Usar o Tiktok como uma ferramenta de marketing pode ser uma excelente alternativa para as empresas. Com seu alto poder de viralização e engajamento dos usuários, a rede social ajuda no aumento das conversões e vendas dos negócios.
O TikTok é mais do que apenas uma rede social de vídeos de dança e entretenimento. É também uma poderosa plataforma de divulgação de produtos e serviços, com alta capacidade de engajamento e alcance. Hoje, sem dúvida alguma, o TikTok é um sucesso no marketing.
Criamos este conteúdo para fornecer as informações necessárias que você precisa sobre o marketing do TikTok. Confira!
O que é e quando surgiu o TikTok?
O TikTok é um aplicativo conhecido por compartilhar vídeos curtos, geralmente com efeitos engraçados, com o objetivo de criar entretenimento e possuir mais de 100 milhões de seguidores.
Foi desenvolvido em 2014 por uma empresa chinesa e recebeu o nome de Music.ly. O aplicativo permitia aos usuários muitas opções de fazer vídeos engraçados e divertidos. Por isso, o app se tornou muito popular entre os criadores de conteúdo digital, chegando ao “hall da fama” pelo alto poder de engajamento. Em 2017, o aplicativo foi comprado por uma outra empresa chinesa, a ByteDance e se tornou o Tik Tok. Todo o conteúdo, contas e usuários que existiam na plataforma anterior foram transferidos para o novo espaço digital.
Qual é o perfil dos usuários do TikTok?
Segundo dados do próprio TikTok, divulgados pela Shopify, a maior parte dos usuários têm entre 16 e 24 anos, mas essa rede social também vem conquistando um significativo espaço entre o público mais adulto.
Essa informação é importante para as empresas que buscam detalhes sobre o TikTok no Brasil, pois confirma que a rede social é, de fato, dominada pela geração mais jovem, principalmente quando comparada ao Facebook e Instagram.
Por isso, é algo que vale a pena levar em consideração na hora de desenvolver campanhas e trabalhar com marketing de influenciadores.
A importância do TikTok para o marketing
O TikTok para empresas está sendo considerado uma estratégia potencial de engajamento, reconhecimento da marca e interação. De acordo com o próprio TikTok as contas comerciais contam com insights de audiência, métricas de performance e ferramentas de criação profissional.
Confira por que é importante investir nessa plataforma as melhores estratégias para aproveitar seu potencial.
Um dos apps mais baixados do mundo
De acordo com um estudo realizado pela Apptopia, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2021, com mais de 650 milhões de downloads. Por ter se tornado uma sensação entre muitos públicos, principalmente os mais jovens, esse fato por si só já consolida essa rede social como um dos canais de marketing mais importantes da atualidade.
Maior potencial de viralização
Devido a sua forte capacidade de viralização de conteúdo, o TikTok é uma excelente ferramenta de identificação de novos influenciadores. As marcas podem explorar o marketing viral com inteligência e com o tema certo, de acordo com seu perfil, para criarem um conteúdo que atraia públicos novos e gere engajamento.
Fidelização de clientes
Por meio do TikTok, é possível desenvolver estratégias de marketing capazes de fidelizar consumidores. É possível utilizar uma enorme quantidade de recursos para criar conteúdos interessantes e educativos, permitindo que cultivem relacionamentos com eles, como mostram as tendências.
Como usar o TikTok na estratégia da empresa
Para que sua estratégia de marketing do TikTok seja bem-sucedida, é importante priorizar a criação de conteúdo mais exclusivo e útil para seu público-alvo. Manter a consistência em suas postagens também é essencial para atingir seus objetivos na plataforma.
O ambiente virtual oferece oportunidades incríveis para a sua marca se destacar, até mais do que um concorrente que já está consolidado no mercado. Com o uso do TikTok, uma empresa pode criar conteúdos para responder às dúvidas de seus clientes sobre temas importantes na sua área de especialização, produtos e serviços.
Assim, mesmo não investindo muito, é possível obter excelentes resultados. Por exemplo, ao publicar materiais consistentes no TikTok, é possível construir um grande público e atrair mais clientes.
Confira as dicas abaixo para saber como começar a usar essa ferramenta para divulgação da marca.
Use SEO nos conteúdos
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), um conjunto de estratégias e técnicas de otimização de sites, blogs e páginas usadas para alcançar um bom rankeamento para um site no Google e outros mecanismos de busca, gerando tráfego orgânico.
Uma boa estratégia de SEO permite que você chegue a esse topo. No TikTok, SEO refere-se à otimização do seu conteúdo para que ele seja encontrado pelos usuários da função de busca da plataforma. Usar hashtags relevantes sempre que você postar um vídeo pode ser a maneira mais fácil de se fazer isso.
Faça parcerias com influenciadores
Os influenciadores digitais podem ser grandes parceiros na produção de conteúdo. Existem muitos influenciadores no TikTok que usam sua plataforma e seus seguidores para promover produtos e serviços. Essas publicações, que frequentemente se assemelham a postagens orgânicas, são bem-sucedidas.
Para o desenvolvimento saudável e rentável da empresa é interessante construir essas relações. Selecionar influenciadores que realmente tenham relação com a sua marca e que sejam especialistas no assunto que você quer abordar é fundamental.
Seja original e objetivo com o seu conteúdo
É importante investir na produção de um conteúdo original e objetivo, que passe a sua mensagem em pouco tempo para obter sucesso nesse aplicativo. Seu público busca vídeos criativos que estejam de acordo com a mensagem que a sua marca pretende passar.
Uma das melhores maneiras de se destacar da concorrência e conquistar os usuários da plataforma é fornecer um material que seja autêntico.
Capriche no conteúdo, valorizando o usuário e fazendo com que ele queira assistir ao vídeo até o fim.
Invista em anúncios pagos
Sua empresa pode investir também em anúncios pagos para ampliar seu alcance. Considerando que os vídeos feitos pelo TikTok podem aparecer de forma fixa ou dinâmica nas redes sociais, a empresa conta agora com um programa de publicidade paga que pode ajudar a alcançar mais clientes para sua empresa. Esses vídeos aparecem apenas para usuários que demonstraram interesse naquele conteúdo de alguma forma.
Apostar em marketing no TikTok pode ser uma maneira muito boa de aumentar o reconhecimento da sua marca e atrair novos clientes. Essa rede social veio para ficar e apresenta um potencial de crescimento muito grande. Se sua empresa não utiliza ainda esse canal na sua estratégia de divulgação, vá investindo aos poucos para saber o que funciona melhor para a sua audiência.
Gostou do conteúdo? Fale com a gente e veja como podemos ajudar seu negócio!