A utilização dos recursos do Instagram é uma excelente alternativa para tornar a rede social dinâmica e aumentar o engajamento. Assim, aumenta-se também o número de conversões e é possível vender mais tendo uma marca reconhecida pela presença marcante na plataforma.
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, ficando atrás apenas do Facebook. São mais de 1 bilhão de usuários ativos e, claro, as empresas já perceberam o poder comercial desta plataforma, que apresenta diversos recursos para otimizar vendas e alavancar conversões.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, especialista em pesquisa de mercado online, em fevereiro de 2022 revelou que, em uma amostragem com mais de 1600 usuários, 82% afirmaram seguir marcas no Instagram.
No entanto, para ter sucesso, é preciso explorar os recursos do Instagram de forma inteligente e estratégica. O objetivo deste post é mostrar como utilizar as ferramentas do Instagram para aumentar a conversão de vendas. Acompanhe!
Como as empresas podem usar o Instagram?
Se antes o Instagram tinha como principal objetivo a interação com foco na vida pessoal, agora, a realidade é outra. Os usuários continuam acessando, porém, não apenas querendo saber sobre os passos daqueles que seguem ou dos seus seguidores.
Com a forte presença das marcas na rede, muitos acompanham de perto as postagens sobre lançamentos, novidades e ofertas. A pesquisa da Opinion Box, mostrou ainda que, dos entrevistados, mais de 50% afirmam que entram várias vezes ao dia em sua conta.
Esse é um ponto que merece atenção, considerando as chances de maior engajamento e conversão por meio das postagens. A boa notícia é que com um perfil comercial, as marcas conseguem funcionalidades exclusivas, como perfil verificado, métricas para mensurar a estratégia, botões de contatos e muito mais.
No entanto, o melhor atrativo para as empresas, com certeza, é a disponibilidade de recursos. Além do feed de notícias, os usuários também podem acessar o conteúdo através do Instagram stories, um dos principais responsáveis pelo crescimento acelerado da rede social.
Quando alinhados e coordenados, os recursos da plataforma agregam valor e são grandes aliados na estratégia de marketing digital. Dos stories com seu conteúdo rápido e interativo aos reels que permitem gravar vídeos para dar vida às ideias, o app oferece excelentes alternativas.
Como usar os recursos do Instagram na estratégia de marketing?
Para explorar e experimentar o Instagram como canal de comunicação e interação com o público-alvo, primeiro é importante conhecer suas ferramentas. Sabendo para que servem e como funcionam, será mais fácil utilizar e aproveitar os recursos conforme os propósitos da empresa.
Stories
Lançada em 2016, essa é uma funcionalidade relativamente nova, mas que foi muito bem recebida pelos usuários. Nela as publicações, seja de fotos ou vídeos, se mantêm disponíveis no perfil pelo prazo de 24 horas.
Não há limite para o número de stories por dia, entretanto, cada um deles tem a duração de 15 segundos. Em caso de vídeo, é possível gravar até 60 segundos, que será postado como um vídeo único.
Dentro da ferramenta você vai encontrar recursos para inserir textos, músicas, gifs, perguntas, enquetes, testes, contagem regressiva, entre outros. A escolha de fontes, cores e animações é também alternativa dentro do stories.
Para empresas, os stories podem mostrar a rotina do dia a dia, uma prévia de lançamento, preparação para uma data sazonal, por exemplo. Se quiser conhecer mais o público para entender seu perfil de usuário e de compra, caixas de perguntas, enquetes e testes, são bastante efetivas.
Feed
O feed traz uma cronologia estática das postagens em ordem decrescente e pode mostrar uma evolução da marca, por exemplo. As publicações são as primeiras a aparecer quando um seguidor acessar para visualizar o que há de novo no perfil.
Com a possibilidade para fotos e vídeos, o feed permite que uma postagem seja compartilhada por um usuário, seja no próprio feed ou no stories. Esse é um ponto positivo, considerando que o compartilhamento aumenta as chances de engajar um número maior de pessoas.
As lives e reels (que veremos adiante) podem compor uma sequência com referência a um tema ou uma data. Como o aplicativo permite ocultar uma ou mais postagens em uma espécie de arquivo, passada o momento ou período, a postagem pode sair da página principal.
Reels
O reels é um recurso de gravação de vídeos com menos de um minuto que pode ser usado para engajamento de um novo público ou fortalecimento de uma campanha. Concorrente direto do TikTok, mas componente do Instagram, a ferramenta disponibiliza opção de cortes, efeitos e áudios.
Seu uso depende da estratégia de marketing que a empresa deseja emplacar e viralizar, já que é possível fazer vídeos mais engraçados, institucionais ou até mesmo dublagens. Muitas empresas têm usado o reels para uma interação rápida com o público, trazendo dicas que instigam o desejo de saber mais sobre a marca.
Lives
Sucesso durante a pandemia, devido ao isolamento social, as lives chegaram para ficar e são uma forma de aproximar a marca do seu público. Ideal para eventos, entrevistas, bate-papos, aulas educativas ou demonstração de uso, realizados em tempo real.
As transmissões ao vivo dão mais dinâmica à relação com leads e clientes, permitindo interações, como perguntas ou comentários. O bom é que os usuários podem assistir às lives de diversos dispositivos como smartphones, notebooks ou PCs.
Em recente atualização da plataforma, as Lives permitem vendas durante a sua transmissão, aumentando ainda mais as possibilidades de interação do público e monetização por meio da plataforma.
Direct Messages
Certamente você já entrou no perfil de uma marca e perguntou sobre o preço ou especificações de um produto nos comentários. Do outro lado é bem comum que o moderador informe que responderá todas as dúvidas pelo direct.
Esse é um mecanismo interessante, pois torna a conversa personalizada e reservada, abrindo espaço para uma conversa mais produtiva. O direct permite o envio de textos, áudios, imagens ou vídeos, de acordo com a necessidade, o que aumenta as chances de conversão.
Guias
O Instagram conta com um recurso chamado Guias, que nada mais é do que abas que permitem agrupar os posts por assunto. É uma forma de facilitar a procura do seu público por um conteúdo ou assunto, especialmente se o perfil tiver um grande volume de postagens.
As guias direcionam a jornada de interação do lead ou cliente e você pode selecionar conteúdos próprios ou terceiros para compor cada uma delas. É uma funcionalidade que educa, orienta e direciona o público, profissionalizando ainda mais o perfil da empresa.
Instagram Shopping
O perfil comercial do Instagram oferece uma vitrine de shopping virtual para exposição dos produtos e aproximação do público com a marca. É no Instagram Shopping que os usuários vão parar e pesquisar sobre os mais variados itens, especialmente em datas importantes — Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Dia dos Namorados, Halloween e Natal.
As campanhas personalizadas e temáticas são excelentes para atrair a atenção do consumidor, mas, para isso, é preciso cuidar para que as fotos sejam de qualidade, distribuídas em um portfólio que mostre a essência da marca.
Tenha cuidado no uso do feed ou dos stories ao divulgar os produtos e direcionar para o shopping. É importante que ao ser direcionado para a loja, o usuário encontre na vitrine o produto anunciado.
Subscriptions
Os criadores de conteúdo podem se beneficiar desse recurso que permite a monetização do que é publicado. Trata-se de uma assinatura mensal, assim como acontece com o serviço de streaming, que garante acesso a conteúdos com exclusividade.
Nele, quem cria o conteúdo tem autonomia para definir o valor a ser cobrado pela assinatura. Tudo depende da quantidade e relevância, bem como grau de influência do criador de conteúdo.
Para os assinantes a vantagem está em apoiar criadores favoritos e ter acesso a vídeos, fotos e lives em primeira mão e exclusivos. Muitos influenciadores lançam pacotes e assinaturas para fornecer dicas valiosas ou apenas sua vida cotidiana.
Quem optar por uma assinatura terá direito a:
- subscriber badge: seus comentários destacados em lives, além de comentários e conversas em grupo;
- conteúdo exclusivo: acesso a stories privados, posts especiais, lives exclusivas, reels especiais e vídeos secretos;
- grupo de conversas exclusivo: grupo geral com todos os inscritos, concorrente do Telegram e WhatsApp.
A ferramenta não está totalmente disponível, além dos Estados Unidos, onde ainda os usuários testam as assinaturas que vão de 0,99$ a 9,99$ mensais. Se de um lado monetiza os criadores que se dedicam full time ao Instagram, de outro, mantém o assinante nutrido dos melhores conteúdos.
Como fazer stories que convertem no Instagram?
Voltamos ao Instagram stories por ser aquela ferramenta que precisa ser testada na sua estratégia de marketing digital pelo menos uma vez. As chances de sucesso deste recurso são bem grandes, já que um dos principais atrativos para os usuários é a emergência deste tipo de conteúdo.
Como a mensagem só permanece 24h no ar, para não perder nada, as pessoas precisam ficar conectadas e assim acompanhar as mensagens, fotos e interações que você deseja transmitir.
É uma forma simples de ficar mais próximo do seu público com uma comunicação informal e divertida. Você não precisa de grandes produções, mas é primordial ter um moderador com muita vontade de interagir com seus seguidores e mostrar a sua marca.
O Instagram stories é uma ferramenta que merece destaque na sua estratégia de marketing digital. É preciso estar sempre atento às novidades para não ficar para trás. Principalmente quando se trata de uma nova possibilidade de fazer vídeo.
A facilidade dos stories é o que faz esse recurso tão popular e preferido pelos usuários, seja para o produtor ou para o consumidor do conteúdo. Como os stories aparecem logo no alto, desobrigando ir ao perfil de interesse, uma boa estratégia pode gerar a conversão que sua marca precisa.
Entre fotos, vídeos e compartilhamentos, diversifique o conteúdo para tornar os stories atrativos a ponto de conduzir os visitantes à loja.
Quais as vantagens de utilizar os recursos do Instagram?
Usar uma nova estratégia deve ter um propósito. O Instagram e suas ferramentas oferecem uma gama de possibilidades. Com planejamento estratégico de marketing digital, os recursos do Instagram podem ser utilizados para melhorar ainda mais o ciclo de vendas, sua performance e resultados.
Veja alguns benefícios de criar um perfil comercial no Instagram e engajar sua clientela!
Aumentar o número de seguidores
Através do stories, reels ou lives você pode gerar conteúdos capazes de alcançar o público que ainda não segue a sua marca. Dessa forma, gostando do seu conteúdo, eles podem passar a te seguir e acompanhar suas postagens diariamente.
Educar o seu público
Além de interagir com seus seguidores, você pode fazer demonstrações de uso dos seus produtos e mostrar um pouco mais da sua marca. Há grandes chances de eles se interessarem ainda mais pelo que a sua empresa tem a oferecer.
Aproximação entre marca e pessoa
Como falamos o Instagram é uma maneira bem informal de se comunicar com o seu público. Por lá você pode mostrar o dia a dia da empresa, fazer enquetes para pedir opinião dos seus seguidores sobre algum produto e muito mais. Dessa forma, você pode trazê-los para mais perto e fazê-los se sentirem parte da sua marca.
Impacto mais abrangente
As chances da sua campanha ser vista no stories são bem maiores do que no feed do Instagram. Isso acontece porque quando o usuário entra na rede essa é a primeira coisa que ele tem acesso, por isso, amplie a exploração dos recursos.
Muitos recursos para a sua estratégia
A cada dia que passa, novas atualizações são feitas no Instagram, aumentando as possibilidades e oportunidades para pensar em diversas formas de impactar o seu público. Uma das principais ferramentas é a live, ou seja, vídeo ao vivo. Por lá, você pode interagir com seus seguidores, recebendo perguntas e podendo responder na hora.
Aumentar o tráfego do seu site
Para quem tem perfil verificado, já é possível fazer chamadas e colocar o link para alguma página, como o seu blog, ou algum produto, por exemplo.
O Instagram é uma rede com abrangência nacional e internacional, que conecta pessoas do mundo inteiro. Isso quer dizer que é um ambiente favorável a qualquer tipo de negócio, produtos e marcas, ideal para quem busca sobressair em um mercado tão competitivo.
As estratégias de marketing digital podem ser muito mais efetivas se tiverem por trás uma equipe especializada. Por isso, se gostou do post, convidamos você a seguir a Stalo[IN] no Instagram e acompanhar de perto mais conteúdos voltados para a rede social!