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5 dicas para fazer um planejamento de palavras-chave para o seu blog

  • 29/11/2022
Stalo in

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Stalo in

15 minutos

As palavras-chave são essenciais na estratégia de produção de conteúdo. Ter um bom planejamento de palavras-chave é essencial para o desempenho do seu blog e, consequentemente, melhor posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisa. 

O blog, além de ser um espaço de geração de conteúdos atraentes, é fundamental para um bom rankeamento no Google. Nesse sentido, fazer um bom planejamento de palavras-chave é fundamental, pois são elas que ajudam a alavancar as estratégias de SEO.

Para ficar nas primeiras páginas das pesquisas do usuário no buscador é preciso que as palavras-chave tenham relevância dentro do texto. De nada adianta abordar um tema de forma estruturada se as keywords não forem bem planejadas.

Neste artigo você confere o que é e para que servem as palavras-chave. Continue lendo para conferir ferramentas e dicas de como fazer um excelente planejamento de palavras-chave para o seu blog!

O que são e para que servem as palavras-chave?

Chamadas de keywords ou KW, as palavras-chave são a composição de uma ou mais palavras usadas estrategicamente em um conteúdo. O objetivo é aproximar ao máximo do que o usuário escreve nos buscadores para encontrar respostas para suas dúvidas.

Trata-se, portanto, do principal instrumento de uma pesquisa, determinante para que um blog lidere nas primeiras posições do ranking. Quando alguém digita uma palavra-chave contida em algum conteúdo de um blog, as chances de ele clicar no link são altas.

É aí que a KW mostra todo o seu potencial de gerar engajamento por meio do tráfego orgânico que se inicia com a pesquisa. Cada conteúdo com palavras-chave bem utilizadas aumenta a relevância e credibilidade do blog, mantendo seu posicionamento no topo.

A palavra-chave é um mensageiro que informa ao Google ou outro buscador sobre o assunto tratado em determinado conteúdo. Dessa forma, quando o usuário fizer uma pesquisa, rapidamente seu blog surgirá como possível solução para o que ele procura.

Vamos imaginar um texto sobre viagens para a região nordeste do Brasil, com dicas sobre o que fazer em Fortaleza. Quando o usuário pesquisar “o que fazer em Fortaleza” seu conteúdo surgirá entre as alternativas de leitura.

Ocupar a primeira posição vai depender da qualidade textual, ou seja, se seu conteúdo responde às principais dúvidas de modo completo. Para isso, o desenrolar do tema deve responder às perguntas sobre o que fazer em Fortaleza com objetividade, mas, ao mesmo tempo, riqueza de detalhes.  

Qual a importância das keywords?

É impossível não pensar no Google quando queremos fazer uma pesquisa. Por isso, a ferramenta de busca se vale de mecanismos e algoritmos para garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível e encontre o que está procurando.

Ao escrever na barra de pesquisa, o internauta digita as principais palavras-chave para encontrar sites relevantes e confiáveis. Por isso, se o seu blog/site não tiver uma estratégia de keywords bem estruturada, você não será encontrado.

Dessa forma, você precisa mostrar ao Google que o seu site possui as informações que aquele usuário está buscando. Com isso, as chances de a sua página aparecer nas primeiras posições de resultados são maiores.

É o ideal para quem busca otimizar resultados, melhorar a estratégia de SEO, trazer público para o seu site e gerar novos leads. No entanto, esse é um desafio enfrentado pela maioria das páginas que investem no marketing digital e precisam acertar no uso das keywords.

Como avaliar a qualidade de uma palavra-chave?

Se você deseja aparecer nas primeiras opções do Google e ocupar o topo da lista, a palavra-chave é o principal caminho. A equação é simples, mas a jornada é árdua, levando em conta as dificuldades de tentar adivinhar o que o seu potencial cliente procura ou deseja.

A KW é, estrategicamente, repetida ao longo do texto, sintetizando o tema abordado em meio a grande quantidade de palavras. Ela centraliza e resume o assunto principal, por isso é tão complexo o processo de definição da palavra-chave mais adequada.

 No planejamento de palavras-chave e análise da relevância para o blog é essencial pensar em seu nicho de mercado. As KWs empregadas devem canalizar o pensamento para temas de domínio do seu negócio, sempre com o intuito de esclarecimento e solução das dores do seu público.

Leve em conta alguns aspectos importantes para avaliar a qualidade das palavras-chave planejadas para os conteúdos da sua página:

  • volume de busca;
  • blogs e sites concorrentes;
  • persona;
  • desempenho de ranqueamento da KW.

É quase impossível garantir o sucesso de uma palavra-chave nas buscas do Google, mas a análise dessas intenções torna mais previsível os resultados que ela pode trazer se for utilizada em um dos conteúdos do seu blog. 

Como fazer um planejamento de palavras-chave? 

O planejamento é essencial em qualquer processo que visa alcançar resultados por meio das estratégias. No caso da KW, planejar envolve pesquisar e selecionar os termos de maior relevância dentro do seu nicho para serem usados nos conteúdos dentro do blog. 

Com o propósito de competir pelo melhor posicionamento nos resultados de busca, é preciso considerar os principais fatores. Listamos 5 dicas de como fazer um planejamento de palavras-chave e aumentar suas chances de ranqueamento. Confira!

1. Entenda o seu mercado

Em primeiro lugar, é preciso entender as principais tendências do seu mercado. Se você é do ramo de tecnologia, pode ser que a Cloud Computing seja o assunto do momento e, por isso, as pessoas estão pesquisando mais sobre esse tema.

Ou se você é do ramo de automóveis, pode ser que o seu público esteja procurando por informações sobre IPVA ou os principais lançamentos de carros em 2023.

É preciso estar atento às datas e as principais novidades que envolvem o seu nicho. Tudo deve estar ligado ao seu negócio e as palavras-chave devem ser pensadas a partir disso.

2. Desmistifique o seu público

É preciso entender o seu público. Afinal, é para ele que você vai escrever os conteúdos. Por isso, todos os seus textos devem gerar autoridade on-line e garantir conhecimento a quem vai ler.

Você precisa pesquisar a fundo a sua persona e entender os seus gostos, onde ela gosta de buscar por informações e quais são as suas principais angústias, dúvidas e dores.

Se o seu público já entende de tecnologia, provavelmente ele não vai pesquisar “O que é nuvem de computação”, mas sim “qual é o melhor modelo de cloud computing para o meu negócio”.

Fique atento ao seu SAC e aos seus vendedores. São eles que recebem as principais dúvidas de quem já está interessado no produto. Entender o seu público será um grande passo para iniciar a sua jornada de planejamento de palavras-chave.

3. Leve em conta o funil de vendas

A estratégia de funil de vendas é fundamental para quem busca ter sucesso no marketing digital. Por isso, é preciso levar em conta esse processo na hora de montar o seu planejamento de palavras-chave.

Cada etapa do funil exigirá estratégias definidas de acordo com o objetivo e a persona para a qual o conteúdo foi produzido:

  • topo do funil – fase inicial, de descoberta, quando o usuário recém-chegado ainda não reconhece o problema, mas encontrar identificação com o blog;
  • meio do funil – fase de consideração onde o usuário já sabe que tem um problema, está buscando alternativas e vê no blog uma possibilidade de solução sem, contudo, deixar de pesquisar outras possibilidades;
  • fundo do funil – fase da decisão em que o usuário já sabe que precisa resolver o problema, analisou todas as alternativas e está condicionado a aceitar a solução proposta por uma empresa.

Antes de partir para a produção de um texto e uso das KW conforme essas etapas é necessário entender os tipos de palavras-chave e como elas influenciam na performance do conteúdo no resultado de pesquisa do Google:

Cauda curta ou Head tail

São as palavras mais genéricas e básicas que geram maior demanda de busca, como por exemplo, IPVA 2023. Nesse caso o usuário não parece buscar algo específico, mas saber informações gerais sobre o imposto de veículos no próximo ano.

As keywords de cauda curta têm um volume alto de busca, trazendo diversas alternativas de blogs com a mesma resposta. A concorrência é grande e ganha quem souber desenvolver o conteúdo com objetividade e segurança, o que vale tanto para o tráfego orgânico quanto para o tráfego pago.

Cauda longa ou Long tail

São mais específicas e, por isso, a quantidade de pesquisa é menor, mas não menos relevante. O que acontece é que as long tails conseguem atrair um público mais segmentado para o seu negócio e pode até gerar mais resultados.

Ainda no exemplo do imposto, pode ser que o usuário esteja buscando informações sobre o pagamento e pesquise, por exemplo, pagar IPVA 2023 em BH. As chances de ele abrir o blog para saber como quitar o débito do imposto é bem maior, uma vez que a concorrência é menor para uma mesma palavra-chave.

Com essa informação, você conseguirá montar uma estratégia certa para atrair um público mais qualificado para o seu blog. Ao mesmo tempo poderá especificar o seu conteúdo de acordo com a etapa de funil em que o seu lead se encontra.

4. Entenda as principais variáveis

Após fazer uma pesquisa através das ferramentas, é preciso entender as principais variáveis para fazer a melhor escolha:

Volume de pesquisa: aqui você consegue perceber a quantidade de pesquisa mensal feita através deste termo. Assim, é possível notar se o assunto é realmente interessante para o seu público.

Dificuldade: esse identificador mostra a dificuldade de emplacar o seu conteúdo nas primeiras posições do Google. Isso acontece quanto sites de autoridade já utilizam essa palavra. Um exemplo é o celular, pois, provavelmente os comércios mais conhecidos estarão nos primeiros lugares.

Concorrência: definida entre baixa, média e alta, essa variável permite saber a quantidade de empresas que compraram essa palavra-chave, tornando a concorrência ampla e mais difícil de o seu artigo ser encontrado em uma possível pesquisa.

5. Faça análises e relatórios constantemente

Após utilizar as palavras-chave e iniciar a estratégia de SEO no seu texto, é primordial fazer análises e relatórios sobre o desempenho do artigo. Esteja atento de onde está vindo a sua audiência.

Veja quais foram as principais palavras utilizadas para chegar até o seu conteúdo e procure padrões. Dessa forma, além de entender o seu público, você poderá sanar as principais dores da sua persona.

Quais as melhores ferramentas para planejar palavras-chave?

Contar com ferramentas certas de planejamento e definição das palavras-chave pode colocar o seu blog em posição de vantagem. Mais do que apenas adivinhar o que o seu público realmente deseja, os planejadores de KW observam os algoritmos.

Se você quiser apostar em ferramentas específicas para isso, fizemos uma lista com as eficientes e que oferecem mecanismos de análise das palavras- chave capazes de performar melhor nos buscadores. Confira!

Google Ads

Nada melhor do que o buscador mais utilizado do mundo para nos ajudar a entender o que o nosso público anda pesquisando, certo?

Por isso, uma das principais ferramentas utilizadas para fazer um planejamento de palavras-chave é o Google Ads. Com as ideias de keywords que você obteve ao entender o seu mercado e o seu público, você poderá saber se elas realmente funcionam ou não.

O Google vai te mostrar a relevância da palavra-chave, a concorrência, a média de pesquisas semanais e ainda irá sugerir outros termos relacionados que podem ser utilizados no seu texto.

Semrush

O Semrush é o queridinho de quem trabalha com marketing digital. As possibilidades são infinitas e também podemos contar com ele para fazer o nosso planejamento de palavras-chave.

A ferramenta keyword magic uniu todas as principais ferramentas de busca de keyword em um só lugar para facilitar a sua pesquisa. Além disso, você também tem a possibilidade de pesquisar os termos mais buscados dentro e fora do país.

Por lá, você obtém um dashboard completo com as principais tendências, pesquisas pagas e orgânicas. Além disso, você consegue ter acesso às principais perguntas feitas ao Google relacionadas ao seu assunto “Como”, “onde”, “por que”.

Ubersuggest

Uma ferramenta gratuita (é necessário ter uma conta no Google) para pesquisas de palavras-chave e análise de SEO, com funcionalidades práticas e elevada quantidade de sugestão de KW. O interessante é a possibilidade de visualizar os dados relacionados a cada pesquisa: 

  • custo por clique;
  • volume;
  • o que está no SERP (a lista resultados das pesquisas feitas na Internet);
  • sites onde as keywords estão relacionadas.    

Fazer um bom planejamento de palavras-chave é primordial para ser encontrado na internet e impulsionar suas estratégias de marketing. Porém, nada disso será eficiente se você não conhecer o seu público, suas necessidades, dores e expectativas. 

Só assim, é possível se colocar no lugar da audiência e gerar conteúdo que ofereça boas respostas. Por mais difícil que seja acertar na escolha das palavras-chave para o blog, com as nossas dicas e as ferramentas sugeridas as probabilidades são maiores.

Gostou do post? Que tal aproveitar para ler mais um artigo, dessa vez sobre ideias de conteúdo com assuntos que sejam interessantes para o seu público e relevantes para o seu blog!

 

 

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