Uma empresa top of mind é aquela que maior tem maior lembrança de marca entre os consumidores, sendo uma referência em seu mercado de atuação. Em muitos casos, devido a esse seu maior reconhecimento, essas empresas também detém maior participação de vendas no seu segmento.
Ter a marca lembrada pelos consumidores garante maior fidelidade de seus clientes e menor vulnerabilidade em relação às ações da concorrência. Além disso, permite uma passagem mais tranquila por períodos desafiadores, traz maiores margens de lucro e também possibilita um melhor relacionamento com os consumidores.
No entanto, para ser uma empresa top of mind é preciso ficar por dentro das estratégias mais indicadas do mercado, preocupando-se em oferecer continuamente uma boa experiência ao cliente.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre esse termo, além de conferir dicas precisas para se destacar em sua área. Continue a leitura e saiba mais!
O significa top of mind?
Você já ouviu falar no termo top of mind? Em uma tradução literal, significa “topo da mente”. Ou seja, é a primeira coisa que o seu cliente lembra quando é perguntado sobre algum assunto semelhante ao seu negócio.
Quando pensamos em consumir um serviço ou produto, lembramos inicialmente sempre daqueles que mais gostamos naquela categoria. Este primeira lembrança que vem em nosso pensamento é o Top Of Mind.
Qual é a primeira marca que vem à sua cabeça quando questionamos sobre eletrodomésticos? Ou sobre um refrigerante? Essa é a sua empresa top of mind em relação a este segmento.
Existem diversas pesquisas com o objetivo de conhecer quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor. Em geral, estes estudos tem com base uma única pergunta: Qual a primeira marca que vem à sua mente quando você pensa em determinado segmento de produto ou serviço?
Toda pessoa tem preferências e experiências pessoais relacionadas a cada produto. Ser a primeira marca na cabeça do consumidor é ter um grande capital emocional, capaz de impactar numa decisão de compra.
Podem existir quatro níveis de reconhecimento de uma marca:
- Desconhecida: Quando o consumidor não conhece uma marca;
- Reconhecida: Quando o consumidor tem a lembrança de uma marca de forma não espontânea, através de algum tipo de estímulo;
- Lembrada: Quando o consumidor lembra uma marca de forma espontânea;
- Top of mind: Quando uma marca não só é lembrada espontaneamente, mas é a primeira na mente do consumidor em determinada categoria de produtos.
A importância de ser uma empresa top of mind
Uma empresa top of mind tem mais oportunidades de geração de negócios por ser a primeira referência do segmento para os clientes. Em muitos casos, essas empresas também detém maior participação de vendas no seu segmento.
Ser a empresa mais lembrada é um ótimo indicador de lealdade junto à marca. Mostra que foi construída uma relação sólida e positiva, passando pela satisfação do consumidor e criando vínculo emocional forte entre marca e cliente. No momento atual, em que as pessoas recebem diariamente um grande volume de informações, ser a primeira lembrança do consumidor é algo extramemente valoroso.
A força do top of mind é percebida diretamente no ponto de venda ou em qualquer situação de compra. Este vínculo é fundamental na decisão do cliente, podendo sobrepor outros fatores, como custo de aquisição do próprio serviço ou produto. O consumidor, em muitos casos, vai preferir a marca que mais lhe agrade e confia em comparação a outras mais baratas, por exemplo.
Para alcançar esse êxito, é preciso elaborar um conjunto de estratégias que possibilitam ao cliente lembrar de seu negócio sempre que precisar dos serviços oferecidos. Nesse sentido, existe a necessidade de inicialmente conhecer quais são as suas forças e fraquezas, visando investir sempre naquilo que proporciona bons resultados e trazendo melhorias para o que deixa a desejar.
Como se tornar uma empresa top of mind?
O reconhecimento de uma marca top of mind passa por diversos fatores relacionados ao produto ou serviço. Alguns deles estão mais relacionados à experiência de consumo e à qualidade da oferta. No entanto, o consumidor é cada vez mais exigente. Ele também prefere marcas que trazem novas sensações, valores e experiências intangíveis que são importantes para essa relação.
A lembrança de uma marca pelo consumidor pode ocorrer mediante diferentes estímulos.
Exposição
A visualização constante da marca pode estimular o seu reconhecimento pelo público. Ao vê-la constantemente nos pontos de venda, nas redes sociais, sites ou em canais de divulgação offline, maior será a probabilidade dela ficar registrada em sua memória. Com este reconhecimento, o consumidor poderá ter maior engajamento com sua marca, mesmo que essa não seja uma lembrança espontânea.
Associações
Criar associações ou valores inerentes ao seu produto direciona o pensamento do consumidor para o seu negócio. Isso pode ser feito introduzindo o produto de maneira discreta junto ao consumidor como solução para um determinado problema, valorizando atributos inerentes relacionados a ele.
Através de incentivos ao consumidor, é possível fazer com que sua marca seja lembrada de maneira espontânea. Mas que tipo de estratégias pode ser utilizadas para posicionar sua empresa para ocupar esse espaço na mente do consumidor? Confira algumas dicas que selecionamos!
Invista em Branding
Branding é a gestão das estratégias de marca de sua empresa. Por meio dessas ações, você tem a possibilidade de contribuir para a definição de um posicionamento efetivo, além de trazer um gerenciamento da identidade visual de seu negócio. A partir disso, há a possibilidade de potencializar a percepção em relação aos seus clientes, promovendo o seu negócio nos canais mais indicados e utilizando o tom de voz mais adequado para o seu público.
Confira algumas dicas de como construir e fortalecer o seu branding:
- tenha atenção quanto à missão da empresa e pregue-a entre os seus profissionais, de modo que ela seja vivenciada no dia a dia do negócio;
- preocupe-se com o público interno para que ele esteja engajado com os resultados da empresa;
- mude sempre que considerar necessário, especialmente se essas transformações trouxerem impacto para os resultados;
- esteja onde o seu cliente está e fale de acordo com o tom mais indicado.
Conheça o seu público
Seja qual for a estratégia adotada em sua empresa, é essencial ter um conhecimento amplo do seu público. Para isso, o primeiro passo é entender sobre o mercado. Assim, você vai obter conhecimento do que as pessoas já têm acesso e as qualidades que elas mais buscam na concorrência.
Sendo assim, saiba quem é a sua persona. Trata-se da representação semi-fictícia de seu cliente ideal. A partir desse entendimento, você terá a oportunidade de se planejar melhor quanto aos interesses de seu público e poderá adotar uma comunicação correta, de acordo com os canais mais indicados.
Não se esqueça de criar grupos de segmentação! Afinal, uma mesma empresa pode ter diferentes nichos de produtos, indicados para distintos tipos de pessoas com objetivos variados.
Ofereça produtos de qualidade
Quando perguntamos mais acima sobre a marca de eletrodomésticos que você lembra logo de cara, o que levou a pensar nesta em específico? Certamente foi aquela que você sempre busca quando precisa de algo nesse estilo, não é verdade? A empresa top of mind investe continuamente na qualidade de seus produtos, justamente para fidelizar seus clientes e ser lembrada sempre que houver a necessidade de novas soluções.
Caso haja algum problema nesse sentido, o efeito será justamente o contrário: com o crescimento de canais na internet próprios para reclamação, muitos consumidores buscam por essas percepções antes de adquirir um novo produto. Se a sua imagem estiver desgastada nas redes sociais, certamente perderá oportunidades.
Tenha uma identidade visual consistente
Existem marcas que contam com uma identidade visual tão consistente que, assim que olhamos símbolos que remetam a ela, imediatamente já temos a compreensão do que se trata. Por essa razão, caso a sua não chame tanto a atenção ou não esteja alinhada aos seus valores e diretrizes, é preciso buscar por uma modificação para alcançar esses objetivos.
A consistência também está relacionada aos seus canais de divulgação. Exemplo: se o seu público gosta de consumir conteúdos com uma linguagem próxima e leve, esse deve ser o tom de todas as suas redes. Imagine como seria incoerente ter esse estilo de conversação no blog mas adotando uma posição formal no Facebook?
Invista em Marketing
Para ser uma marca lembrada, é importante ser consistente e se fazer presente junto ao seu público. Não adianta estar com ele por um período e depois sumir do seu convívio. O consumidor grava informações que recebe a todo tempo, por isso, é preciso que as marcas se exponham rotineiramente.
Estratégias inteligentes e bem pensadas de Marketing são vistas em todas as marcas top of mind. Afinal, investir nesse tipo de ação contribui para ampliar a visibilidade da marca e desenvolve relacionamentos duradouros com o seu público, além de melhorar o reconhecimento.
Nesse cenário, contar com profissionais qualificados que entendam sobre o assunto é a melhor pedida para que a sua empresa consiga alcançar bons resultados. Eles farão uma pesquisa detalhada sobre o seu mercado e conhecerão os seus diferenciais, além de estruturarem um planejamento para conhecerem a sua persona (entendendo quais são as dores e objetivos que a levam a conhecer seus produtos e serviços).
Outro ponto a ser destacado é que profissionais do ramo vão analisar os canais mais indicados para a sua divulgação e estabelecer uma coerência da identidade visual e também das publicações a serem feitas em suas redes. Atualmente, a experiência do consumidor é cada vez mais integrada e a presença digital da sua empresa tem impacto direto sobre o seu consumo no ponto de venda.
Por fim, eles farão constantemente análise das métricas, visando aperfeiçoar aqueles pontos que precisam de melhorias e investir no que trazem retorno.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre os segredos para se tornar uma empresa top of mind? Conforme percebemos, independentemente da estratégia a ser adotada, o ideal é que seu negócio conte com um bom planejamento, conheça o seu público e busque investir nos pontos fortes para fidelizar clientes que já conhecem a sua marca, bem como atrair e conquistar aqueles que ainda não tiveram contato com seus produtos.
Deseja saber um pouco mais sobre o posicionamento de marca e a sua importância para as estratégias? Continue no blog e confira!