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Autoridade on-line: Entenda como se tornar uma referência no seu segmento

  • 25/08/2022
Euler Mendes

por

Euler Mendes

Tempo de leitura: 15 minutos

Desenvolver a autoridade on-line significa se tornar referência e inspiração em seu segmento de atuação, conquistando mais visibilidade, reconhecimento e transmitindo confiança para o público da sua marca.

 

No mercado atual, se destaca aquela empresa que tenha uma presença no digital e conta com estratégias eficazes para alcançar o seu público, desenvolvendo uma autoridade on-line. 

Uma empresa é reconhecida pela sua autoridade on-line quando as suas estratégias para blog, redes sociais e outros canais são reconhecidas pelo público e pelos próprios concorrentes como uma referência, apresentando materiais de qualidade e credibilidade.

Por essa razão, elaboramos este material para que você entenda o que é a autoridade on-line, qual é a importância de investir para se tornar uma referência, além de estratégias que podem ser adotadas nesse sentido. Continue a leitura e saiba mais!

O que é autoridade on-line e quais são as vantagens de investir?

Independentemente do ramo de atuação, é sempre relevante ter credibilidade em relação ao seu nicho. Na internet, isso também é importante. 

Assim, seja por meio de suas redes sociais, seja pelos materiais produzidos para o seu blog, seus clientes e potenciais clientes buscarão sua autoridade para tirar as mais diversas dúvidas, trazendo ganhos para o momento em que ele, de fato, tomar a decisão de fechar o negócio. 

Entenda, a seguir, algumas vantagens de investir em autoridade on-line.

Aumentar a visibilidade

A primeira delas está relacionada com o aumento da visibilidade em distintos canais. Hoje, a internet se mostra como uma das ferramentas mais eficientes para que as empresas divulguem seus produtos e serviços, além de tirar as dúvidas da persona quanto às suas dores de topo de funil.

Nesse ponto, ao investir em autoridade on-line, consequentemente você será encontrado por mais pessoas que ainda nem sabem que precisam da sua solução, justamente por meio dos canais de busca. A partir dessa estratégia, a equipe terá a oportunidade de atrair para o seu site tráfego qualificado.

A próxima etapa é gerar formulários e landing pages que convertam esse tráfego, contribuindo para que você construa uma base que possa nutri-la. Dessa forma, a conversão será relativamente maior, aumentando as chances de alcançar os resultados preestabelecidos em seu planejamento estratégico.

Fidelização de clientes

Buscar pela fidelização de clientes traz muitos diferenciais para a sua empresa. Entre eles, destacamos:

  • cliente fiel compra de novo — quando há uma satisfação pelo produto ou serviço e também pelo atendimento, consequentemente ele terá o interesse em adquirir outras demandas oferecidas pelo seu negócio. Ou seja, vai haver um aumento natural de ticket médio e de rentabilidade para a sua empresa;
  • possibilidade de indicações — além disso, clientes fiéis têm confiança de indicar a sua marca para conhecidos e familiares, que ofertam uma atenção especial para essa indicação justamente por gerar mais credibilidade;
  • receita se torna previsível — especialmente para empresas que lidam com contratos recorrentes de clientes, ao investir em estratégias de fidelização, a receita se torna mais previsível, uma vez que o nível de cancelamento será baixo.

Quem investe em autoridade on-line, naturalmente, estabelece uma relação mais próxima com o seu público, aprimorando a comunicação. Por meio do e-mail marketing, por exemplo — explicaremos sobre ele mais adiante —, você tem a oportunidade de investir em conteúdos personalizados, gerando mais proximidade com o seu público.

Como construir autoridade on-line?

Agora que você já sabe o que é a autoridade on-line e quais são as principais vantagens de investir, chegou o momento de entendermos como construí-la. 

A seguir, listamos algumas das principais práticas adotadas no mercado. Confira!

Conheça o seu público e a sua persona

Construir autoridade requer credibilidade. Para isso, você precisa oferecer informações que mostrem sua expertise, a partir de conteúdos que se encaixem com a realidade de seu público. Ao procurar responder as suas dúvidas com seu conhecimento, ele deve se sentir atraído aos seus principais canais. O primeiro passo é entender quem é a sua persona e o seu público.

Qual é a principal diferença entre eles? Enquanto o público é mais abrangente, a persona é a representação semi-fictícia de seu cliente ideal. A seguir, trouxemos um exemplo prático de ambos para um melhor entendimento:

  • público — profissionais de marketing de pequenas e médias empresas. Buscam por uma agência que contribuam para a construção de sua autoridade on-line, além de manter a periodicidade de suas publicações;
  • persona — Paulo, 28 anos. Analista de marketing, trabalha em uma empresa do segmento de varejo. Entre os seus objetivos, o principal é ranquear entre as primeiras posições do Google para as palavras-chave mais estratégicas. Tem falta de braço em sua equipe, por isso busca por uma agência para auxiliar nesse processo.

Percebeu a diferença entre eles? Ao definir a persona, consequentemente você conta com mais insumos para produzir materiais de relevância e construir a autoridade on-line.

Entenda quais são as dores dessa persona

No momento dessa definição, é essencial entender quais são as dores da persona e a sua visão de sucesso. Dessa forma, você tem a oportunidade de trabalhar em cima desses pontos, contribuindo para a construção de uma estratégia que o permita ser encontrado pelos clientes e potenciais clientes.

No exemplo apresentado acima, as dores da persona Paulo podem ser definidas como:

  • falta de braço em sua equipe;
  • necessidade de ser encontrado nas primeiras posições do Google;
  • falta de uma estratégia consolidada de marketing para a sua loja varejista.

Aposte em diferentes canais

Outro ponto importante da definição da persona é a possibilidade de entender o seu comportamento e as redes sociais que mais acessa. Assim, você direciona foco para onde ela realmente está, contribuindo para que a sua marca seja alcançada pelas pessoas que de fato vão consumir os seus produtos.

A seguir, selecionamos algumas dicas para quem deseja começar a investir em redes sociais.

Particularidades dos canais

Entenda quais são as particularidades dos canais, o tipo de conteúdo indicado para cada um e a linguagem ideal para eles. O Instagram, por exemplo, possibilita posts que gerem maior engajamento, desde as publicações no feed até os stories, com a oportunidade de realizar enquetes, lançar uma caixinha de perguntas para que a sua audiência tire dúvidas, entre outras alternativas.

O LinkedIn é uma página mais profissional. Por isso, o ideal é que publique artigos de diferentes fontes, traga dicas relacionadas ao seu nicho de atuação, além de ser um espaço propício para a divulgação de vagas.

No Twitter, os caracteres são limitados a 280. Por isso, a mensagem precisa ser direta e objetiva, além de ser um canal que permite uma conversa mais próxima com a sua audiência.

Periodicidade em vez de quantidade

No momento de investir nas redes sociais, o importante é estar atento com a qualidade e periodicidade em vez da quantidade. Também é importante se manter atento em relação à regularidade — caso tenha optado por fazer duas publicações semanais, o ideal é que mantenha esse padrão.

Cronograma

Para facilitar a estratégia, é indicado ainda estabelecer um cronograma. Assim, mensalmente a sua equipe terá a oportunidade de analisar quais são as datas mais importantes para o seu nicho de atuação, além de levar em consideração a sazonalidade de seu produto ou serviço.

Entenda: se o mês de fevereiro é historicamente difícil na questão de vendas, naturalmente as estratégias serão voltadas para reaquecer a sua base e conseguir gerar mais conversões dos clientes que já estão num momento mais propício para aquisição dos seus serviços.

Invista em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das ferramentas da estratégia de inbound — ações voltadas para que o próprio cliente encontre sua empresa. Entre as vantagens de investir nessa estratégia, a primeira delas é a produção de conteúdo de qualidade para o seu site. Além de contar com materiais que vão sanar as dores de sua persona, você tem insumos para alimentar as redes sociais.

Consequentemente, aumentam as oportunidades dos seus clientes permanecerem mais tempo em seu site, além de transitarem pelas distintas seções de seu canal. Nos conteúdos, por exemplo, você pode indicar links para outros materiais, além de incluir CTAs estratégicos.

Para começar a investir nessa estratégia, alguns passos devem ser seguidos — além da definição da persona, que é uma das práticas iniciais para a construção da autoridade on-line:

  • criar conteúdo que atenda aos leads nas mais variadas etapas do funil, desde a atração até a conversão;
  • utilizar os diferentes canais da estratégia para a divulgação desses materiais;
  • entender qual é a linguagem mais adequada para seu público — enquanto alguns negócios utilizam de um tom mais formal, outros permitem trazer uma linguagem mais leve e próxima;
  • crie e acompanhe as principais métricas de conversão, entre outros.

Invista nas estratégias de SEO

Não basta produzir conteúdo, precisa estar atento quanto às principais técnicas de SEO. Essa estratégia, além de gerar mais tráfego para o site, contribuirá para a sua autoridade on-line, trará auxílio no funil de compras, além de ser um retorno contínuo a longo prazo.

Trata-se da otimização dos materiais produzidos para o seu blog, de modo que elas sejam facilmente encontradas nos principais canais de busca, em especial o Google. Por essa razão, para estar entre as primeiras posições, existe a necessidade de trabalhar as linkagens dos textos produzidos, formatá-lo para que se torne mais escaneável — conjunto de técnicas que contribui para que seu conteúdo seja mais acessível e lido com mais facilidade —, além de colocar gatilhos no texto para que o leitor continue trafegando pelo blog.

Quanto mais páginas estiverem adaptadas a essas técnicas, melhor será para os seus resultados. Naturalmente, o tráfego aumentará, trazendo amplas possibilidades de conversão.

Considere o e-mail marketing em sua estratégia

Outra ação que pode ser considerada pela sua equipe para a construção da autoridade on-line é o e-mail marketing. Entre as estratégias de adotar esse canal em suas campanhas, destacamos especialmente:

  • é um canal cujo foco é em conversão, além de trazer a possibilidade de criar fluxos que permitam o lead a transitar pelo funil;
  • tem um alto potencial de interação;
  • é mais uma ferramenta para a divulgação dos conteúdos produzidos em seu site;
  • tem facilidade de direcionar tráfego, seja para o seu blog, seja para o site ou redes sociais.

Para criar e-mail marketing que de fato traga resultados ao seu negócio, é preciso conhecer a jornada de seu cliente e diferenciar as suas dores em cada uma das etapas. Além disso, os e-mails devem ser personalizados, criando uma identificação maior em seu público-alvo. Outro ponto importante: tenha uma base própria. Caso contrário, você vai enviar materiais para pessoas que não sejam fit com o seu negócio, trazendo os riscos de elas marcaram as comunicações como spam.

Conte com o apoio de profissionais qualificados

Por fim, é essencial que você conte com apoio de profissionais qualificados para a construção da autoridade on-line. Essas pessoas têm expertise de mercado para entender como definir a sua persona, analisar as principais necessidades que ela tem em relação ao seu nicho de atuação, além de se preocupar com a periodicidade da publicação de conteúdos, independentemente do canal.

Além disso, devemos sempre levar em consideração que o material elaborado precisa ser de qualidade, uma vez que isso também influencia nos canais de busca. Nesse sentido, ao contar com o auxílio de uma agência, consequentemente você terá textos que sejam otimizados com base nas principais técnicas de SEO, além de trazerem dicas que de fato respondam às dúvidas de seu leitor.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é autoridade on-line, quais são as suas vantagens, além de conferir dicas de como construir. Conforme abordamos, o ideal é contar com um bom planejamento, entender quem é o seu público, além de contar com o apoio de profissionais que tenham amplo conhecimento sobre o tema, aumentando as chances de contar com resultados mais efetivos.

Se ficou interessado, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

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Sobre o autor

Euler Mendes, 41 anos, Relações Públicas, professor universitário por 10 anos, fundador de empresas e startups, com passagem pela Unilever Brasil e atuação política como chefe de gabinete em Brasília. Atualmente CEO da Stalo [IN].

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