A atualização do site permite que a empresa tenha uma infraestrutura web sempre atualizada, acompanhando a evolução da tecnologia. Um site novo possibilita que a empresa se adeque aos algoritmos de plataformas como o Google, otimize a navegação dos usuários e aumente a conversão de novos clientes.
O site é a base da sua empresa na internet. Ele é a fachada do seu negócio ou da sua loja, um ponto de contato para seus clientes e muito mais ao mesmo tempo. Este canal centraliza todas as informações sobre seus produtos e serviços e é uma importante porta de entrada para seus clientes.
Uma estrutura de website bem desenvolvida e otimizada te ajuda a atrair mais oportunidades de negócios e vendas. Mas é preciso se destacar no ambiente digital para ser competitivo. Segundo o Internet Live Stats, existem mais de 1,5 bilhões de site na internet no atual momento. Como o seu cliente vê sua página em meio a tantos outros?
Se sua empresa não alcança todo o potencial que ela tem na internet, isso pode ter origem no seu site. Talvez você esteja perdendo um alto volume de clientes sem saber, devido a problemas técnicos ou por não transmitir credibilidade suficiente para os consumidores neste espaço. Por isso, a atualização do site é uma preocupação que deve ser constante, especialmente pelos benefícios que essa ação traz.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda quais são os sinais que demonstram a necessidade de buscar por essa atualização e quais são as principais vantagens. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são os sinais que comprovam a necessidade da atualização de site?
Um site é importante para a visibilidade on-line do seu negócio e seu posicionamento profissional. Por isso, é importante que ele seja atrativo e eficiente de acordo com seus objetivos.
Alguns sintomas podem ser indícios da necessidade de mudança e atualização no seu site. Esses fatores podem ser estratégicos, de acordo com o plano comercial do seu negócio, ou relacionados com a infraestrutura e a experiência de navegação do usuário.
Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre esses sinais que comprovam que chegou a hora de atualizar seu site.
Alta taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma das métricas e indicadores mais importantes sobre a eficiência de um site. Caso a taxa de rejeição de seu site esteja alta, é um problema a ser analisado.
Mas do que se trata esse termo? Sempre que um usuário entrar em seu canal e sair logo em seguida, sem dar prosseguimento a nenhuma ação e nem mesmo se interessar pelo que é oferecido em sua página, vai ser contabilizado na porcentagem de rejeição.
Ou seja, isso é um sinal de que os seus potenciais clientes não estão interagindo com as suas páginas e nem mesmo apresentam interesse em conhecer um pouco mais sobre a sua empresa ou seus produtos.
Esse indicador pode ser conferido nas métricas da sua empresa no Google Analytics.
Tempo de permanência baixo
Caso o seu site ofereça uma boa experiência, naturalmente o usuário passará um tempo maior navegando pelas alternativas que ele oferece. Dessa forma, caso você identifique que esse valor está baixo, é um sinal de que alguma coisa está “fora do lugar”, impedindo o interesse do público.
Especialmente se a sua empresa investir em produção de conteúdo, essa é uma métrica importante para ser entendida. Afinal, se o tempo de leitura de um material for de 4 minutos, o ideal é que a média de permanência esteja nessa faixa, certo?
Outro diferencial relacionado a uma taxa positiva é justamente o entendimento do Google sobre o seu canal. O canal de busca avalia que os sites que mantém os visitantes por mais tempo em seu domínio, consequentemente, apresentam produtos de qualidade, permitindo um melhor ranqueamento — o que contribui para o crescimento orgânico.
Tecnologia defasada
Na internet, a tecnologia evolui rapidamente. O que era considerado eficiente, em pouco período de tempo está defasado e requer adaptação e atualização. As linguagens de programação mudam, novos recursos web surgem e outros deixam funcionar, se exige maior preocupação com a segurança de dados e muitas outra possibilidades.
Em maio de 2020, por exemplo, o Google anunciou uma nova atualização do seu algoritmo de busca. Alguns fatores técnicos serão importantes também para o ranqueamento de um site e podem afetar a geração de tráfego. As empresas mais ativas, quase que instantaneamente já procuram realizar atualizações em seus sites para se moldarem ao novo padrão idealizado pelo Google.
Essas mudanças de tecnologia requerem acompanhamento para modernizações no site. Algumas são mais simples e outras mais complexas, exigindo maiores alterações. Para gerar mais negócios on-line, sua empresa também precisa estar alinhada em relação a esses fatores.
Design responsivo
Hoje, grande parte das pessoas acessam a internet por meio do celular. Estima-se que, no Brasil, há cerca de 230 milhões de smartphones em uso. Por essa razão, existe a necessidade de seu site ser responsivo, isto é, adaptável a qualquer tela. Sendo assim, ele terá uma boa experiência na navegação, tanto em dispositivos móveis quanto pelo computador.
Além disso, há outras vantagens de contar com esse diferencial em seu canal, como:
- Melhora o posicionamento nos canais de busca (Google, por exemplo);
- Aumenta a taxa de conversão;
- Melhora as técnicas de SEO;
- Contribui para que haja um aumento nos compartilhamentos de conteúdo, especialmente dos materiais de seu blog.
Experiência do cliente
Ao acessar um site, é preciso que as informações estejam claras para o usuário, de modo que ele encontre o que busca sem a necessidade pesquisar por um longo período de tempo.
Vivemos em um contexto no qual as pessoas buscam por otimização de tempo. Se ela perceber que aquele acesso vai demorar mais do que deveria, a tendência é procurar outras alternativas.
Além disso, os links internos precisam ter consistência. Caso eles sejam direcionados para outra aba que nada se relaciona com o termo relacionado, consequentemente poderá prejudicar a experiência do cliente, uma vez que impedirá o acesso que ele de fato precisa.
Objetivos da empresa
O site desempenha um papel na jornada do cliente da sua empresa e é fundamental para a conversão de vendas. As escolhas estéticas, a forma como a navegação é realizada e conteúdo precisam ser direcionados de acordo com seus objetivos da sua estratégia comercial.
- Quais páginas ele deve acessar?
- Que tipo de conteúdo ele precisa receber?
- Onde ele se informará sobre seus produtos?
- Como ele entrará em contato com você?
Mediante alterações no seu plano de negócios, é preciso adequar o papel do site na jornada do cliente. Algumas dessas mudanças podem exigir a atualização da sua página a essa nova realidade.
Quais as vantagens de um site novo para a sua empresa?
Agora que você já conhece os sinais que podem ser percebidos para uma atualização do seu site, chegou o momento de entendermos quais são as vantagens que isso traz para o seu negócio.
A internet é dinâmica e muda rapidamente. Manter um site frequentemente atualizado evita problemas, mas pode ser também uma nova possibilidade para o crescimento on-line da sua empresa.
Descubra abaixo os principais benefícios.
Novas funcionalidades
O mercado muda o tempo todo. Se a sua empresa não buscar por atualizações em seus canais, consequentemente, ficará para trás da concorrência.
Por meio de novas ferramentas, você pode incrementar as formas de apresentar os benefícios e possibilidades das suas soluções de forma mais interativa e dinâmica. Também é possível ampliar as oportunidades da sua audiência interagir com o seu time, registrar suas informações e gerar leads qualificados.
Inovação do layout
Assim como é importante trazer novidades para a usabilidade de seu público, também é preciso buscar acompanhar as tendências de design. Oferecer um site bonito e atrativo faz toda diferença.
Pense em você como consumidor: ao consultar site de duas empresas concorrentes para definir com qual delas fechará contrato, a primeira tem um site totalmente antiquado, sem muitas informações e que demora a carregar. O site da segunda é o oposto: moderno, interativo e rápido. Qual das duas sairá na frente em sua preferência?
Credibilidade da marca
O consumidor já não pensa mais separado. Internet e o mundo físico se complementam. Um site bem estruturado, otimizado e que ajuda seu consumidor vira referência em seu segmento.
Sua reputação on-line precisa estar alinhada com o que seu negócio representa no mundo físico. Isso agrega valor para suas ofertas, mostra profissionalismo e faz com que as pessoas enxerguem o seu negócio como uma referência de credibilidade na sua área de atuação.
Melhor relacionamento com o cliente
Investir em um bom relacionamento com o cliente ajuda a conquistar a confiança do consumidor, o que consequentemente promove maior fidelização. Isso ainda contribui com um aumento do ticket médio e feedbacks eficientes para que você possa aperfeiçoar as suas soluções.
Para isso, é importante aprimorar o relacionamento com seu cliente on-line através do seu site. Ofereça boa experiência para um relacionamento, com amplas alternativas de contato e possibilitando que ele tire suas dúvidas com autonomia sem necessariamente falar com algum profissional de forma direta.
Alcançar melhor posicionamento no Google
A criação de um site novo para sua empresa é uma oportunidade de seguir as melhores práticas do Google para estar bem posicionado nas buscas. Assim, você vai conseguir mais oportunidades de negócio e poderá reforçar a sua marca no ambiente digital. Por isso, é importante que sua empresa esteja muito bem posicionada nas buscas de termos-chave mais estratégicos sobre seus produtos ou serviços.
Mas, para isso, é importante também ter um site eficiente e bem otimizado. O Google considera a experiência do usuário no site, a usabilidade para dispositivos móveis e a velocidade de carregamento como fatores de ranqueamento e posicionamento das páginas. Atualizando seu site, você melhora sua performance web e tem melhores chances de ocupar as primeiras posições na busca.
Você pode testar a performance do seu site no Google e verificar a necessidade de atualização através do Pagespeed Insights.
O que você achou de conhecer um pouco mais sobre a importância da atualização de site para a sua empresa? Quando desejar fazer uma otimização no seu site, conte com profissionais que entendam sobre o assunto! Eles farão um estudo sobre o seu público, entenderão as melhores estratégias adotadas no seu mercado para realizar um serviço de qualidade que proporcionará bons resultados ao seu negócio.
Quer saber sobre a atualização de um site? Entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!