O vídeo marketing pode se tornar um grande aliado da estratégia de marketing digital das empresas se bem trabalhado dentro do seu contexto de comunicação. Com seus altos índices de engajamento e boas entregas das plataformas, esse tipo de conteúdo deve estar no radar do planejamento para os que desejem impactar seu público de forma objetiva.
Entre as mais diversas estratégias de comunicação – e-mail marketing, blog, redes sociais, chatbots e mídias sociais – o vídeo marketing se destaca. Esse é um formato que se apresenta como um poderoso recurso no presente e futuro do marketing digital.
O crescimento dos vídeos como ferramenta de conteúdo no marketing tem exigido das empresas estratégias mais direcionadas. Não se trata de qualquer vídeo, mas de conteúdo com mensagens curtas, apropriadas ao público, de acordo com os objetivos da marca.
Quer entender a relevância do conteúdo audiovisual para alcançar, relacionar e conquistar o seu público? Continue lendo o nosso artigo e entenda por que vale a pena apostar no vídeo marketing como ferramenta de conversão!
O que é vídeo marketing?
É uma estratégia dinâmica e versátil, de conteúdo audiovisual, usada como recurso de comunicação, nos objetivos do marketing. Entre eles estão a atração, a conversão, a retenção e fidelização de consumidores e clientes.
De modo geral, o marketing utiliza essa estratégia em diversos momentos, como:
- vídeos institucionais de fortalecimento da marca;
- campanhas publicitárias;
- vídeos educacionais (parte do plano e ações de marketing de conteúdo);
- apresentação ou demonstração de um produto;
- depoimentos de clientes;
- cases de sucesso.
Os canais e formatos são definidos de acordo com o planejamento, etapas do funil e público que se deseja alcançar com a estratégia. É possível usar uma ou mais alternativas dentro de um mesmo plano de marketing de conteúdo.
Qual a importância do Vídeo Marketing na estratégia de Marketing Digital?
Os vídeos online têm elevado índices de alcance e engajamento, devido ao seu conteúdo compacto, que dialoga diretamente com a audiência. A Take 5, especialista em comunicação corporativa, reuniu uma série de pesquisas recentes que mostram o poder do vídeo marketing, com destaque para:
- 75% dos usuários do Instagram afirmam que já compraram um produto após assistir a um anúncio, lembrando que o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking mundial de uso da plataforma;
- 90% dos usuários do YouTube afirmaram que descobriram novas marcas e produtos após assistir a anúncios na plataforma;
- quando o seu site tem um vídeo na página inicial, ele aumenta em 53% a chance da sua marca aparecer primeiro nos sites de pesquisa;
- 80% dos usuários assistem novamente a um vídeo que já viram nos últimos 30 dias;
- posts com vídeo atraem 200% mais links de outros sites;
- 75% dos executivos afirmaram ter preferência para assistir vídeos sobre um conteúdo versus ler sobre o mesmo conteúdo, quando perguntados por uma pesquisa elaborada pela FORBES;
- o número de cliques cresce 41% quando o resultado de uma busca é um vídeo;
- 90% dos consumidores acreditam que assistir a um vídeo os auxilia quando fazem compra de um produto;
- 92% dos consumidores de vídeos em dispositivos móveis, ou seja, fora do computador, compartilham os conteúdos com outras pessoas;
- 95% dos espectadores retêm uma mensagem quando ela é passada em vídeo. Quando a mesma mensagem é passada através de texto a taxa de retenção é de apenas 10%;
- 62% dos consumidores apresentam mais chance de ter uma opinião negativa sobre uma marca que publicou um conteúdo em vídeo de baixa qualidade.
Esses dados podem estar relacionados ao fato de as pessoas terem mais predisposição a assistir um vídeo. Outro ponto é que para absorver uma quantidade maior de informações, muitos costumam se relacionar melhor com conteúdos interativos e podem se sentir mais próximos da marca.
Quais os benefícios do vídeo marketing?
O vídeo marketing já é sucesso e a tendência é que se torne ainda mais potente e relevante no plano de marketing. A transformação digital e o avanço tecnológico, com maior disponibilidade de ferramentas e canais para transmissão, contribuíram para essa consolidação.
Além disso, o comportamento do público, seja lead, consumidor ou cliente, colabora para um ambiente cada vez mais audiovisual. Os benefícios são muitos, para a empresa e para quem deseja alcançar. Veja alguns mais notáveis!
Custo-benefício
Ao longo deste tópico, você vai perceber que oferecer um vídeo para o seu público pode trazer resultados muito positivos. Se antes pensar em produção audiovisual parecia algo com altos custos, hoje em dia, dependendo do seu objetivo, os gastos são bem acessíveis.
Um bom exemplo disso são os stories e os reels do Instagram, que estão bombando e atraindo bastante audiência, quando utilizados da maneira correta. E o melhor, podem ser feitos até mesmo com o celular, com poucos recursos, desde que sejam criativos.
Existem também empresas com expertise no assunto e que podem ajudar você durante toda a produção e divulgação. Vale lembrar que os vídeos digitais são mais em conta e o processo é mais rápido, garantindo economia e qualidade.
Gerar sentimentos ao público
Os textos são ótimos para entregar uma informação precisa e completa, porém o audiovisual é mais cativante. Quando bem-feito, um vídeo é capaz de provocar inúmeras sensações e sentimentos em quem está assistindo.
A memória audiovisual é mais forte e capaz de estimular uma ação instantânea, muitas vezes a favor da marca. O conteúdo pode trazer uma associação com algo que a audiência esteja precisando no momento e conduzir à decisão de compra ou qualquer que seja o objetivo.
Analisar métricas e resultados
Além de curtidas e comentários, o vídeo consegue trazer uma série de métricas que podem nos ajudar a conhecer o público e buscar novas estratégias para conquistá-los. Não adianta produzir conteúdos desesperadamente se eles não atingem quem você deseja.
Ao publicar um conteúdo audiovisual você consegue medir: retenção, visualizações, engajamento, taxa de cliques, replay, rejeição, abandono do vídeo, desempenho nas redes sociais, entre outros.
Seu público está preferindo vídeo
Você sabia que atualmente o YouTube é o segundo maior buscador de pesquisas do mundo? Ele só perde para o Google (por enquanto). Isso quer dizer que as pessoas estão buscando se informar através de vídeo on-line.
Não é à toa que diversas empresas jornalísticas já utilizam a plataforma como um dos principais canais de comunicação. O YouTube consegue conectar variados públicos, consumidores regulares dos conteúdos postados.
Liberdade para criar
O vídeo marketing oferece a oportunidade de criar conteúdos diferentes, personalizados e muito criativos durante e após a produção. As ferramentas de edição possuem inúmeros efeitos gráficos e de áudio.
Como os vídeos são curtos, o tema central precisa ser explorado com originalidade e foco, traduzindo a essência da empresa. É por isso que muitas marcas investem em uma sequência de vídeos, observando os melhores horários para fazer a publicação.
O vídeo tem possibilidades infinitas e ilimitadas, com uma conversa próxima e intimista com o público. Eles podem ser divertidos e passar uma mensagem séria, agregando valor às ações previstas no plano geral de marketing.
Utilizar técnicas de SEO para posicionar o seu site
Ao contrário do que muita gente pensa, os vídeos podem e devem ser otimizados nas regras do SEO. Ao inseri-los no seu site e utilizar as técnicas certas, você garante um elemento a mais para melhorar o posicionamento do seu site no Google.
Caso os vídeos sejam publicados no YouTube saiba que a parte de SEO é obrigatória para ganhar visibilidade. Embora se ouça que o SEO está morrendo, ao contrário, apenas se transforma e junto com eles os buscadores, para alinhar ao comportamento no ambiente on-line.
Engajamento nas redes sociais
Quem é que não gosta de compartilhar os vídeos preferidos do Facebook ou aquele stories interessante do Instagram? Muitas empresas conseguem bastante engajamento e até tornar o conteúdo viral através das produções de vídeo criadas para as plataformas.
As redes sociais estão atualizadas com o mercado e garantem ferramentas diversas para você produzir vídeos, como stories, reels ou lives. Isso consegue trazer as marcas para mais perto do público, garantindo um relacionamento efetivo e sólido.
Educar o consumidor
Muitas vezes as pessoas ainda não sabem que precisam do seu produto e é através de vídeos que você pode educá-las. De uma maneira muito mais interativa e dinâmica, tanto os consumidores quanto os clientes serão nutridos e influenciados a pensar de maneira mais prática.
Já percebeu quantas avaliações ruins de produtos existem por aí? Talvez ele realmente seja de má qualidade, mas acontece de o cliente não saber muito bem como utilizá-lo e acabar deixando de lado, desenvolvendo uma impressão ruim sobre a sua marca.
Vale lembrar que nem todo mundo tem paciência para ler um manual. Nesse caso, um vídeo explicativo incentivando o consumidor a ter a melhor experiência com o seu produto pode ser o ideal.
Coletar novos leads
Se você já faz ou está interessado em iniciar a sua estratégia de inbound marketing, o video marketing pode ser um excelente aliado na hora de coletar um lead. Para preencher um formulário, geralmente, o potencial lead precisa de algo em troca.
Talvez, para ele, um vídeo seja mais atrativo do que um e-book e vice e versa. Por isso, quanto mais opções você tiver para educar o seu público até a compra, melhor — você pode inserir webinar, videocase e muito mais.
Uso de recursos diversos
A possibilidade de criar, desenvolver e publicar os vídeo marketing em diversos formatos é o que fortalece o uso dessa estratégia. Nos últimos anos surgiram ferramentas e plataformas que ampliaram a visibilidade audiovisual, bem como o acesso da audiência.
Prova disso é o YouTube Shorts que permite gravar e compartilhar vídeos curtos, com até 60 segundos, sem a necessidade de equipamentos caros. Os vídeos podem ser criados a partir de um smartphone e editados usando as configurações da própria ferramenta.
O TikTok é mais um recurso que você pode usar para produzir vídeos marketing com a cara da sua marca. A comunidade de vídeo global é um fenômeno e praticamente obrigatória para quem deseja se comunicar por meio do audiovisual.
Há ainda o Kwai que chegou para competir de perto com as plataformas de vídeos curtos, que podem ter diversas temáticas. Os vídeos são divertidos e interativos, o que faz com que a audiência queira compartilhar entre os amigos conectados à sua rede.
Quais os tipos de conteúdo em vídeo?
Para montar uma estratégia de sucesso, é importante ter conhecimento de cada possibilidade e os resultados que ela pode trazer. De nada adianta você querer investir nos stories do Instagram, se o seu público está no Facebook.
Mas, para o alívio de muitos, utilizar os vídeos on-line é a melhor maneira de se conectar com o público. Basta conhecê-lo e entender qual formato se adequa melhor a sua persona. Veja alguns deles:
1 – Webinar
Os vídeos roteirizados e bem editados são ótimos. Porém, o webinar, ou seminário on-line, é uma ótima maneira de se aproximar do público, educar o consumidor e gerar resultados incríveis.
Ele é transmitido através de uma plataforma, que pode ser o YouTube, Google Hangouts, ou até mesmo as redes sociais, como o Facebook e Instagram. A ideia é que um especialista trate de algum assunto e dê espaço, através do chat, para que os espectadores interajam e troquem ideias com os outros participantes.
Esse tipo de conteúdo é o ideal para quem deseja se relacionar, aproximar, gerar autoridade, educar ou atrair novos contatos para a sua base. Geralmente tem horário pré-definido para começar e acabar e pode ser disponibilizado ao vivo ou gravado.
2 – Realidade virtual
Sabemos que, hoje em dia, a principal experiência de compra do usuário é pela internet. Porém, para muitos, ainda falta a etapa de poder experimentar ou ter contato com o produto antes de adquirir.
Muitas empresas já estão utilizando essa tecnologia para reter mais clientes. As construtoras, por exemplo, começaram a fazer uma simulação de um apê decorado, diminuindo os custos com um espaço próprio para isso.
Já existem concessionárias que permitem um teste drive sem nem sair da loja. Além de fornecer uma experiência completa, eles não precisam se preocupar com a segurança e os prejuízos que podem acontecer durante o teste.
Além disso, a realidade virtual pode ajudar você a permitir que o seu público tenha contato com um produto que ainda não está pronto, facilitando o lançamento e as vendas. Vale a pena se aprofundar nessa tecnologia.
3 – Case de sucesso
Os cases de sucesso são umas das maneiras mais bem sucedidas de demonstrar como o seu produto funciona na prática. De nada adianta você falar bem da sua empresa e do que você vende, se ninguém entender os resultados que ele pode trazer.
Por isso, é importante ver o case de sucesso como uma oportunidade de vender mais e provar para o seu público que ele deve considerar o seu produto na hora de comprar.
É um conteúdo que pode ser reaproveitado nas redes sociais e no blog. Além disso, ele passa confiança para o consumidor e é responsável por atrair novos clientes. Por isso, é importante selecionar apenas aquelas histórias que tiveram um resultado diferenciado.
4 – FAQ
Vira e mexe recebemos aquelas perguntas mais frequentes: qual a forma de pagamento? Posso dividir? Como o produto funciona? Posso comprar pela internet? Qual o prazo para entrega?
Por isso, ao invés de fazer um texto formal em uma página do site, que tal tornar um conteúdo válido para o seu vídeo? A principal ideia é conferir com os seus vendedores o que gera mais dúvidas nos clientes e responder.
Em seguida, você terá informação o suficiente para produzir um vídeo e vai ajudar o seu consumidor a melhorar a experiência com a compra. Você pode divulgar esse conteúdo e utilizá-lo na sua estratégia de funil de vendas.
5 – Stories
Não adianta tentar fugir, os stories se consolidaram como uma forma de consumir conteúdo e gerar mais engajamento para as empresas. Por isso, você precisa considerá-lo como parte da sua estratégia de marketing digital.
As possibilidades dessa plataforma são infinitas — postar fotos, enquetes, dar espaço para as perguntas e entregar vídeos com informações completas para o seu público — sempre com de modo curto, direto e certeiro.
Além disso, é importante frisar que os stories recebem um alto número de visualizações pela facilidade em assistir. A localização dele no topo das plataformas de Facebook e Instagram, favorece o clique imediato, sem precisar entrar no perfil geral, por exemplo.
Mas, cuidado, é preciso medir a quantidade ideal para que o seu público não se canse e pule direto para o stories do concorrente. Veja como utilizar essa estratégia da maneira certa para aumentar as conversões.
6 – Produção de conteúdo
Os blogs são uma das principais maneiras de atrair público para o seu site e fazer conversões. Porém, você pode utilizar os vídeos para trazer um conteúdo mais intuitivo e educativo para o seu lead.
Além disso, ele também pode ser utilizado na hora da conversão. Ao invés de produzir um e-book, você pode fornecer um vídeo on-line em troca de informações do seu potencial consumidor.
Você também pode fazer uma série de vídeos sobre um determinado tema. Assim, o seu público, que está interessado no assunto, irá acompanhar. Se fizer uma estratégia assertiva, você pode ajudá-lo na estratégia de funil de vendas até a finalização da compra.
Você não precisa manter o seu conteúdo em um único formato. Varie e traga mais possibilidades de o público conhecer o seu produto e se tornar um cliente.
7 – Institucional
O vídeo institucional serve para as pessoas conhecerem você como uma empresa. É preciso pensar que hoje em dia, além da qualidade do produto, as pessoas também estão ligadas na reputação da sua empresa.
É preciso ser criativo para não ficar algo monótono e egocêntrico. Encontre uma maneira do público se interessar pelo conteúdo e, se possível, compartilhar com outras pessoas.
Como construir uma estratégia de vídeo marketing para a minha empresa?
Para qualquer ação de marketing, independentemente do formato, é preciso um planejamento minucioso, dividido por etapas. As ações e campanhas, envolvem estratégias e investimentos, para que o retorno seja de acordo com o esperado.
Embora pareça fácil produzir um vídeo e publicar nos principais canais da marca, por trás, há todo um movimento estratégico. Por isso, mais do que tentar fazer um vídeo marketing utilizando o tutorial de cada ferramenta, considere antes entender seu objetivo.
Sendo o vídeo on-line uma ferramenta de comunicação e vendas, seu conteúdo deve atender aos propósitos da empresa, mas sobretudo, às expectativas da audiência. Não raro, vemos marcas com a imagem comprometida pela veiculação adequada ou indevida de um vídeo.
O público, leads, consumidores e clientes, é corresponsável por elevar ou baixar de vez a credibilidade de uma marca. As pessoas só vão compartilhar um vídeo se sentirem uma identificação imediata, com um conteúdo relevante e consistente.
Sem contar que para cada etapa do funil de vendas devem ser criadas estratégias diferentes de vídeo marketing. Aplicar o mesmo conceito audiovisual, pode não surtir o efeito desejado e o lead não se sentir nutrido ou o cliente convencido da eficiência do seu produto.
Para isso, é preciso conhecer bem o comportamento do seu público, entender seus hábitos, desejos e necessidades. Só assim será possível definir dentro do planejamento, tanto a estratégia de conteúdo, quanto o formato que mais faz sentido para aquele momento.
Uma estratégia ruim pode resultar em perda de tempo e de dinheiro, espantar seu público-alvo e dar espaço para a concorrência. A missão de educar, orientar e direcionar a audiência para uma ação deve estar clara para todos os envolvidos, para que cada vídeo entregue a proposta para o qual foi criado.
O vídeo marketing é fundamental para as empresas que estão investindo em marketing digital e desejam retorno nos seus investimentos. Dessa forma, é preciso estar em conectividade com o seu público se quiser ganhar vantagens competitivas no mercado.
Agora que você entendeu a importância do vídeo marketing para o seu planejamento estratégico de comunicação digital, que tal aproveitar para conhecer as principais tendências de marketing digital em 2023.