A web3 se resume à nova geração da internet, que utiliza como base tecnologias de inteligência artificial e blockchain. Dessa forma, são diversas as opções de estratégias de marketing digital para os negócios que buscam se posicionar no mundo digital.
O registro digital de dados em uma rede blockchain é uma das principais características da Web3. Com isso, as informações são criptografadas e armazenadas em um banco de dados que pode ser consultado publicamente, mas nunca alterado.
Nesse caso, será preciso um novo registro, que também não pode ser modificado e assim sucessivamente. Um tipo de tecnologia que, no marketing, contribui com a missão de distribuir conteúdo, porém com controle da privacidade online, flexibilizando o compartilhamento de informações.
Para entender melhor, trouxemos neste post o conceito da Web3, como funciona e suas principais características. Continue lendo e veja como o marketing se relaciona com essa tendência e quais são as mudanças previstas!
O que significa Web3?
A Web3 é a próxima evolução da internet, trazendo maior viabilidade de interpretação de grande volume de dados, pelas máquinas. Também chamada de Web semântica, o conceito ainda novo, vai permitir uma descentralização da informação, porém mantendo total segurança de acesso.
Trata-se de uma remodelação da rede e modernização da internet, onde os usuários terão autonomia sobre suas atividades online. Uma tecnologia que promete privacidade, limitando a influência das grandes empresas de tecnologia.
A Web3 é sustentada por 3 importantes pilares:
- descentralização: totalmente independente da tecnologia de grandes empresas, órgão governamentais e públicos ou qualquer fator limitante;
- virtualização: otimização das interações entre o mundo real e o virtual fortalecendo a inserção das experiências no metaverso;
- privacidade: total proteção de dados pessoais evitando o risco de fraude, publicidades indesejadas ou rastreamento de informações.
Como funciona a Web3?
A Web3 se baseia na tecnologia blockchain que é um mecanismo avançado de banco de dados que permite um compartilhamento transparente de informações. A melhor forma de entender o funcionamento da Web3 é conhecendo suas versões anteriores:
- Web1: sites com rede e banco de dados estático, com função básica de leitura e usuários consumidores de conteúdo dos portais e sites;
- Web2: foco na experiência do usuário, com rede mais interativa e social, permitindo a criação e não só o consumo de conteúdo. Como a possibilidade de compartilhar dados, ali nasceram as redes sociais, blogs e outros canais;
- Web3: Reúne características das versões anteriores evoluindo para a possibilidade de transformar o conteúdo em dados estruturados de modo independente, priorizando a privacidade e segurança.
Como o marketing se relaciona com a Web3?
A Web3 pode atender a diversos objetivos e se tratando do marketing associa consumo e criação de conteúdo, bem como o manuseio das informações descentralizadas. Dessa forma, o controle e tomada de decisão sai das mãos de uma rede centralizada como Instagram, Google e Facebook para uma rede distribuída.
Nesse cenário, os dados passam a não ser propriedade de ninguém, o que impacta as mídias sociais tradicionais. Como os usuários podem controlar a maneira como seus dados são usados, prevalece a autonomia de decisão sobre continuar interagindo ou não com uma marca.
As marcas precisam atentar para as mudanças do mercado e revolução da internet, no que diz respeito a esse processo de descentralização. As grandes corporações já iniciaram seus movimentos, como o Facebook, que de olho no metaverso mudou seu nome para Meta.
Sendo a Web3 a próxima geração da internet, os conteúdos devem ser planejados e pensados para dar ao usuário a autonomia que ele precisa. A integração é o principal caminho de interação do conteúdo site com outras interfaces e canais de comunicação.
Para incorporar o Marketing na Web3 é preciso aceitar a transformação do marketing digital como algo positivo e benéfico. Além da vinculação da fonte de dados on-line e off-line, o marketing deve monitorar resultados em todas as etapas de acesso, por meio das métricas de conversão, por exemplo.
Diante de um consumidor ávido por informação, aspectos como agilidade e estratégias serão exigidos para acompanhar o ritmo acelerado. O tempo de resposta deve ser rápido ou a concorrência sairá à frente, por se antecipar ao comportamento do usuário.
Quais as mudanças que a web 3.0 está trazendo para o marketing?
Com a Web3, o consumidor passa a ser dono das próprias vontades, o que desafia as marcas a serem ainda melhores na interação on-line. A autonomia sobre seus dados pessoais vai permitir que o usuário se vincule a uma marca somente porque deseja.
Os profissionais do marketing vão precisar olhar mais profundamente para as tendências e novas tecnologias voltadas para a web. Como o ambiente Web3 foca na o comportamento do consumidor para enriquecer a experiência, os anúncios terão um direcionamento mais personalizado e preciso, estimulando a decisão de compra.
Tokenização como estratégia de conversão
Dentre as aplicações necessárias, uma chama a atenção, que é a tokenização para o marketing digital. A ideia de oferecer uma experiência mais rica ao usuário terá uma associação direta com o fato de ele ter o controle nas mãos.
Os tokens sociais são moedas virtuais próprias da blockchain e que, na Web3, serão usadas em benefício das marcas. Elas podem ser obtidas à base de troca com missões propostas e concluídas pelos usuários como compartilhar um conteúdo, se inscrever na newsletter ou participar de avaliações.
Com os tokens sociais acumulados o consumidor pode obter vantagens especiais dentro das comunidades associadas. Os tokens podem ser resgatados, gerar brindes e descontos ou até mesmo a troca por outras criptomoedas.
A tokenização no marketing é uma forma de a marca estimular comportamentos, envolvendo o consumidor em uma jornada de vantagens. Ele precisa se identificar e perceber os ganhos diferenciados, o que em muitos casos será além do aspecto financeiro.
Seu valor social e até mesmo colecionável terá um poder maior de atração e fidelização, levando em conta a sensação agradável de ter uma boa moeda de troca. As marcas que souberem explorar o status e exclusividade dessa aplicação, tenderão a uma proximidade e envolvimento maior com o usuário, cada vez mais interessado em ganhar vantagens.
A Web3 abre um leque de alternativas para as marcas que, sem o poder sobre o comportamento do consumidor, terão que inovar em suas estratégias. Uma mudança não só mercadológica, mas do mindset, especialmente, quando o assunto é agradar o cliente e ganhar sua preferência, com originalidade e benefícios.
Gostou do post? Para complementar a leitura e ficar ainda mais por dentro das mudanças que acontecem no mundo digital, aproveite e veja as principais tendências de marketing para 2023!