As redes sociais estão em alta e o Social Commerce surge como uma excelente alternativa para marcas que buscam fomentar suas vendas por meio das plataformas digitais. Descubra como utilizar essa estratégia de forma certeira.
Você sabe o que é social commerce? É muito provável que sua empresa já coloque essa ideia em prática, mas ela está sendo cada vez mais reconhecida como uma forma de aumentar as vendas e o relacionamento com os clientes, além do reconhecimento da marca e da visibilidade on-line.
Pensando nisso, criamos este conteúdo com o que você precisa saber sobre social commerce e como ele está ganhando força no mercado e mudando a forma como as pessoas compram e vendem. Confira!
O que é social commerce?
Social commerce se refere ao modelo em que uma empresa realiza negócios on-line por meio das redes sociais.
É o processo que ocorre quando você compra ou vende algo através de uma plataforma como Facebook, Instagram ou WhatsApp, por exemplo. O social commerce representa uma evolução nas vendas on-line, pois permite que as marcas alcancem os clientes onde quer que eles estejam, além de ampliar seus canais de venda.
As redes sociais são fundamentais para a estratégia de marketing digital e para as vendas das marcas. Elas ajudam a expandir o alcance de várias empresas e conquistar novos clientes, gerando reconhecimento e promovendo a divulgação de serviços e produtos. Com acesso a um público maior, as marcas podem conhecer melhor seus clientes, permitindo oferecer produtos mais assertivos e criando conexões importantes.
Por isso, é fundamental nesta etapa a interação entre o fornecedor e o cliente. O consumidor tem uma voz muito mais ativa pela proximidade e capacidade de resposta que podem ser estabelecidas através da web do que nas transações físicas.
Quais as vantagens do social commerce para o seu negócio?
Que o social commerce é uma tendência de comércio muito importante, ninguém tem dúvidas. Mas que vantagens ele pode trazer se aplicada ao seu negócio?
Listamos algumas das principais vantagens de investir nessa estratégia. Veja a seguir!
Visibilidade
A visibilidade e o alcance da marca são fatores infinitos. Essas redes fornecem os recursos necessários para encontrar clientes-alvo, incluindo ferramentas que tornam o conteúdo mais atraente.
Outra vantagem significativa que o social commerce oferece às empresas é a capacidade de gerar engajamento, domínio e se valer da prova social.
Melhor relacionamento com o cliente
Como os usuários podem se conectar facilmente com sua marca, o comércio social também pode ajudar a sua empresa a aumentar o tráfego e o engajamento. Além disso, os clientes buscam uma proximidade ao longo de todo o processo que passam até finalizar uma compra.
À medida que sua marca conquista mais consumidores em potencial, sua empresa venderá mais e consequentemente aumentará seu lucro.
Custo-benefício em relação ao marketing
Diversos indicadores, desde as atividades do público até suas preferências, podem ser utilizados pelas redes sociais e ferramentas de divulgação das plataformas digitais para segmentar o consumidor e produzir resultados positivos.
Além do grande número de usuários que se tornam clientes das empresas, esses canais são firmados em comunicações sociais, nas quais o diálogo pode ser mais pessoal, individualizado e descontraído. Com essa proximidade nas interações, o cliente fica mais envolvido e confiante para fazer negócios com uma marca que conhece e admira.
Praticidade
Uma das vantagens do social commerce é a sua conveniência. Sem precisar sair da sua rede social preferida, o cliente pode pesquisar um produto e efetuar a compra. Simples e prático.
Facilita para todos os interessados, já que sua empresa encontra seu público-alvo, e para que eles encontrem você.
Qual o melhor social commerce para o seu negócio?
Quando o assunto são as redes sociais, as principais tendências do mercado no momento são foco no planejamento estratégico e maior engajamento do usuário.
As vendas nas redes sociais têm um papel fundamental na estratégia de marketing. Mesmo que você esteja por dentro de tudo que o social commerce pode te oferecer, é inevitável que surjam dúvidas sobre qual a melhor plataforma para se investir.
Sendo assim, comparamos as diferenças e oportunidades nas estratégias de marketing de redes sociais diferentes: vender no Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest.
Uma das redes mais adequadas para desenvolver uma estratégia de comércio social é o Facebook. Uma loja virtual pode ser criada dentro do próprio perfil da empresa. Dá para adicionar produtos, montar uma galeria e linkar com sua loja virtual. A ferramenta Facebook Shops permite a criação de uma galeria de produtos com imagens e detalhes, com links que direcionam o usuário para a seção onde é possível finalizar a compra individual.
Atualmente é possível criar uma loja no Instagram, um produto que pertence ao Facebook, principal rede social de Mark Zuckerberg. Por outro lado, como ambos pertencem à mesma empresa, uma vez criada uma conta no Facebook, a própria plataforma sugere a migração para o Instagram.
A opção de direcionar preços de produtos e links de sites para imagens específicas é um dos recursos da rede social. Esta opção está disponível tanto para as fotos que são exibidas nos feeds dos usuários quanto para as que são postadas nos stories. Repostar o conteúdo postado sobre a marca é outro benefício que deve ser aproveitado por ambas as partes.
TikTok
Não menospreze a força do TikTok no e-commerce, o que antes era uma plataforma para coreografias de vídeos curtos, agora é um sucesso do marketing e um dos grandes efeitos do TikTok no e-commerce é a possibilidade de viralizar uma loja on-line com conteúdo sutil, divertido, espontâneo.
O TikTok está crescendo no varejo digital, incentivando a junção com plataformas de e-commerce, como Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, dentre outras, assim também como conexão direta com o WhatsApp Business para favorecer as vendas.
Qualquer empresa que decide criar um empreendimento de comércio social espera alcançar o objetivo de aumentar as vendas on-line e outra rede que funciona muito bem para essas estratégias é o Pinterest. Os amplos recursos da loja do Pinterest permitem que você lide com todo o processo de vendas, incluindo a criação de anúncios e análise de tráfego.
É possível usar a plataforma de maneira semelhante à da loja do Instagram por meio do Pinterest Shopping.
Como usar o social commerce no seu negócio?
Agora que você já sabe como o social commerce pode beneficiar o seu negócio e quais redes sociais são mais adequadas, é hora de rever algumas dicas e colocá-las em prática para se tornar uma referência no seu segmento.
Construa uma estratégia para o perfil da sua marca
O próximo passo deve ser criar um perfil, bem desenvolvido, que inclua tudo o que você deseja informar e oferecer. Planeje bem o que precisa ser apresentado e identifique os pontos fortes e fracos da empresa.
Para atrair clientes de potencial para sua marca é fundamental engajar seus seguidores. Compartilhe suas opiniões, responda a comentários e perguntas e mostre que você está sempre disponível para ajudar quando necessário.
Analise sua concorrência
Observe o que seus concorrentes diretos e indiretos têm publicado e avalie o que deu certo e o que não deu tão certo entre as ações que eles tomaram. Você não pode competir no mesmo nível de igualdade sem saber quem são seus concorrentes, nem se diferenciar deles sem entender o que realmente torna sua empresa única em comparação com as outras.
Nesse setor, a importância desse tipo de análise é resumida por vários outros benefícios, além de definir sua estratégia de precificação e buscar novas formas de interagir com seus clientes atuais, você também pode atrair novos consumidores e identificar espaços no mercado. Com base nisso, é possível planejar e desenvolver novas ações para sua marca.
Faça parcerias
As parcerias com pessoas influentes ajudam as empresas a atingir um público maior que leva em consideração a credibilidade do influenciador. Muitas vezes a opinião dos influenciadores digitais têm um impacto significativo nas decisões de compra do usuário.
Além disso, você não precisa contratar influenciadores que tenham os maiores números do mercado. Ainda que seus números sejam menos expressivos, os nano e micro influenciadores podem ter uma relação mais pessoal e de confiança com seus seguidores, trazendo a atenção que sua marca precisa.
Agora você já pode colocar a mão na massa e começar a usar a mídia social para construir uma verdadeira máquina de vendas. Que tal aproveitar para ler mais um artigo, dessa vez sobre tendências de redes sociais em 2023!