A black friday é uma ótima oportunidade de negócio para as empresas, mas com tanta concorrência de ofertas e por atenção do consumidor é importante ter um planejamento de marketing estruturado para estimular o interesse do público e gerar mais resultados.
A sexta-feira após o dia de ação de graças é reservado para a realização da Black Friday, um evento de vendas que acontece em diversos países do mundo inteiro. Com isso, as empresas que desejam alavancar o faturamento precisam pensar antecipadamente suas estratégias de marketing.
A ideia é atrair um número maior de clientes, divulgar os produtos em oferta e fazer um trabalho de relacionamento com o público. Seja nas vendas em loja física ou virtual, a concorrência é grande e sairá na frente quem souber atrair a atenção dos consumidores.
Neste post, além de entender melhor o que é e como funciona a Black Friday, você vai saber como se planejar antecipadamente. Continue lendo e veja o que fazer para vender mais e como uma consultoria de marketing pode ajudar nesse desafio!
O que é e como funciona a Black Friday?
A Black Friday é uma data que surgiu nos Estados Unidos nos anos 60, com o objetivo de promover descontos no varejo norte-americano. Na terra do Tio Sam, o evento acontece em seguida ao feriado do Dia de Ação de Graças, ou seja, na quarta sexta-feira de novembro.
Na tradução literal, Black Friday, quer dizer sexta-feira preta, o que é uma alusão ao simbolismo da cor, usada nos EUA para indicar lucro. A estratégia é vender mais para tirar o negócio do vermelho e proporcionar melhores oportunidades de compra para os consumidores.
O Brasil é um dos países que aderiu à data, para estimular as vendas nas lojas físicas e on-line, seduzindo com preços diferenciados. No país, o sucesso da Black Friday promoveu o crescimento da data além do Varejo. Empresas que prestam serviços e até o mercado imobiliário aderiu e começou a promover campanhas especiais.
Entre as estratégias está a concessão de bons descontos em produtos parados no estoque ou fazer combos de vendas que favorecem as duas partes.
Em 2022, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, mas é comum que os lojistas estendam as condições durante todo o mês, na semana do evento e até o final do ano. Dessa forma é possível alcançar maior volume de vendas também pensando nas comemorações de Natal e Ano Novo.
Como elaborar um planejamento para a Black Friday?
Toda venda, para ter sucesso, precisa ser pensada estrategicamente considerando a variedade que o consumidor encontra no mercado. A construção de um planejamento de marketing para o período da Black Friday pode fazer total diferença.
Vale lembrar que a maioria dos lojistas que aderem ao movimento também está pensando nas estratégias de vendas. São milhares de ofertas, entre produtos e marcas, disputando espaço na mente e no bolso dos clientes.
Muitos segmentos oferecem produtos iguais, seja de modelo ou marca, logo, o que faz com que o consumidor tenha preferências? Certamente, a forma como você apresenta os produtos e as vantagens de comprar na sua loja é fator determinante na decisão de compra.
Para isso, é preciso começar muito antes a pensar em todas as etapas de vendas, desde os produtos que serão vendidos até os canais de divulgação. É importante plantar na memória do consumidor a ideia de que a Black Friday é uma oportunidade única de comprar aquele produto tão desejado.
Aqui vão algumas ações que você pode incluir no seu planejamento de marketing para ter sucesso na Black Friday!
Conheça bem o público da sua loja
Quanto mais você conhecer o seu público — hábitos, preferências, necessidades e desejos – mais bem-estruturado será o seu plano de marketing. O consumidor atual está cada vez mais exigente em relação ao que ele pode obter de custo-benefício em uma compra.
Com acesso a uma infinidade de informações sobre produtos, preços e serviços, ele vai pesquisar muito, antes de se decidir. É nesse momento que o marketing estratégico pode convencer o cliente de que sua loja é a melhor alternativa.
Defina os produtos da campanha
Nem todo produto é apropriado para entrar na Black Friday, portanto, faça uma análise prévia daqueles com maior potencial de venda, levando em conta:
- produtos parados no estoque – uma tentativa de recuperar o investimento, colocando à venda aqueles produtos que não tiveram boa saída ou que já foram substituídos por versões mais atualizadas, mas que valem a pena comprar por um preço mais baixo;
- produtos úteis e necessários – pensando em gatilhos mentais como escassez, urgência e exclusividade, esses produtos podem ter uma expectativa maior de lucratividade, mesmo que o desconto não seja tão alto.
Estabeleça metas alcançáveis
Um dos grandes erros cometidos pelos lojistas é definir metas fora da realidade do negócio ou impossíveis de serem cumpridas pela equipe de vendas. A Black Friday tem um foco na superação de vendas e no faturamento acima da média.
No entanto, as metas devem respeitar as limitações do negócio, seja de estrutura física, on-line ou humana para oferecer uma boa experiência aos clientes. Fazer uma divulgação maciça de oportunidades e não ter vendedores suficientes ou sistema de pagamento adequado, pode comprometer a imagem da loja.
Observe as ações da concorrência
Cada tipo de negócio tem uma personalidade própria, mas algumas ações concorrentes podem servir de inspiração para o planejamento de marketing. Você não precisa copiar a ideia, mas usar elementos bem-sucedidos nas suas estratégias adequadas à realidade da sua loja.
Na Black Friday, os produtos que normalmente têm preços tabelados e similares, a preferência dos clientes é conquistada pelo valor agregado. Por exemplo, você pode trabalhar o desconto por combo ou oferecer um prazo de garantia maior, na compra de mais um produto e assim, sobressair à concorrência.
O que fazer para vender mais na Black Friday?
Com o planejamento em mãos é hora de colocar as ações em prática e usar todos os recursos possíveis para informar aos consumidores a participação da sua loja na Black Friday. Aqui vão algumas dicas incríveis!
Fluxos de e-mail marketing
Os e-mails são um dos principais aliados na hora de se comunicar com o seu público, e os fluxos ajudam na segmentação. Ao levar em conta o interesse de cada lead da sua base, será mais fácil fazer uma campanha assertiva e eficiente.
Por isso, separe o lead que gosta de tecnologia daquele apaixonado por leitura. Faça títulos chamativos que o estimule a clicar. Não se esqueça de completar com uma ação, seja clicar para o site ou para uma landing page.
Se durante a sua estratégia de inbound marketing você utiliza essa estratégia para relacionamento, agora é hora de ser mais agressivo e focar nas vendas, utilizando o senso de urgência para atrair clientes.
Conversões através de Landing Pages
Se você deseja fazer do Black Friday 2022 um sucesso, é preciso ter uma Landing Page personalizada para essa data. Através dela, você vai conseguir destacar os seus principais descontos e converter pessoas interessadas no seu produto.
Mesmo que o consumidor não compre naquele momento, você pode trabalhar a LP até a data final das vendas com os descontos. Por isso, é importante criar uma estratégia com antecedência, para que ela dure pelo menos todo o mês de novembro.
É importante que a sua Landing Lage seja atrativa e dê motivos para o seu potencial cliente se cadastrar na sua oferta. Por isso, não minta nos descontos; deixe ele sentir que tem vantagens ao escolher comprar com você.
Redes sociais certas
Se o seu maior engajamento é no Facebook, é lá que você deve investir, ou seja, pense sempre onde está seu público. Se está no Instagram, aproveite todas as ferramentas ao seu favor, principalmente o stories.
Dentro dessas redes, aposte em conteúdos chamativos, onde as pessoas consigam captar as suas ofertas e se interessar por elas. Pense em estratégias eficientes e que engaje o seu público, como ofertas relâmpagos, por exemplo.
A web é um ambiente que proporciona diversos meios de trazer o público para perto e gerar maior conexão. Você pode criar eventos, lives e memes, tudo que prenda a atenção e atraia o consumidor para que ele se interesse pelos seus produtos.
Mídias on-line pagas
Trabalhar com marketing digital é um desafio constante para alcançar o público certo, o que exige fazer investimento em posts patrocinados, anúncios ou pagar palavras-chave no Google. Por isso, se você deseja alavancar as vendas do Black Friday 2022, é preciso pensar em mídia on-line paga.
Através desse investimento, sua marca irá conseguir alcançar mais pessoas mais rapidamente, segmentar quem você deseja que conheça os seus produtos e que receba as suas ofertas.
Por isso, é primordial prever uma parte da sua verba para as mídias digitais e distribuí-la ao longo de toda a sua campanha. Mas lembre-se: tudo isso deve ser feito a partir de um planejamento prévio e conhecimento aprofundado do seu público. Caso contrário, é dinheiro jogado fora.
Descontos exclusivos para a sua base de leads
Uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com a sua base de leads é oferecer um desconto exclusivo para eles, mas que será encerrado logo. Ao oferecer um senso de exclusividade, as chances de vendas são maiores.
Isso é explicado pelo medo de não aproveitar algo e se arrepender depois, sobretudo, por se tratar da Black Friday. No livro “As armas de Persuasão”, o autor Robert Cialdini explica mais sobre essa estratégia e como ela deve ser utilizada de forma inteligente para vender mais.
Reforço do time de vendas e atendimento
O seu público precisa ser acompanhado do momento em que ele descobre a sua oferta até a hora que ele fecha a compra. Por isso, em épocas de grandes volumes de vendas e contato, é fundamental ter uma equipe preparada.
É preciso estar sempre atento às caixas de mensagens nas redes sociais, aos e-mails, telefone e, principalmente, o CRM. Qualquer falha pode ser responsável pela perda de uma venda e não cumprimento da meta.
Utilize a tecnologia ao seu favor. As automações e, até mesmo, os chatbots podem facilitar o atendimento, tirar as principais dúvidas do seu público e conduzir o fechamento de vendas na Black Friday.
Criação de um site temático e responsivo para a Black Friday
Seu site é o seu principal endereço na internet e, por isso, a maior referência sobre a sua marca. Levando em conta o fato de o preto ser a cor da Black Friday 2022, seja estratégico ao personalizar a página para não comprometer a identidade da sua marca.
Destaque as suas principais ofertas utilizando um banner chamativo, pop-ups e botões de cliques. Mostre o valor de antes e depois, coloque imagens dos seus produtos e sempre incentive o senso de urgência.
Seu site precisa ser rápido ao responder aos comandos. É preciso pensar também que a maior parte dos acessos na rede são feitos a partir dos smartphones. Por isso, tudo o que fizer no site deverá levar em conta a sua versão mobile.
Integração e uma experiência 360º
Não é porque o digital ganhou força que você precise deixar de lado as mídias off-line. Por isso, que tal integrar os dois e fazer uma campanha 360º? Faça estímulos ao seu público, chame para o seu evento ou ofereça cupons para ir à loja física.
Aposte em uma estratégia omnichannel e saia na frente dos concorrentes e se possível integre os sistemas para que o cliente compre pela internet e retire na loja. Além de oferecer comodidade, no dia 25 de novembro, a loja física pode ter uma sobrecarga menor de vendas.
Como uma consultoria de marketing pode ajudar nesse planejamento?
O planejamento de marketing não nasce de um dia para o outro, exigindo muitas horas de análise e levantamento de ideias. São muitas questões e detalhes para garantir na Black Friday uma experiência incrível aos consumidores.
Considere ter um parceiro especializado no desenvolvimento de ações e campanhas de marketing para dar suporte à empresa. Enquanto uma equipe se ocupa dos detalhes desse processo mas, você terá mais tempo para análises e assim tomar decisões mais seguras.
A Black Friday tem como promessa ser um dos maiores eventos para comerciantes que desejam vender. Por isso, é necessário sair da caixa e atingir o público certo através de estratégias de um planejamento consistente de marketing.
Gostou do post? Que tal pensar em ter o apoio de uma consultoria de marketing para ajudar você a construir estratégias de vendas incríveis e bombar na próxima edição da Black Friday!