for ter um maior alcance nas redes sociais, esse convite pode estar presente ao final do texto.
Só que até ele chegar neste objetivo pode ter diversas escalas, como visto na importância do funil de vendas. Defina os pontos decisivos para sua jornada com o objetivo de guiar o caminho do seu lead.
Como fazer seus CTAs converterem mais?
Existem diferentes variáveis que podem determinar o sucesso da sua conversão. Controlá-las e testá-las é uma possibilidade para que a sua empresa possa alcançar seus objetivos. Por isso, é importante experimentar as alternativas e perceber qual melhor se adequa ao seu público.
Apresente uma oferta incrível
Para seu usuário interagir com o seu CTA, o esforço necessário da ação deve ser correspondente aos benefícios gerados por ela. O deslocamento até uma loja ou uma ligação para seu atendimento precisa ser vantajoso o suficiente para que ele faça este esforço. Para que o usuário preencha um formulário, os dados solicitados também devem estar nivelados com as vantagens que ele receberá após disponibilizar suas informações pessoais. Quanto mais complexo o modelo, maior a dificuldade de conversão.
Escolha o melhor local
Seja on-line ou off-line, o seu CTA não pode ficar perdido entre várias outras informações. Ele precisa se destacar para que seu cliente consiga fazer a ação indicada. Garanta a ele uma posição privilegiada. Na Internet evite fazer o usuário descer toda a tela para encontrar uma ação necessária.
Use o contraste de cores
Para que seu usuário encontre seu CTA facilmente ele precisa se destacar do restante do conteúdo e chamar a atenção. Use cores que se destaquem na sua página. Essa dica é importante independentemente do canal de divulgação, formato ou mídia.
Aposte em gatilhos mentais
Faça uso de gatilhos que ajudem na aceleração da tomada de decisão. Mostre urgência e escassez na sua oferta para que seu cliente não queira perdê-la. A possibilidade de ficar de fora de uma grande oportunidade fará com que ele dê o próximo passo mais rapidamente.
Seja específico
O objetivo do CTA é fazer com que seu usuário realize uma ação. Ao ser vago, ele pode não entender exatamente o objetivo e ficar com dúvida para fazê-la. Oriente seu usuário a se “cadastrar” indicando a ação, mas convide-o “para receber conteúdos incríveis”. Isso permite que ele tenha mais detalhes e sinta mais confiança para preencher um formulário de contato.
Faça testes
Todas essas variáveis podem afetar a relação do seu usuário com o CTA. Para entender qual combinação gera as melhores conversões procure realizar testes A/B alterando diferentes variáveis. Modifique as cores dos seus botões, mude seus textos, experimente formatos e composições diferentes. Procure sempre monitorar os resultados para entender melhor o comportamento e as preferências do seu público.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é um Call To Action (CTA), qual é a sua importância, além de dicas simples para criar o seu. Em uma estratégia de marketing, conhecer essas ferramentas e ações é fundamental para obter melhores resultados. Assim, há mais chances de aproveitar ao máximo as oportunidades, o que contribui para maior conversão em vendas.
Deseja entender um pouco mais sobre planejamento de marketing? Continue no blog e boa leitura!