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Blog corporativo: por que essa ferramenta é fundamental para o seu negócio?

  • 16/10/2018
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18 minutos

O blog corporativo tem um importante papel na comunicação das marcas. Trata-se de uma ferramenta relevante para as estratégias de marketing e vendas, com destaque na atração de tráfego qualificado para o site e, consequentemente, clientes em potencial.

A comunicação com o cliente é um dos principais focos de atenção dentro de uma estratégia de marketing de sucesso. Entre os canais utilizados para dialogar com o público-alvo, o blog corporativo se destaca pela relevância do conteúdo. 

São diversas as possibilidades e junto com o telefone, e-mail e redes sociais essa é uma ferramenta de grande impacto. Além de aumentar a visibilidade da marca, o blog tem a importante função de educar e manter leads, consumidores e clientes bem-informados. 

Alimentar um blog com assuntos de importância e interesse da sua persona pode ser o que faltava para o sucesso das suas vendas. Continue lendo para saber como construir a sua estratégia  com bons resultados para o seu negócio!

O que é blog corporativo?

É uma ferramenta usada no marketing digital que favorece e viabiliza a comunicação entre empresa e clientes. De modo geral, com o objetivo de chamar a atenção para os produtos ou serviços oferecidos pela marca potencializando as vendas. 

O blog é um canal para gerar tráfego e engajar o público, por meio de conteúdo que seja atrativo e relevante. É um mecanismo de atração, conversão e fidelização de leads, consumidores e clientes, levando em conta as etapas do funil de vendas. 

Diferentemente do blog pessoal, muitas vezes com publicações de temas livres e aleatórios, a versão corporativa obedece a uma estratégia de marketing bem definida. O planejamento engloba um conhecimento prévio do mercado e do perfil do público que se deseja alcançar com o conteúdo.

Por que criar um blog corporativo?

A internet tornou a informação mais fácil e dinâmica e, em contrapartida, a rede também possibilitou o acesso a uma gama de serviços. Uma transformação digital que exige maior empenho das empresas para se destacar da concorrência e assim conseguir atrair e fidelizar seus clientes. 

Podemos acompanhar, praticamente todos os dias, as mudanças de política de algoritmos nas redes sociais, capazes de prejudicar uma estratégia inteira de marketing. Não há como prever, pois o que funciona em um período pode ter as regras modificadas a qualquer momento. 

Utilizar esses canais de comunicação é válido, porém, importante não se tornar refém dessas alterações e correr o risco de perder audiência. É preciso ter um espaço personalizado, direcionado ao público-alvo, que seja encontrado com facilidade e contenha todas as informações sobre o negócio da sua empresa. 

Em meio a uma competitividade acirrada, a qualidade dos produtos ou serviços já não é o bastante para determinar uma posição de vantagem. Quem deseja crescer no mercado e atrair clientes, deve ir além e oferecer um atendimento completo, seja para tirar dúvidas ou solucionar problemas. 

Nesse cenário, o blog corporativo será o seu território na internet e carrega consigo uma estratégia muito poderosa: o inbound marketing. Esse planejamento consiste em levar o consumidor pelos três estágios de compra até que ele finalmente feche negócio. 

Por meio dos textos direcionados a cada persona e o interesse dela, você consegue apontar um problema que, muitas vezes, ela nem tinha conhecimento de sua existência, explicar como ele pode ser prejudicial e oferecer a sua solução. 

Um blog atrativo vai além da apresentação dos produtos e serviços, das soluções mais adequadas ou orientação sobre o uso de um item. Nele muitas informações sobre a marca, como valores e conduta diante de assuntos de interesse global, podem ser destacadas. 

É o caso de empresas comprometidas com as questões ambientais ou que sejam vinculadas a projetos de responsabilidade social. Muitos conteúdos associam marca e produto ao impacto esperado ou causado dentro desses contextos. 

Com um tom agradável, atento ao perfil da audiência, o blog aborda diversos temas em todos os aspectos do negócio. É possível gerar conteúdo que fale sobre as funcionalidades de um produto, diferenciais de um serviço e soluções mais adequadas. 

Para cada conteúdo produzido há uma estratégia por trás, direcionando a pauta para contextualizar a relevância. Da atração à fidelização, o blog permite uma jornada de condução do público, observando cada estágio do funil até chegar ao objetivo concreto de venda. 

É uma ferramenta que serve a diversos propósitos de uma mesma marca, mantendo a conexão com o público, seja ele formado por leads ou clientes de longa data. Isso quer dizer que o blog é um ambiente democrático, com uma personalidade única, que traduz o modo de ser e agir de uma marca.

Quais as vantagens de ter um blog corporativo?

O blog é o seu canal próprio, por isso, é importante que você pense em excelentes estratégias para conquistar o seu público. É nele que, por meio dos conteúdos, o lead, seguido do consumidor, é educado e preparado para se tornar um cliente ativo e fidelizado. 

Seu uso no marketing digital ultrapassa os limites geográficos, chegando a públicos que podem estar inclusive em outro país. Para isso, é necessário que o planejamento do conteúdo esteja alinhado não só com os objetivos da empresa, como com as estratégias aplicadas nos outros canais.

Com o tempo, o blog corporativo se mostra um potente instrumento que traz vantagens significativas e melhor posicionamento da marca. Veja alguns benefícios de adotá-lo na sua empresa!

Maior autoridade sobre o assunto

A sua empresa provavelmente é especializada em alguma área, seja TI, telefonia, construtora, loja de decoração ou uma advocacia. Logo, você precisa mostrar ao seu público que tem autoridade no assunto e conhecimento suficiente para entregar um produto ou serviço de qualidade. 

Por isso, ao ter um blog e produzir conteúdos relevantes, você cria proximidade com seu público mostrando soberania dentro do nicho em que a sua empresa atua. Diante de várias alternativas, a tendência é que o público busque por um blog que transmita esse nível de confiança.

Apareça nas primeiras páginas do Google

Se você não está no Google, a sua empresa não existe. Já ouviu esta frase? Essa é uma afirmação verdadeira, especialmente pelo fato de que o primeiro pensamento de alguém quando precisa de um produto ou serviço é consultar o maior buscador do planeta.

Hoje em dia, a ferramenta de pesquisas é o principal acesso dos internautas ao assunto de interesse. Por isso, quanto mais bem posicionada sua página estiver nessa plataforma, mais chances de as pessoas conhecerem o seu serviço. 

Apesar de um site ser relevante, é preciso ir além. Através dos textos de blog, você pode utilizar técnicas de SEO poderosas, que conseguem posicionar o seu conteúdo nas primeiras páginas. 

Tente se imaginar como usuário do Google e como as chances de clicar em um link da primeira página é maior do que seguir por outros caminhos. E isso acontece porque os sites e blogs que estão em destaque são analisados e selecionados pelo pesquisador de acordo com a sua relevância.

Relacionamento com o cliente

Criar uma boa relação com o cliente é fundamental para as suas vendas e, por meio do blog, você traz conteúdos relevantes que interessam ao seu consumidor. Dessa forma, você consegue sanar dúvidas, criar vínculo e fazer com que ele se sinta mais seguro ao efetuar uma compra. 

O público também pode se tornar um leitor fiel dos seus textos, mesmo que ele não esteja pronto para fazer a compra naquele momento. Lembrando sempre de manter a qualidade nos outros canais de atendimento. 

A relevância dos conteúdos faz com que o leitor volte ao blog sempre que precisar de informações. A nutrição é tão importante quanto a persuasão, já que a fidelidade com em todo relacionamento, demanda um tempo de maturação e conexão com as ideias e propostas.

Se tratando de um vínculo corporativo, apenas concretizar uma venda pode não ser o suficiente para que um consumidor compre novamente. Uma estratégia que explora com inteligência as etapas do funil, tende a ser mais duradoura e consistente.

Apoio no processo de venda

Geralmente, quando um vendedor quer oferecer um produto ao cliente, ele deve explicar como funciona e porque o objeto ou serviço é tão importante. No entanto, pode ocorrer todo esse diálogo e esforço serem em vão, já que o cliente não está interessado na compra naquele momento. 

Com os conteúdos ricos, além de ensinar ao cliente sobre o seu produto, você também consegue selecionar leads qualificados através de cadastros. A nutrição aprofunda essa conexão permitindo que na próxima oportunidade a conversa seja mais produtiva — o vendedor será mais assertivo na hora de fazer a venda.

Geração de conhecimento e aprendizado

Tanto para o cliente quanto para você, o blog pode ser uma excelente plataforma de aprendizado. Você, como produtor de conteúdo, terá que pesquisar a fundo o seu nicho e pode conseguir diversos insights para a melhora e inovação do seu produto. 

Já o cliente terá conhecimento sobre a área que você atua e como o seu produto pode ser útil para ele, gerando interesse e fidelidade à sua marca. Uma troca saudável de informações que amplia as possibilidades de negócio favorecendo as duas partes.

Como o blog pode trazer resultados para os meus negócios?

O primeiro passo para ter sucesso com um blog corporativo é construir um planejamento bem estruturado, ou seja, que contemple os canais de comunicação usados pela marca. 

Em cada formato uma estratégia será montada de acordo com seus propósitos, para que cumpra a função desejada. No caso do blog, antes de colocar no ar e divulgar para leads, consumidores e clientes, o conteúdo deve ser pensado em detalhes.

Quem chega ao blog de uma empresa espera encontrar informações esclarecedoras e orientações sobre determinado produto ou serviço. Além disso, é importante manter a regularidade das postagens para que o blog seja um ambiente atualizado e que acompanhe as tendências ou mudanças do mercado. 

Um bom blog corporativo, basicamente, se ampara no conteúdo para que suas estratégias e ações de marketing digital surtam efeito. Os critérios e elementos de abordagem nos conteúdos estão diretamente ligados às metas e projeções de vendas, bem como o prazo de retorno esperado. 

Levando em conta o processo e a jornada que ele percorre no funil de vendas, há uma gama de assuntos que podem ser abordados. Quanto mais rico em informação, esclarecimento e solução, maiores as chances de um tráfego intenso e aumento da conversão. 

Os clientes satisfeitos são aqueles que além da qualidade do produto ou serviço, percebem os esforços da empresa em entregar mais do que o esperado. O marketing digital já provou seu poder de atuação e conversão, com suas estratégias bem planejadas e aplicadas nos canais de forma adequada. 

Como você pode perceber, trabalhar com esse formato  de conteúdo na sua estratégia de marketing digital potencializa uma comunicação mais efetiva. O conjunto de ideias e ferramentas associada a um trabalho realizado por uma equipe com expertise, leva ao sucesso do ciclo de vendas. 

É importante ter um blog corporativo que ajude a tornar sua marca uma autoridade e referência de mercado, mas, nunca deixe seu canal sem conteúdos relevantes. O conteúdo é a menina dos olhos de qualquer canal ou ambiente on-line e o público, já educado para buscar o que há de melhor na internet, não se contentará com um blog mediano. 

Agora que você já sabe como ter um blog corporativo é fundamental para as estratégias de marketing digital, aproveite para conferir as tendências da área em 2023!

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