O marketing imobiliário é o conjunto de estratégias de comunicação com objetivo de auxiliar nas vendas de imóveis e na divulgação de empresas do setor. Através da construção de um planejamento assertivo é possível atrair e converter mais clientes em potencial para o negócio.
Você conhece a importância do marketing imobiliário para o seu negócio? Esse tipo de estratégia contribui para que a empresa consiga alcançar resultados relevantes, atrair público qualificado às suas ofertas e tenha mais oportunidades de vendas.
Para isso, é essencial oferecer um bom atendimento, conhecer bem a região de atuação, além de ficar por dentro das principais estratégias de marketing on-line e off-line para prospectar mais clientes e fidelizar parte do público que já conhece seus produtos e serviços.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é o marketing imobiliário, quais estratégias adotar, a sua importância, além de conferir sugestões do que fazer em sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o marketing imobiliário?
As ações de marketing imobiliárip contribuem para ter um conhecimento mais amplo sobre o seu público, aumentar as vendas do negócio, além de possibilitar que a sua empresa seja autoridade no mercado, sendo referência no ramo de atuação.
Desta forma, possibilita que o negócio possa fortalecer a sua marca e criar um relacionamento positivo entre a empresa e o seu público, de modo que possa promover os imóveis e atrair mais pessoas interessadas pelos produtos e serviços de consultoria.
Sendo assim, vai haver uma preocupação maior no modo como divulgar os imóveis — desde as fotos, a escolha da descrição correta e dos principais canais de divulgação —, além de estabelecer ações que contribuam para criar um relacionamento sólido entre a empresa e seus clientes.
Quais são as vantagens do marketing imobiliário para a sua empresa?
A seguir, selecionamos os principais pontos de vantagem usufruídos por quem investe em marketing imobiliário. Confira!
Melhora o relacionamento com os clientes
O primeiro deles está na melhoria do relacionamento com os clientes. No mercado imobiliário, especialmente para a locação, é interessante buscar por estratégias que permitam a fidelização de seu público, uma vez que a necessidade por novos produtos é recorrente. Além disso, quando há melhorias no relacionamento, consequentemente essa pessoa tende a divulgar seus serviços para amigos e familiares, fortalecendo o marketing “boca a boca” e contribuindo para aumentar a sua base de clientes.
Outro ponto importante: hoje, antes de tomar qualquer decisão por algum serviço, é comum que as pessoas busquem nas redes sociais informações sobre a sua empresa. Caso tenha depoimentos negativos de uma parcela de seu público, naturalmente a imagem do negócio fica desgastada, correndo riscos de perder oportunidades de novas vendas/locações — o que torna essencial investir em ações que aumentem a credibilidade da empresa e a confiança dos clientes.
Possibilita a metrificação
Independentemente de qual seja a estratégia, é preciso metrificar para implementar melhorias e potencializar resultados positivos. Nesse sentido, o marketing imobiliário se destaca, especialmente nas estratégias digitais.
Consequentemente, as ações futuras podem ser espelhadas nesses números, de modo que haja um investimento maior no que trouxe um bom retorno e um estudo mais detalhado das estratégias que pouco contribuíram para novas vendas.
Aumenta a autoridade da marca
Além disso, é essencial que a imobiliária busque continuamente estratégias para ser lembrada nesse mercado sempre que o cliente necessitar de novos produtos ou serviços do ramo. Para isso, a construção de autoridade será eficaz, uma vez que aumentam as possibilidades de a sua empresa ser a primeira lembrada na cabeça do cliente.
Por meio do marketing imobiliário, vai haver um estudo sobre as principais dores de seu público, sobre as palavras-chave pesquisadas por ele, contribuindo para que o negócio possa investir na produção de conteúdo relevante para todas as etapas do funil.
Reduz o ciclo de vendas
No mercado imobiliário, o ciclo de vendas é um pouco mais longo do que o habitual. Afinal, há a necessidade do cliente buscar por imóveis que atendam às suas necessidades — bairro, tamanho etc. —, além de o processo burocrático, principalmente quando envolve financiamento em instituições financeiras, tornar o processo um pouco mais lento.
Por essa razão, é preciso traçar ações que aceleram esse ciclo por parte da imobiliária. Ao criar confiança no cliente e estabelecer autoridade no mercado, a tendência é que o ciclo seja mais curto, justamente por oferecer a certeza ao cliente de que seus profissionais são qualificados para nortear todo o processo.
Quais estratégias de marketing imobiliário adotar?
Agora que você já sabe o que é o marketing imobiliário e quais são as principais vantagens de investir, chegou o momento de conhecermos algumas estratégias para adotar no setor. Continue a leitura!
Estruture o seu site
Hoje, um bom site para a imobiliária se tornou mais do que um diferencial, sendo prioridade para as empresas. Especialmente em um contexto no qual as negociações remotas se destacam, é essencial ter um canal com múltiplas informações para o seu público, além de contar com um foco em conversão.
Para isso, o ideal é que o site seja responsivo. Ou seja, que se adapte aos mais diversos dispositivos. Afinal, sites são acessados pelo celular, pelo tablet ou pelo computador. O papel do seu negócio é se adaptar para oferecer uma boa experiência, independentemente da escolha do cliente. Nesse sentido, verifique se há compatibilidade com dispositivos móveis, se as páginas oferecem acessibilidade, além de analisar se há um design clean, simples e intuitivo.
Preocupe-se em realizar uma boa apresentação do canal. Na página inicial, deixe apenas as informações mais relevantes, além de facilitar a busca por imóveis por parte do cliente. Nas páginas individuais, faça uma boa descrição do imóvel, além de apresentar fotos realistas e que possibilitem ao público entender quais são as principais características daquele produto.
Aposte em marketing por geolocalização
Um dos grandes diferenciais no atendimento de uma imobiliária é ter amplo conhecimento na região de atuação. Dessa forma, ao apresentar o imóvel ao cliente, o profissional tem a oportunidade de apresentar os diferenciais do bairro. Explicar quais são as ruas com maior fluxo de veículos em horários de pico, além de explicar quais são os pontos comerciais de maior destaque do bairro. Assim, o cliente terá informações completas sobre o local onde deseja morar, sendo mais um ponto que contribui para firmar a sua decisão.
Por essa razão, é essencial investir em marketing por geolocalização. Trata-se de uma prática que utiliza o endereço da empresa para adotar ações e campanhas na internet. Por meio do geotargeting, por exemplo, existe a possibilidade de segmentar o público com algumas variáveis importantes, como cidade ou bairro onde elas residem ou trabalham.
Com isso, você contará com um público altamente segmentado, o que contribui para que o atendimento seja ainda mais personalizado e eficiente, se conectando com as pessoas que estão fisicamente próximas da imobiliária.
Invista nas redes sociais
Ao investir em ações de redes sociais para a sua imobiliária, você terá a preocupação em realizar estratégias que consolidam a marca, além de trazer amplas oportunidades para engajar os clientes. Por meio dessas estratégias, ainda há a possibilidade de prospectar novos clientes, de fidelizar os antigos, além de aumentar o tráfego de seu site — bem como conquistar maior conhecimento sobre o público-alvo.
Quais tipos de conteúdos são bem-vindos nas redes sociais para imobiliárias? Confira alguns exemplos!
Materiais informativos
Há a oportunidade de ser autoridade no mercado imobiliário a partir da oferta de materiais de qualidade para seu público. Por essa razão, produza conteúdos informativos, trazendo dicas e sugestões aos clientes sobre as mais diversas etapas de compra, venda e locação de imóveis.
Outra boa oportunidade é produzir materiais abordando sobre leis, decoração, entre outros assuntos relevantes e que tangem o universo imobiliário. Esses conteúdos respondem dúvidas de potenciais interessados e contribuem para atrair pessoas qualificadas ao seu negócio, mesmo aquelas que ainda não estão maduras para compra.
Divulgação da carteira de imóveis
Outro ponto importante é a possibilidade de divulgar a carteira de imóveis, de acordo com os objetivos preestabelecidos pela sua equipe. Uma imobiliária que esteja próxima a universidade, por exemplo, tem a oportunidade de entrar em grupos daquela instituição e divulgar produtos que se encaixam no perfil dos estudantes.
A equipe pode, ainda, criar álbuns com imóveis que estejam com um preço atrativo, além de trazer seus diferenciais de atendimento na descrição das imagens. Por falar na descrição das suas publicações, nunca se limite apenas a apresentar o produto: fale um pouco sobre a região, traga os diferenciais daquela rua e explique como chegar de forma didática e simples para o entendimento de quem não conhece o bairro.
Datas comemorativas
Não deixe de aproveitar períodos sazonais nas redes sociais! Traga conteúdos de Natal, Ano Novo, Páscoa, sempre associando ao seu nicho de atuação.
Por essa razão, o ideal é que você crie um cronograma de postagens e tenha um planejamento detalhado sobre as ações a serem feitas em cada uma das datas mais específicas.
Conheça as particularidades dos canais
Conhecer o seu público é importante para falar a linguagem de seus clientes e ficar por dentro das dores de sua persona. Porém, também é necessário entender sobre as particularidades de cada canal. Assim, as publicações podem ser mais direcionadas, além de apresentar um tom de voz adequado para distintas redes.
No Instagram, por exemplo, você tem a oportunidade de utilizar as funcionalidades dos stories, interagir com o seu público por meio das enquetes, além de apresentar imagens de novos produtos — e até mesmo fazer um tour por aquele espaço.
Invista em e-mail marketing
Entre as principais vantagens usufruídas por quem investe em uma estratégia de e-mail marketing, destacamos:
- foco em conversão, especialmente para quem deseja aumentar o volume de vendas e/ou locações por meio da internet;
- potencial de interação com os clientes;
- conta com uma riqueza de dados, principalmente para analisar os resultados;
- facilidade de direcionar o tráfego, de acordo com as expectativas e objetivos da campanha;
- mais liberdade e flexibilidade da estratégia.
Para criar um e-mail marketing que atenda às expectativas e objetivos da imobiliária, alguns passos devem ser seguidos. A primeira delas é contar com uma base de clientes própria. Nunca compre contatos, uma vez que aumentam os riscos de essas pessoas denunciarem seus conteúdos como spam, além de não surtir os resultados almejados.
Além disso, tenha preocupação quanto ao assunto. Ele precisa ser chamativo e convidativo, de modo que o cliente e potencial cliente se sinta interessado em clicar naquele item e verificar qual é o conteúdo enviado.
Outro ponto importante: o e-mail deve ser personalizado. Para bases grandes, existem plataformas de automação que enviam para um grande número de pessoas, além de possibilitar a metrificação das estratégias.
Assim como nas redes sociais, defina um cronograma e uma frequência de envio, além de estabelecer a linguagem ideal de acordo com o perfil de seu público.
Aposte em SEO
Conforme mencionamos, a produção de conteúdo será de grande eficiência para que a sua empresa se torne autoridade no ramo de atuação. Por isso, o ideal é que também haja esse investimento em SEO, uma vez que vai contribuir para que as pessoas encontrem seus canais de forma orgânica a partir dos principais canais de busca da internet, como o Google.
Entre as ações a serem adotadas pela sua empresa, indicamos:
- entenda quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu público, ou seja, quais são as informações que eles pesquisam na internet;
- faça um estudo de seus concorrentes, entendendo sobre as temáticas publicadas por eles;
- trabalhe linkagens em suas páginas;
- utilize imagens chamativas para os materiais produzidos, entre outros.
Utilize um CRM
Como saber quais são os clientes que chegam até você e as objeções apresentadas por ele? Por meio de um CRM imobiliário, além de contar com uma visão do histórico de cada contato com o cliente, há uma facilidade de acesso às principais informações daquele lead. Assim, caso entre em contato novamente com a empresa, rapidamente o corretor tem a oportunidade de verificar esses dados, proporcionando um atendimento mais personalizado e que atenda às expectativas dos clientes.
Além disso, há a oportunidade de gerenciar as visitas e agendas, entender como cada corretor vem trabalhando, além de acompanhar o desempenho da empresa em tempo real. Existe a possibilidade, ainda, de fazer a gestão do funil de vendas, de modo que analise a situação de cada pessoa que procurou pelo seu negócio em busca de novos produtos e serviços.
Para escolher um CRM imobiliário eficaz para a sua empresa, alguns passos podem ser seguidos:
- entenda se o CRM pesquisado é personalizável de acordo com as suas necessidades;
- analise se há a presença de uma solução com funil de vendas para facilitar o marketing imobiliário;
- avalie se há a versão para mobile, de modo que profissionais possam acessá-lo de onde quer que esteja;
- entenda como é o suporte da empresa;
- analise sobre os relatórios gerados pelo CRM, entre outros.
Não deixe de lado as estratégias tradicionais
Ações digitais são importantes para empresas de qualquer segmento. Porém, no caso da imobiliária, as estratégias tradicionais não podem ser deixadas de lado. Ao identificar as características do seu público e do seu produto é possível elaborar as melhores estratégias para abordá-los em locais físicos selecionados que podem gerar mais retorno para sua empresa.
Além disso, banners e demais anúncios na região de atuação contribuirão para que pessoas que procuram um imóvel por conta própria tenham acesso à sua marca.
Faça vídeos para apresentar os imóveis
Não se limite à produção de fotos para apresentar os imóveis. Pessoas buscam, cada vez mais, resolver algumas etapas de diferentes negociações de forma completamente remota. Dessa forma, os vídeos contribuem para que elas visualizem melhor o espaço, visitando o local caso tenham se interessado pelo material analisado.
Para essa produção, o ideal é que tenha um roteiro, no qual vai orientar sobre o assunto do vídeo, como será a filmagem e o objetivo deste produto. Além disso, é importante que a empresa tenha equipamento de qualidade, tanto para a filmagem quanto para as fotos. Na etapa de edição, acrescente ao material informações importantes sobre o imóvel e também sobre a região, tirando todas as possíveis dúvidas do cliente.
Invista em marketing de relacionamento
Mencionamos algumas vezes sobre a importância da fidelização de clientes para os resultados do negócio. Por essa razão, é essencial que a empresa se preocupe em investir no pós-venda.
Nesse sentido, o marketing de relacionamento se destaca. Trata-se de um conjunto de ações que contribuem para manter uma proximidade com o cliente, de modo que o relacionamento seja sempre positivo entre as partes.
A partir dessas estratégias, há a possibilidade de coletar feedbacks genuínos dos clientes, de modo que a empresa tenha insumos para aperfeiçoar pontos que não vem agradando ao público. Além disso, cria promotores da marca, estimulando o marketing boca a boca e gera autoridade para o negócio, além de transmitir credibilidade para os novos e antigos clientes.
Metrifique os resultados
Apenas apostar em um bom planejamento para o seu marketing imobiliário não basta. É preciso entender quais são as ações que vem trazendo bons resultados, quais são aquelas que devem ser aperfeiçoadas e quais foram os canais que diferentes clientes utilizaram para chegar até o seu negócio.
Nesse sentido, metrificar os resultados é essencial para a sua empresa. Entre as vantagens de contar com essa análise, destacamos:
- contribuem para entender melhor o comportamento do consumidor;
- possibilita avaliar quais são as estratégias que mais conquistaram o público;
- otimiza os investimentos;
- traz maior efetividade para as campanhas, entre outros.
Estruture seu atendimento
Também é importante estar atento ao atendimento oferecido pela sua imobiliária. Defina quais serão os principais canais destinados ao público.
Não basta oferecer atendimento pelo WhatsApp, pelo Facebook, Instagram, telefone, entre outras redes sociais se não houver “braço” para suprir com essa demanda. Caso contrário, o efeito será o contrário, trazendo a insatisfação do lead por não ter respostas sobre as suas solicitações.
Elaborar a estrutura para o atendimento em uma imobiliária é importante para atender às demandas de quem já é cliente (especialmente os de locação, que exigem uma atenção maior), sem deixar de lado o público em potencial, objetivando sempre aumentar os resultados do negócio.
Promova o treinamento de seus profissionais
Por isso, é fundamental promover o treinamento de seus profissionais numa estratégia de marketing imobiliário. De nada adianta construir uma autoridade e gerar credibilidade por meio da internet se os seus próprios colaboradores não condizem com esse perfil.
Além de a capacitação contribuir para aumentar o engajamento das pessoas de seu time e orientar nas melhores formas de atendimento, possibilitará que a equipe tenha amplo conhecimento de mercado, tanto relacionado à região de atuação quanto ao quesito técnico no processo de vendas e locação.
Por essa razão, algumas ações podem ser tomadas:
- entenda quais são as principais necessidades de seus profissionais;
- verifique os gargalos existentes nos processos da imobiliária;
- faça uma pesquisa para conhecer os gaps da empresa;
- trace objetivos específicos quanto aos treinamentos;
- defina os temas de cada treinamento e quem os ofertará (se será interno ou externo), entre outros.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é o marketing imobiliário e a importância para o seu negócio. Ao se trabalhar com um produto complexo e com um ciclo de vendas mais longo, o investimento estratégico na divulgação da marca da sua empresa pode ser um diferencial.
Contar com um apoio especializado, de uma empresa referência em marketing no mercado auxilia para que sua empresa obtenha sucesso em suas ações. Este parceiro contribuirá com sua experiência para escolhas para o desenvolvimento de um planejamento mais assertivo e que possa gerar mais resultados ao seu negócio.
Para se aprofundar no assunto, continue no blog e entenda um pouco mais sobre a importância de uma consultoria de marketing!