Uma consultoria de marketing tem como objetivo auxiliar sua empresa na elaboração das melhores estratégias de publicidade e comunicação de acordo com as necessidades do negócio, perfil do público e orçamento. Este suporte é uma forma de identificar novas oportunidades a partir da expertise deste parceiro.
Quem está na liderança do marketing de uma empresa precisa lidar com um grande volume de decisões estratégicas que podem mudar os rumos do negócio. Com tantas possibilidades e recursos para estratégias de marketing que podem te ajudar, é preciso saber qual o melhor caminho seguir dentro da realidade e objetivos da sua empresa.
Mesmo organizações que contam com equipes capacitadas, podem se ver diante de dificuldades ou dúvidas específicas devido às mudanças e evoluções constantes ocasionadas pela tecnologia e seu impacto na jornada de compra do cliente. Esta pode ser a hora de contar com o apoio de uma empresa de consultoria de marketing.
Neste artigo, vamos apresentar a importância de uma consultoria de comunicação e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer.
O que é uma consultoria de marketing e como funciona?
Todos nós, em algum momento, gostamos de pedir ajuda ou trocar ideia com um profissional gabaritado, certo? A consultoria de marketing é uma forma de contar com este tipo de apoio para potencializar o seu negócio com a visão de um especialista no assunto.
A consultoria de marketing é um serviço com o objetivo de te ajudar no planejamento, execução e acompanhamento das melhores estratégias de divulgação para seu negócio. Isso pode acontecer em empresas que estejam começando e não sabem como fazer e em negócios mais estruturados que buscam um novo impulso em sua estratégia. Ainda mais diante do universo repleto de possibilidades do marketing digital.
Com as constantes mudanças no comportamento do consumidor e tecnologias evoluindo muito rápido, a forma que as marcas se relacionam com suas personas também se transformaram. É preciso acompanhar as mudanças e atualizar sua empresa, mas o tempo e esforço exigido podem ser uma barreira.
Este suporte é uma forma de identificar “pontos cegos” ou oportunidades a partir da experiência desta consultoria. Ela vai ajudar a encurtar os caminhos, encontrando soluções de acordo com as necessidades e o perfil daquele negócio.
Você já parou pra pensar qual foi a última vez que repensou ou redesenhou a jornada de compra das suas personas? Tem um planejamento objetivo das suas redes sociais? Faz um investimento estratégico e otimizado do seu orçamento? Entende quais canais têm sido explorado com melhor eficiência? Seus relatórios direcionam para onde precisa e podem ser transformado em ações?
Esses são alguns exemplos do que uma empresa de marketing digital ou consultoria pode responder para você. E direcionar tudo isso de uma forma estratégica é determinante no sucesso do seu negócio. Contar com o apoio de uma consultoria pode ajudar ainda antecipando tendências, o que pode ser a solução para seu negócio.
Quais são os benefícios de uma consultoria de marketing para a sua empresa?
O relacionamento entre marcas e consumidores mudou com a transformação digital. Existem diversas formas das empresas se relacionarem com seu público e gerarem mais vendas. Isso muda de acordo com o perfil da empresa, seu produto, serviço e diversas outras variáveis.
A experiência de uma consultoria permite ajudar a empresa a identificar as melhores soluções e oportunidades de marketing. Entenda abaixo alguns dos benefícios de contar com uma consultoria de comunicação:
Diagnóstico e planejamento da estratégia
A consultoria pode te ajudar a entender melhor o seu negócio e a posicionar mais assertivamente seu produto e solução em relação à seu público. Para isso, é preciso entender sua visão, valores, objetivos e o que vem sendo feito para alcançá-los. Isso é feito de forma ampla, diagnosticando e mapeando o cenário atual da empresa:
- Análise de personas e jornada de compra;
- Canais de venda e relacionamento;
- Análise da concorrência, forças e pontos de desenvolvimento;
- Acompanhamento de tendências;
- Histórico de campanhas realizadas anteriormente;
- Métricas e monitoramento de resultados.
Este momento de pesquisa em tendências, ideias e insights é a base para qualquer estratégia de sucesso. A partir dessas informações o consultor terá um panorama detalhado do seu negócio. A consultoria de marketing vai te oferecer, ainda, informações sobre o que é possível realizar com determinada quantidade de tempo e dinheiro. Com isso, o gestor terá embasamento para criar estratégias mais eficientes para atingir o seu objetivo, entendendo a melhor forma de chegar ao seu público.
Know-How e experiência
Muitas vezes é muito caro manter uma equipe altamente capacitada e atualizada na sua empresa, sendo necessário investir em treinamentos e cursos constantemente. O serviço de uma consultoria de marketing, é uma excelente opção para contar com a visão de um especialista para as empresas.
Contratando uma consultoria de marketing, você terá à disposição uma equipe especializada e com conhecimentos atualizados. Estes profissionais já tiveram a oportunidade de experimentar e testar diversos recursos, ferramentas, metodologias e estratégias. Esse suporte permite que a empresa encurte caminhos devido sua ampla experiência e vivência em áreas que ela não domina, contribuindo na tomada das melhores decisões.
Melhoria de resultados com otimização dos recursos
Se você deseja escalar o marketing do seu negócio atraindo mais clientes e melhorando o seu ROI, uma consultoria pode te ajudar a fazer isso de forma estratégica. Os consultores têm experiência de mercado e estão constantemente atualizados sobre ferramentas e estratégias para orientar quais ações serão mais eficientes para a otimização de resultados.
Sua especialidade te ajudará a identificar o momento certo para o investimento numa estratégia, visando atingir dores e gatilhos da sua persona de acordo com a jornada do cliente. Dessa forma, é possível melhorar os resultados da empresa e, mesmo tempo, ter uma maior otimização do seu orçamento.
O que considerar antes de contratar uma empresa de consultoria de comunicação?
Após entender como uma consultoria pode te ajudar, é preciso saber como encontrar o parceiro ideal. Essa busca pode ser feita de acordo com a identificação de necessidades do seu departamento de marketing, orientando através dos serviços.
É possível buscar consultorias em uma área ou solução específica ou especialistas que consigam atender toda a generalidade do seu negócio. A primeira possibilidade funciona quando sua empresa já tem um setor de marketing bem estruturado e busca crescer em uma área que não é do seu domínio técnico. A segunda opção é eficiente para negócios que não sabem exatamente o que precisam fazer para realizar seus objetivos.
Saber como estes parceiros podem contribuir, permite que você filtre dentre diversas opções e identifique o fornecedor adequado para o momento do seu negócio:
- Valorize o suporte de parceiros que ajudam na estruturação e revisão de processos anteriores realizados pelo seu departamento de marketing, valorizando o histórico e a experiência de mercado da sua equipe;
- Busque por quem possa contribuir e otimizar o seu processo de conversões, integrando a experiência do consumidor;
- Considere aqueles que ofereçam fontes, referências e conteúdos relevantes para corroborar suas orientações;
- Preze por quem traga criatividade e uma nova visão para o conteúdo de suas campanhas e estratégias de marketing sejam elas inbound, branding ou gestão de redes sociais;
- Não se esqueça da mensuração de resultados, com relatórios propositivos. Valorize informações e análise que não vão além dos números e quem direcionem as próximas ações.
Lembre-se que consultoria de marketing eficiente sempre deve criar uma estratégia de comunicação se adaptando à sua empresa. Toda organização têm características próprias e únicas que precisam ser levadas em consideração.
Mais do que o valor cobrado, uma boa consultoria deve ser estrategista. Saber analisar e mapear o seu negócio para entender o comportamento do seu consumidor através do poder de pesquisa para direcionar o caminho ideal.
Para isso, alguns fatores auxiliam a identificar um parceiro que possa atender seu negócio:
- Experiência dos profissionais – São realmente conhecedores de comunicação, com rodagem em segmentos relacionados ao mundo digital?
- Conhecem o mercado que estou inserido? Já atenderam clientes desta área ou tem alguma aptidão por ela?
- Investem em pesquisa de comportamento do consumidor, buscando se atualizar diante das novas tecnologias, plataformas e tendências?
- Tem softwares adequados de gestão de redes sociais, monitoramento, performance, BI e análise de dados como um todo?
- Têm modelos de relatórios para um desenho do que é avaliado e direcionado?
- Trabalham com experimentação de processos?
Ter a melhor consultoria de marketing é fator decisivo para o sucesso da sua empresa. Estes questionamentos são relevantes e direcionam sua escolha.
Contar com o apoio de uma consultoria de marketing pode ser a diferença para o sucesso das campanhas e da estratégia de comunicação no seu negócio. Elas também podem ser o impulso para sua equipe, trazendo uma nova visão sobre o que já é feito, contribuindo com os resultados da sua operação.
Nós, da Stalo [IN], temos um modelo de negócio com essência de consultoria. Novos processos, cultura de inovação e serviços que estão adequados às dores mais atuais das organizações.
Oferecemos soluções para o seu negócio, fundamentadas em projetos inovadores e criamos conexões com parceiros estratégicos. Novos processos e mindset que agregam inteligência desde o processo até o resultado final.
Fale com a gente e veja como podemos ajudar seu negócio: [email protected]