Landing Page se refere a uma página com objetivo de gerar uma conversão do usuário, geralmente captarando seus dados. Ela deve possuir todos os elementos necessários para guiar o lead para a ação desejada e não se desvie deste objetivo.
Atrair o perfil ideal de prospectivo para sua empresa e transformá-lo em cliente é o grande desafio dos negócios. Muitos recursos podem ser utilizados neste processo de abordagem e convencimento.
Quando você conhece melhor um possível cliente, é possível identificar suas necessidades e a forma ideal de oferecer a sua solução, aumentando sua chance de sucesso. E isso só é possível quando você tem algumas informações importantes sobre eles.
As landing pages entram nesta parte do processo de vendas, sendo uma ponte entre marca e cliente, permitindo obter informações dos usuários para manter um processo comercial ou de relacionamento. São recursos eficientes e práticos, que otimizam a jornada de compra do seu cliente.
Neste texto, detalhamos o funcionamento de uma landing page e sua importância no marketing dos negócios. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é uma landing page?
Em uma tradução, landing page significa “página de aterrissagem”. Também são conhecidas como páginas de destino. São um tipo de página que tem como objetivo gerar uma conversão, seja uma venda ou um cadastro, por exemplo.
Geralmente, o foco da landing page é o preenchimento de um formulário na qual a empresa obtém informações pessoais dos visitantes em troca de algo de valor, como um ebook, um infográfico ou outros tipos de conteúdos. Porém, é possível ofertar qualquer tipo de material que possa gerar interesse do usuário para realização da sua conversão.
Esta é a principal característica que diferencia as landing pages das outras páginas de um site. Por esse tipo de página ser planejada para a conversão, elas têm uma estrutura única e enxuta.
Em geral, as landing pages contém poucos elementos que ajudam a guiar o visitante ao ponto de conversão. Tudo isso para evitar eventuais distrações que possam atrapalhar na realização da ação desejada. Porém, dependendo da sua necessidade, podem ser utilizados recursos adicionais para reforçar o convencimento àquela conversão.
Qual a importância da landing page na estratégia de uma empresa?
A criação das landing pages está relacionada à conversão. Porém, esse tipo de página também pode ter várias vantagens dentro do planejamento estratégico da empresa. Confira abaixo algumas delas:
Capturar leads
A landing page solicita informações pessoais dos usuários em troca de algo de seu interesse, seja este um conteúdo ou uma oferta exclusiva. A empresa poderá usar essas informações em seu processo comercial, identificando, nestes usuários, aqueles com maior potencial de se tornarem clientes da empresa.
Reduzir custo de aquisição de clientes
O processo de captação de clientes é complexo. De acordo com a solução ofertada pela empresa, pode ser demorado e custoso chegar até o perfil de cliente ideal para o negócio. A partir da utilização de landing pages é possível obter um alto volume de dados de possíveis prospectos de forma mais simples e por um custo mais baixo.
Segmentar soluções
Para quem oferta diferentes serviços, a landing page pode ser uma forma de segmentar e dar ênfase em cada uma delas de forma separada. A partir da ação do usuário em trocar informações por uma oferta, é possível identificar aquelas pessoas com maior interesse em alguma temática ou serviço ofertado pela empresa.
Contribuir com o lead scoring
A partir da conversão realizada pelo lead, é possível atribuir pontos para sua ação de acordo com suas interações com a marca. Essa pontuação de cada usuário possibilita que o time de vendas identifique aqueles com maior interesse nas soluções e ofertas da empresa e que estão prontos para uma abordagem comercial.
Vender produtos
As landing pages também estão presentes no varejo on-line, permitindo que seja realizada a compra de algum item. As páginas de produtos são segmentadas para oferecer informações o suficiente da oferta desejada, sejam descritivas ou comerciais, e convencer o visitante da sua escolha.
Como criar uma landing page?
Construir uma landing page que converte mais leads é um desafio complexo. A montagem de uma landing page é determinante para que ela atinja o seu objetivo de converter leads mais qualificados para seu negócio.
A landing page precisa ser estruturada para guiar o lead e direcioná-lo para a conversão desejada e existe uma grande variedade de elementos que podem ser usados. Ao mesmo tempo, é preciso ter um equilíbrio. O excesso de elementos pode confundir seu visitante e dispersá-lo de sua ação principal.
Para te auxiliar, listamos abaixo os principais elementos do layout de uma landing page e explicamos a sua importância na conversão dos seus visitantes.
Oferta
A oferta de uma Landing Page precisa gerar muito valor para quem visita. As pessoas não vão simplesmente entrar no seu site e preencher formulários com suas informações pessoais. É preciso oferecer algo de valor em troca, que desperte o interesse daquele visitante para que ele esteja disposto a fazer esta troca.
Conhecer sua persona é muito importante neste processo. Entenda o público que você deseja atingir e suas necessidades. A partir desse levantamento, sua empresa conseguirá entender qual oferta terá mais valor para seu usuário.
Entenda exatamente quem é a sua persona e quais são as suas necessidades. Com isso, você terá diversos insights de ofertas que podem encantá-la e convencê-la a preencher o formulário de conversão.
Sua empresa pode usar qualquer formato de conteúdo como uma oferta para atrair leads:
- Ebooks e infográficos;
- Webinars e entrevistas;
- Podcasts;
- Vídeos;
- FAQ e Help Area;
- Pesquisas e estatísticas;
- Demonstração gratuita de seu produto ou serviço;
- Descontos, sorteios e promoções.
Título
A primeira impressão da sua oferta de conteúdo é o seu título. Este é um elemento de destaque na composição de uma página de conversão. Em muitos casos um usuário on-line pode decidir acessar a sua landing page apenas pelo impacto causado pelo seu nome.
O título deve resumir a oferta e descrever o benefício do visitante ao realizar a sua conversão. Ele precisa ser simples, claro e facilmente compreensível. Ao mesmo tempo, ele precisa causar o impacto necessário no visitante para que continue na página e veja que sua empresa tem algo interessante para oferecer.
Um subtítulo e uma tagline podem complementar o título, trazendo informações adicionais importantes para o visitante. Eles podem agregar mais informações, permitindo que você desenvolva um título mais curto e objetivo.
E não se esqueça de deixar claro o tipo de material que está sendo oferecido. Indique se o material se trata de um ebook ou outro tipo de material rico.
Formulário
O formulário é o ponto focal da landing page, é o local em que se realizará o “pagamento” pela conversão, é onde o visitante vai registrar suas informações que serão trocadas pela oferta da sua página.
Identifique e coloque no formulário as informações mais importantes que você precisa coletar dos leads. Valorize aquelas que podem ser necessárias para sua abordagem comercial.
Deixe claro quais campos estão sendo solicitados e procure facilitar ao máximo o preenchimento. Se for possível, use botões e campos suspensos para facilitar no preenchimento das respostas. Um formulário grande ou complexo pode atrapalhar os leads de executarem a conversão esperada.
Ao planejar o formulário, é preciso pensar no equilíbrio entre a quantidade de informações exigidas do seu lead e o valor da sua oferta para tal. Da mesma forma que diminuímos o nosso interesse num produto quando seu valor está caro, o seu visitante não preencherá os campos se entender que estão sendo solicitados muitos dados.
A quantidade e os tipos de campos solicitados no formulário podem variar em diferentes landing pages, conforme o tipo da oferta.
Para definir os campos que deverão constar na sua página, analise o valor gerado pela sua oferta ao lead, as características da persona e o estágio da jornada de compra em que ele se encontra. Se este usuário estiver num momento inicial, começando a entender seus problemas e dificuldades, ele não fornecerá tantas informações.
Call to Action
O Call to Action são elementos, geralmente na forma de botões ou textos, que convidam um usuário a realizar uma ação. Em geral, eles fazem uso de verbos no imperativo para poder convidar o visitante.
Dentro da landing page, o CTA de maior importância está presente ao final do formulário, na forma de um botão. Ao clicá-lo, a conversão do visitante é realizada. Este elemento precisa chamar a atenção do usuário.
Deixe bem claro a ação relacionada a este clique e o que ocorrerá a seguir. Seja específico ao apresentar a vantagem daquele clique. Evite usar termos genéricos que não representam o seu benefício.
Para atingir seus objetivos, é importante que este botão se destaque visualmente. Ele precisa ter uma aparência que chame atenção para si em relação aos demais elementos da página. Também considere a sua posição. O botão deverá estar localizado estrategicamente numa posição que o usuário não precise usar a barra de rolagem para acessá-lo.
Os CTAs também podem estar presentes na landing page em formatos de textos, convidando e guiando o usuário a realizar a ação de conversão de clique no botão.
Recursos visuais
Fotos, ilustrações, gráficos e vídeos complementam a experiência de navegação do seu visitante e ajudam ele a entender o que está sendo ofertado na sua landing page. Estes elementos visuais podem representar informações importantes ou complexas de forma mais clara e atrativa.
Para que estes elementos contribuam com a conversão, o ideal é que eles estejam alinhados à proposta da oferta. Também devem ser consideradas na escolha a identidade do seu negócio e as características da sua persona.
Considere, ainda, o seu layout e a distribuição dos elementos na página. Procure imagens que sintetizem e representem as informações da landing page. Evite usar imagens genéricas ou que não tenham relação com o tema. Elas podem distrair e confundir o usuário em relação aos benefícios da conversão.
Em páginas com ofertas muito complexas, a utilização de vídeos ou infográficos podem ajudar a resumir informações importantes e estimular o visitante a realizar a conversão. Estes elementos agregam muito conteúdo em pouco espaço na sua diagramação sem poluir a página, ajudando a manter o mínimo de distrações.
Descrição
Dependendo da complexidade da oferta de sua landing page, a página de conversão precisará de mais informações para convencer os visitantes. Os textos da landing page devem ajudar a explicar a oferta e guiar o usuário para a conversão.
É um elemento que ajuda a valorizar sua solução, detalhando melhor seus benefícios e eliminando eventuais dúvidas que possam surgir. Para produzir seu texto, pense no problema que sua oferta resolve e nas dores da sua persona. Esse planejamento prévio permite entender melhor qual argumentação usar para atrair seu lead.
Use gatilhos mentais, CTAs e a persuasão para aumentar o interesse. Urgência e escassez são argumentos que convencem os usuários da necessidade de converter na sua página naquele instante e geram um receio de perder aquela oportunidade.
Ao planejar seus textos, opte por frases curtas e que destaquem os pontos centrais da sua argumentação. Ter um grande volume de texto na página pode distrair o usuário de sua ação principal.
Confira, também, algumas boas práticas:
- Use bullet points e escreva em tópicos;
- Destaque itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
- Use negrito para valorizar termos relevantes do seu texto.
SEO
A otimização para motores de busca (SEO) é um conjunto de técnicas para melhorar a performance de páginas web para sites de buscas com objetivo de atrair mais tráfego orgânico. Esse tipo de otimização também permite que a empresa consiga atrair leads mais qualificados e interessados na sua oferta.
Por isso, a produção das landing pages, assim como os outros tipos de conteúdos web, devem ser desenvolvidas de acordo com as boas práticas de SEO.
O ponto de partida para a otimização da landing page para buscas on-line é a análise das palavras-chaves relacionadas ao tema da sua oferta. A partir da identificação do termo mais adequado, é recomendado utilizá-lo de forma apropriada em elementos como no título, na descrição do conteúdo e na URL definida para a página. Essa palavra também deve estar presente em outros da landing page, como no atributo alt das imagens e na meta description.
Além da palavra-chave, é importante estar atento a outros elementos que podem impactar na página. A escaneabilidade e a responsividade estão ligados a características do layout em que a página foi construída. De acordo com a ferramenta utilizada, ela pode já oferecer soluções que facilitam atender estes requisitos.
Prova social
Para preencher seus dados numa landing page, os seus visitantes precisam ter confiança no que estão fazendo. A oferta disponibilizada pode ser atrativa e irresistível, mas isso pode não ser o suficiente. Os dados pessoais solicitados são informações sensíveis e é comum que se sintam inseguros.
As pessoas se sentem mais confortáveis ao realizar ações quando são recomendadas. Busque mostrar o que outros usuários ou organizações dizem sobre suas soluções pode ajudar.
Por isso é importante incluir evidências de que outras pessoas encontraram valor nas suas ofertas, marca ou produtos. Isso pode ser feito através da apresentação de depoimentos, pela inserção de contadores de compartilhamento nas redes sociais ou número de downloads. Conteúdos em vídeo tem um atrativo especial por transmitir maior credibilidade.
Se possível, incentive o feedback dos seus clientes de forma orgânica, enviado diretamente pelos seus clientes. Em uma caixa de comentários, por exemplo, os possíveis interessados na sua oferta podem acessar as redes sociais das pessoas que deram o feedback e constatarem que se tratam de pessoas reais. Isso oferece ainda mais credibilidade a sua solução.
Monitoramento e otimização da landing page
Após a sua landing page ser criada, algumas práticas permitem que você possa obter maiores resultados com a conversão esperada. Confira algumas delas abaixo.
Crie uma página de agradecimento (Thank you Page)
Quando um usuário converter na sua landing page, é preciso entregar o que foi prometido e atender às suas expectativas. A Thank You Page ou Página de Agradecimento é um tipo de página para onde o usuário é redirecionado após efetuar a sua conversão. Com esta confirmação, o usuário se torna um lead da sua empresa.
Ao chegar neste local, ele precisa ter alguma mensagem para entender que sua conversão foi efetuada. Em geral, esse conteúdo inclui uma mensagem de agradecimento, por isso o nome deste tipo de página.
Na Thank You Page o lead também deve receber instruções sobre os próximos passos em relação a sua oferta. No caso de conversões comerciais, ele deve ser informado sobre os próximos passos da entrega do item ou receber algum contato comercial da sua empresa. Caso ele tenha convertido para receber algum conteúdo, ele deve ser instruído como acessar este material.
A Página de Agradecimento também é uma oportunidade para inserção de códigos de acompanhamento de plataformas de anúncios. No Google ou no Facebook, por exemplo, você tem a oportunidade de colocar o objetivo das suas campanhas voltados à conversão. Essas plataformas identificam os usuários que efetuaram a ação desejada quando eles efetivamente chegam a Thank You Page.
Divulgue sua landing page
Quando sua landing page estiver completamente estruturada, ela precisa ser divulgada para atingir um público mais amplo. Redes sociais, sites, blog, e-mail marketing e anúncios on-line podem ser utilizados para apresentar sua oferta. Considere a estratégia da sua marca e identifique os locais onde seu público está presente e os principais geradores de tráfego para seu site.
Nas redes sociais, sua empresa pode atingir um público que já é fidelizado, está engajado interagindo com a sua marca e possui um maior interesse nas suas soluções. Considere os objetivos da sua conversão para atingir o público ideal para aquela solução que você está apresentando.
O e-mail marketing também permite atingir um público que já se relaciona com a marca. A diferença é que a empresa neste canal já possui algumas informações do lead, como o próprio email.
A intenção aqui deve ser guiá-lo para outras ofertas da marca. Procure desenvolver segmentações na sua plataforma para atingir o público ideal para esta nova landing page. E tome cuidado para não ser redundante e oferecer soluções parecidas com as que estes já engajaram recentemente.
Os sites e blogs de propriedade da empresa são uma oportunidade de relacionamento da empresa. Banners e popups dentro das páginas estimulam os usuários que estão acessando um conteúdo a saberem mais sobre determinado assunto e se tornarem leads. Quanto mais próxima for a temática do seu landing e da página do site, maiores as chances de atrair uma nova conversão.
As plataformas de anúncios on-line podem ajudar a empresa a chegar a um novo público que ainda não teve contato prévio com a empresa. Para atingir o melhor resultado possível, é necessário segmentar a campanha de acordo com o perfil de lead desejado pela empresa e considerar as características da sua persona ideal.
Reúna seus conteúdos ricos
Quando sua empresa já tem um grande volume de landing pages com ofertas de conteúdo, uma boa prática é reuni-las num único lugar.
Isso permite que seus possíveis leads encontrem materiais que podem interessá-los mais facilmente, mantendo várias possibilidades de conversão. Essa página também facilita a divulgação de todos os seus conteúdos a partir de um único link.
Para isso, crie uma página com links para as landing pages dos seus materiais ricos. Não se esqueça de facilitar seu acesso, colocando seu link em menus ou banners de fácil acesso aos seus visitantes.
Acompanhe as taxas de conversão e faça testes
Se mantenha sempre atento aos indicadores da sua landing page. Eles fornecem informações importantes e que podem ajudar a identificar eventuais problemas ou pontos positivos que podem ser replicados em campanhas futuras. Esse acompanhamento permite a identificação de necessidades de melhorias que podem ajudar a melhorar os seus resultados.
Um número alto de acessos em proporção a um baixo número de conversões, por exemplo, pode indicar que sua empresa não está atingindo o público ideal ou algum problema com a estrutura da sua landing page. Procure sempre identificar a performance individual dos elementos da estrutura da sua página e perceber como eles impactam o seu resultado.
Os testes A/B são uma boa prática para condução dos ajustes e metrificação das suas otimizações. À medida que perceber novas oportunidades ou problemas, faça alterações e identifique como elas influenciam seus resultados. Conduza a alteração de cada elemento separadamente. Ao realizar a alteração de diversos elementos pode ser difícil saber qual deles serviu como gatilho para uma maior mudança na performance da sua landing page.
As landing pages são um recurso versátil e apresentam diversas possibilidades de sua utilização. Essas páginas, atualmente, são fundamentais numa estratégia de marketing digital com grande importância na geração de leads e oportunidades comerciais para as empresas.
Para que elas atinjam seus objetivos, é preciso estar atento a todos os pontos que movem o comportamento do usuário no relacionamento com a sua marca, seu ciclo de vendas e conversão em cliente.
Essa complexidade exige um planejamento estratégico robusto e amplo conhecimento do mercado. Contar com a expertise de um parceiro especializado contribui para encurtar caminhos, gerar mais conversões e ampliar as possibilidades de sucesso da sua empresa.
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