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O que é um ecossistema de marca? Quais os benefícios deste modelo para as empresas

  • 13/12/2022
Stalo in

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Stalo in

6 minutos

Um ecossistema de marca se resume a pontos de contato das marcas com os consumidores. Seu principal benefício é garantir a presença das marcas de forma natural e espontânea no dia a dia dos usuários, a ponto de se tornarem parte de suas vidas.

 

Os consumidores da atualidade têm suas intenções e desejos de compra guiados pelas mais diversas estratégias de empresas que competem no mercado. Com isso, entre as tendências usadas para sobressair e corresponder às expectativas está o ecossistema de marca.

Levando em conta a experiência do cliente como principal fator competitivo, criar soluções personalizadas é imprescindível. Dessa forma, a rede de negócios gerando conexões dentro da própria empresa parece o caminho mais inteligente para atender por completo as necessidades do público. 

Neste post você vai saber o que é ecossistema de marca e como funciona essa tendência. Continue lendo para conhecer as principais características desse modelo de negócios!

O que é um ecossistema de marca?

É uma rede de negócios criada a partir das necessidades dos consumidores com possíveis soluções para atender seus anseios. Nesse contexto, há um desdobramento e multiplicação dentro da própria empresa, ampliando o leque de opções, capazes de suprir essas demandas. 

No ecossistema de marca o cliente é colocado no centro do negócio, como ativo principal e mais importante. Em seguida vêm os produtos e serviços desenvolvidos após criteriosa observação comportamental e sentimental dos consumidores diante do que encontram disponível no mercado. 

Uma marca de sucesso deve se preocupar em ser eficiente e ter alta performance e o ecossistema amplia essas possibilidades. Agregar novos produtos e serviços potencializa o protagonismo de um negócio, fortalecendo a visibilidade,  credibilidade e autoridade da marca.

Como funcionam ecossistemas de marca?

O comportamento do consumidor, seja nas redes sociais ou nas lojas e-commerce, fornece insights para as estratégias de marketing e vendas de milhares de empresas. Com foco em ganhar a preferência e a fidelização de leads, consumidores e clientes precisam agir em benefício do negócio. 

A partir da análise do que o consumidor está buscando e compreensão da jornada de compra, desde a intenção até a decisão, um grande ecossistema surge da ramificação e criação de alternativas ligadas à própria marca. 

De modo geral, as empresas são especializadas em um nicho de atuação e quando percebem a oportunidade, se não conseguem atender, vão recorrer ao ecossistema. Embora seja ainda considerada uma tendência, muitas marcas já utilizam o modelo de negócio. 

Quais são as empresas que possuem ecossistemas?

 

Entre as empresas de destaque no mercado que adotaram  a tendência do ecossistema de marca, estão: 

  • Apple
  • Amazon
  • Google
  • Nubank
  • Netflix
  • Ifood
  • Mercado Livre
  • Samsung 

Perceba que essas marcas têm em comum a proposta de proporcionar facilidades aos consumidores em seu dia a dia. As interações buscam abranger todos os aspectos da vida cotidiana, mantendo a marca presente e viva na memória dos consumidores e clientes. 

Tomando como exemplo o modelo de negócio da Amazon temos uma empresa gigantesca com diversos produtos formando seu ecossistema. Da assistente de voz Alexa ao despertador Echo Dot, as plataformas de streaming e leitor digital Kindle — produtos que formam o ecossistema de marca da Amazon. 

Ecossistema de marca como estratégia de negócio 

O ecossistema de marca é uma estratégia importante que permite desenvolver melhor relação com os consumidores. Afinal, a marca traduz os sentimentos, desejos e impressões que os consumidores têm dos produtos e serviços que pretendem adquirir — um vínculo que vai além do objetivo meramente comercial. 

Com isso, as ações de branding são direcionadas a envolver o público e mostrar tudo que a empresa pode oferecer de solução. Ser um ecossistema favorece a prestação de serviços, ajuda a promover encantamento e contribui para a empresa se destacar no mercado. 

Apesar da premissa básica de criar uma grande comunidade de soluções, cada empresa possui um tipo de negócio, que demanda uma construção diferente de ecossistema. A resposta do público e resultados apontados pelo mercado, inspiram aqueles que ainda não aderiram a tendência a seguir o exemplo.

Quais são as características de um ecossistema de negócios?

No ecossistema a marca é pensada como um organismo vivo, em constante atividade que evolui de acordo com o movimento do mercado e do consumidor. Um cenário que permite desenvolver produtos e serviços capazes de produzir sensações no público a partir de uma experiência diferenciada. 

O uso de ferramentas de branding — estratégias e métricas — auxiliam o processo de estruturação do ecossistema de marca. Elas promovem a integração dos organismos que formam o ecossistema e ajudam a definir o real propósito da marca. 

Depois de identificação será mais fácil planejar e executar as ações de conexão entre consumidor e marca, ou seja, a identificação com esse propósito. Um direcionamento importante para que o consumidor entenda o valor e o significado da relação, indo ao encontro das soluções propostas. 

O ecossistema de marca é pensado para impactar sentimentos, por isso, concentra as ações em fazer com que o consumidor enxergue os benefícios de modo emocional. A marca tem uma missão desafiadora que é sintonizar o que vende com as necessidades, desejos e motivações do público. 

Quando o consumidor encontra tudo o que precisa em um mesmo lugar, a tendência é criar um vínculo mais duradouro. Logo, encantar o cliente vai muito além de apenas ter produtos ou serviços de qualidade, sobretudo, quando existe concorrência trilhando o mesmo caminho. 

Como desenvolver esse modelo de negócio?

Para desenvolver um ecossistema de marca, o primeiro passo é promover uma mudança de mindset. É preciso entender a necessidade de reinvenção e ampliação dos horizontes, com ramificações que fazem sentido para o negócio, com similaridade entre produtos e serviços. 

Contar com um parceiro especializado para acelerar esse processo e alcançar resultados mais rápido pode ser uma boa estratégia. A Stalo IN é um ecossistema de comunicação que visa atender a todas as necessidades de comunicação e marketing de uma empresa. 

Nossa equipe de especialistas sempre atenta às tendências do mercado, desenvolve ações personalizadas de acordo com o perfil da marca e do seu público-alvo. Assim, o ecossistema de marca da sua empresa será lapidado em cima de estratégias e características únicas, fazendo com que o consumidor a reconheça em cada organismo. 

Gostou do post e deseja planejar as ações da sua empresa para aderir a essa tendência? Aproveite para conhecer o ecossistema de comunicação da Stalo IN e como podemos ajudar nesse desafio!

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